21.7 C

Buy now

Uma viagem no tempo no Sri Lanka

Sri Lanka Main1

Eu fiz exatamente o que você não deveria fazer: olhei para baixo. Para o não acrofóbico médio, isso provavelmente não significaria muito, mas para aqueles de nós com um medo saudável de quase morte (incluindo um medo associado de cobras, aranhas e abba) a ideia da estreita escada de metal isso me leva ao topo. em Sigiriya, o pedaço de rocha de seis andares nas planícies centrais do Sri Lanka sustentado por uma série de pequenas fundações muradas nas pedras de granito, não era particularmente móvel. Então olhei por cima do ombro para avaliar o quão longe estava indo e uma longa fila de crianças do Sri Lanka que estavam aqui em uma viagem escolar me cumprimentou alegremente do pé da escada.

“Se essa escalada fosse segura o suficiente para fazer parte de um itinerário de viagem escolar da segunda série”, pensei, “provavelmente vou encontrá-la viva.”

Sigiriya foi a última parada em minhas viagens à parte central do Sri Lanka conhecida como “Triângulo Cultural”, um grupo de ruínas de antigas cidades e templos que formam o núcleo da civilização primitiva nesta pequena ilha no extremo sul do Sri Lanka Índia. O triângulo em si inclui Anuradhapura, a capital do Sri Lanka desde cerca de 300 aC. Até 1000 DC e uma das maiores cidades medievais da Ásia. Polonnaruwa, a próxima cidade importante na história da ilha, cuja história remonta a 1000 DC; Sigiriya, a saliência em que escalei na época, convocou vários reis, líderes militares e líderes religiosos nos últimos 2.000 anos. e Dambulla, que abriga o famoso Templo da Pedra Real e várias cavernas com estátuas e pinturas de Buda que datam de 0 DC

Quando terminei as últimas etapas restantes até o cume, uma rajada de vento intensa e inexorável me atingiu e fez meu chapéu quase cair da borda em direção às dezenas de quilômetros de planície. No topo da Sigiriya estão as ruínas do que já foi um grande complexo real com vários templos, casas e até uma piscina. Embora as estruturas em sua maioria de madeira tenham desaparecido há muito tempo, a alvenaria de pedra que compõe suas fundações (e, claro, a piscina) foi preservada e você pode passar o tempo que quiser explorando o terreno a pé e apreciando a vista. espetacular aproveite. que te rodeia.

O cume em si é composto de vários níveis e desci da entrada para os níveis mais baixos para explorá-lo por completo. No nível inferior está a caverna de meditação, acessível por um caminho estreito próximo à borda sudoeste. Lá eu subi para me desligar dos selfies e dos ventos ofuscantes por todo o cume e ter um tempo para pensar por mim mesmo. O que esta terra deve ter sido há centenas ou milhares de anos.

Mais recentemente, o Sri Lanka tornou-se mais conhecido como o país de uma das guerras civis mais longas dos últimos anos, durante a qual os Tigres de Libertação Tamil Eelam (mais conhecidos como Tigres Tamil ou LTTE) lutaram contra o exército do Sri Lanka. Lanka (SLA). Por mais de 25 anos, o que só levou a um cessar-fogo e manutenção da paz em 2009 – um fato que me surpreendeu no momento em que viajei por duas semanas para este país aparentemente pacífico, onde encontrei rostos amigos e em toda parte. Não havia Presença militar (embora eu não visitou o norte da ilha, onde ocorreram principalmente os combates).

Hoje, o Sri Lanka tem o futuro firmemente à vista e uma maneira pacífica de se unir às economias em rápido crescimento do Sudeste Asiático que o rodeiam. Um fato que se manifesta assim que você entra na capital Colombo, onde Dezenas de projetos de arranha-céusEntre outras coisas, hotéis e condomínios renomados estão em construção com nomes como Grand Hyatt e Shangri-la, bem como a Colombo Lotus Tower financiada pela China, uma torre histórica de 1.150 pés que deve ser inaugurada no final de 2017. Sara quase tão alto quanto o Empire State Building)

Tudo parecia muito tempo atrás, no primeiro dia, que eu e o pequeno grupo com quem eu estava viajando começamos nossa excursão subindo a longa escadaria de pedra que leva às famosas cavernas Dambulla. A caminhada de 520 pés é saudada pela maior estátua de Buda do mundo (e uma grande família de macacos muito sociáveis) e leva a uma série de cinco grandes cavernas que abrigam cerca de 150 estátuas e pinturas de Buda dignas. Museu.

O local tem sido um local de peregrinação há mais de 2.000 anos e a maioria dos visitantes usava roupas brancas tradicionais, como é costume quando visitam locais sagrados no mundo budista. Você pode passear pelas cavernas e admirar a magnificência das obras que rivalizam com qualquer museu por milhares de quilômetros em todas as direções. Algumas das estátuas, como o Buda Adormecido, que tem facilmente 15 metros de comprimento, deixarão você sem palavras. Fora das cavernas, a vista se estende para o sul: uma visão espetacular enquanto o sol se põe e projeta mil cores pastéis nas planícies distantes.

Na manhã seguinte, as temperaturas aumentaram cedo e facilmente atingiram 90 graus se a umidade fosse muito alta. Esta foi uma maneira ardente de passar o dia enquanto dirigíamos para o norte através das planícies para visitar Anuradhapura. A antiga cidade existe desde 400 AC. A capital do povo cingalês há 1300 anos e um dos marcos mais importantes do Sri Lanka. Cobrindo uma área de 15 quilômetros quadrados e, assim como Angkor Wat, você pode facilmente passar dias visitando todas as ruínas, templos e estupas de lá. No entanto, como nos limitamos a apenas um dia, nos concentramos no mais importante.

Um dos locais mais impressionantes em Anuradhapura é Abhayagiri Dagoba, que já foi uma das maiores estruturas do mundo. Embora a imponente colina redonda, que costumava ser um monumento religioso central da cidade, seja um pouco menor do que seu tamanho original, agora tem cerca de 30 metros de altura e é um lugar maravilhoso para se admirar ao entrar. Ande ao redor de sua base e imagine como era. Na época em que milhares de monges e líderes religiosos viviam e adoravam nos países vizinhos.

Em seguida, fizemos uma curta viagem até a árvore Sri Maha Bodhi, um dos lugares mais sagrados do mundo budista. A árvore foi cultivada a partir de uma muda cortada da árvore Bodhi original em Bodhgaya, Índia (onde se acredita que Buda se sentou e encontrou a iluminação). O local é visitado por dezenas de milhares de peregrinos todos os anos e, enquanto eu caminhava lentamente pelo solo sagrado, senti uma agradável sensação de devoção por parte dos muitos visitantes que oravam ali.

Finalmente visitamos Isurumuniya Vihara, um templo de pedra do século 3 aC, com suas esculturas espetaculares de um elefante com vista para o lago ao pé do templo e esculturas surpreendentemente preservadas do museu próximo. Eu escorreguei em um pedaço de pano branco para enrolar em volta da minha bunda (shorts são proibidos na maioria dos lugares sagrados) e subi até o topo do templo de pedra para uma bela vista do lago sereno em sua base e em toda parte de Anuradhapura.

Durante a nossa estadia, estivemos em Aldeia Habarana de CanelaA Cinnamon é uma das maiores operadoras de hotel no Sri Lanka, com 14 hotéis no Sri Lanka e nas vizinhas Maldivas, incluindo três em Colombo, oito no Sri Lanka e três resorts nas Maldivas. O hotel está localizado fora da cidade de Habarana, que está no meio do triângulo cultural. Está dividido em dois. Um hotel tradicional fica de um lado de um lago e um vilarejo de suítes de dois andares do outro também hospeda uma grande família de macacos viajantes que me cumprimentam todas as manhãs quando eu saía.

Tive uma ótima estadia no hotel principalmente quando vi o famoso chef supervisionando as refeições, os locais servindo lá (e que parava para me cumprimentar quando eu os conhecia). A comida era uma boa mistura de cozinha local e pratos de todo o mundo, e houve eventos especiais para os hóspedes durante a semana – tivemos um jantar de comida de rua e um churrasco ao ar livre durante a nossa estadia.

Deixe o sol acabar Durante nosso dia de passeio em Anuradhapura, embarcamos na frota de jipes ao ar livre da propriedade e nos dirigimos ao Hurulu Eco Park próximo ao pôr do sol para um safári de elefante. Os elefantes colidiram em estradas estreitas e empoeiradas nos arbustos altos do parque e inicialmente eram raros. Depois de cerca de 45 minutos, finalmente encontramos uma mãe e seu filho pastando em uma pequena abertura na rua. Quando uma dúzia de jipes parou ao redor deles, a mãe diligentemente garantiu que seu filhote ficasse do outro lado, e eles continuaram a comer enquanto dezenas de câmeras e telefones gravavam tudo.

Mais fundo no parque está uma grande saliência com um pavilhão elevado no topo, onde poderíamos admirar o sol poente e observar as manadas de elefantes abaixo, que felizmente avistamos mais adiante na estrada. Quando voltamos para nossos jipes e corremos em busca do rebanho, logo depois encontramos uma abertura gramada onde cerca de vinte elefantes pastavam levemente, com um grupo de pequenos bezerros e um touro na liderança.

Seguimos em frente e desligamos os motores para esperar que o rebanho viesse em nossa direção. Felizmente, o grande touro escolheu um caminho entre nossas duas caravanas de jipe ​​e um desfile de elefantes que começou a curta distância durante os próximos 20 minutos quando um tom dourado desceu ao nosso redor, uma maneira fantástica de terminar a noite.

Na manhã seguinte, foi a excursão que eu esperava: Sigiriya, a atração mais famosa do Sri Lanka e um dos raros lugares no mundo para saciar seu instinto interior de descoberta. De 477 DC).

O centro de Sigiriya é uma rocha de 660 pés de altura onde o rei fez sua casa. Ao redor da rocha maciça estão vários corpos d’água, fundações de templos e os restos de vastos jardins de diversão. Todos os visitantes iniciam o seu passeio pela longa estrada de terra que conduz a uma escadaria de pedra que marca o início da subida. Ao longo do caminho, você pode parar no novo museu, que oferece uma visão detalhada da história do lugar. Você também pode sair da trilha e explorar a terra que já foi o lar de milhares de residentes.

Com o sol forte da manhã, rumei para a primeira escalada no centro da rocha, onde parei em um patamar para dar uma olhada no terreno de onde acabara de chegar. Croce, bem como muitas estupas. e estátuas de Buda que se destacam na paisagem verde abaixo. Então, subi a estreita escada em espiral de metal que leva à obra de arte mais famosa do Sri Lanka: os afrescos de Sigiriya retratando várias mulheres vestidas de leve que são consideradas concubinas (ou esposas) do então rei. Embora uma parte muito maior da face da rocha já tenha sido coberta, hoje apenas uma parte permanece, mas o que resta é impressionante tanto em termos da própria obra de arte quanto em termos da altura em que foi pintada.

Enquanto eu descia as escadas e caminhava por um caminho elevado perto da parede do espelho, uma seção lisa da parede de pedra que agora é um graffiti centenário, eu apareci em um patamar de terra e olhei para baixo. A base das enormes patas do leão que marcam a entrada para a última etapa da escalada (o resto do corpo do leão há muito desapareceu). Ao olhar para os pés à minha frente, de repente percebi como o lugar recebeu esse nome (Sigiriya significa “Pedra do Leão”).

Sem hesitar e com teimosa ignorância, coloquei meu chapéu com firmeza sobre a cabeça e desci as escadas frágeis para começar minha subida. Em um país onde as pessoas agora mais do que nunca olham para o futuro sem esquecer o passado, segui seus conselhos e fiz o mesmo por medo de ser condenado.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui