21.4 C
Nova Iorque
Sábado, Setembro 18, 2021

Buy now

Siga os passos dos deuses na montanha sagrada do Sri Lanka

Os degraus de pedra tornaram-se mais íngremes e estreitos e subiram cada vez mais alto. Conforme as horas passavam, parecia que elas nunca iriam acabar, o cansaço e a tensão rasgando meus músculos. Manter um ritmo constante e não parar era a chave. No topo do pico, muitos lutaram, alguns literalmente usando a grade para escalar a montanha sagrada.

As 6,2 milhas retas até o cume do Adam’s Peak não pareciam tão assustadoras. Mas o segmento final, os milhares de degraus de pedra íngremes que levaram 5.500 deles ao topo do lendário local de peregrinação do Sri Lanka, atrasaram até mesmo os mais jovens e mais aptos.

Budistas, hindus, muçulmanos e cristãos têm laços religiosos profundamente enraizados com a montanha, por isso os peregrinos experimentam uma árdua ascensão por sua fé. Mas hoje em dia há mais peregrinos do que ocidentais, a maioria na casa dos vinte anos, que escalam a montanha no meio da noite só para dizer que sim.

Sri Pada (Adam’s Peak) não é apenas um monumento natural em flor, mas também um dos lugares mais reverenciados no Sri Lanka. A pegada encontrada no cume é considerada pelos budistas como Buda (em uma de suas três visitas ao Sri Lanka), pelos hindus como o deus Shiva (que governou a ilha desde o cume durante o Ramayana) e pelos muçulmanos e cristãos como Adão (seu primeiro) reclama o passe após ser atirado do céu). No entanto, a maioria dos peregrinos são budistas, incluindo alguns de terras distantes.

Eu dirigi por colinas íngremes cobertas por incontáveis ​​fileiras de plantas de chá na parte de trás de um tuktuk de três rodas que muitas vezes fazia as curvas da estrada sinuosa em duas rodas, e cheguei ao White House Hotel no vilarejo de Dalhousie. Com o nome de seu impressionante exterior branco de quatro andares, era um centro movimentado para o qual os viajantes de várias nacionalidades iam e vinham. Mas todos na Casa Branca e todos os outros hotéis da região estavam lá por um motivo: escalar o Pico de Adam.

Todos os convidados se reuniram à noite no grande terraço ao ar livre para um delicioso e saudável buffet de curry do Sri Lanka à noite. Ele ficou sério logo após o jantar. Niman, o proprietário / gerente do hotel, reuniu os hóspedes em torno de um mapa ilustrado de Sri Pada de quase 2,5 metros de altura, como fazia todas as noites, para fazer um ensaio animado e levemente atrevido sobre a escalada do Pico de Adão. Ele definiu seus padrões ao afirmar que escalou o cume 1.500 vezes e então descreveu a rota em detalhes, incluindo as atrações pelas quais passaríamos e quando (para ter certeza de permanecer no caminho) as milhares de escadas difíceis. o que encontraríamos acima, etc … O heterogêneo grupo ouviu em um silêncio assustador, mas aparentemente ficou tão intimidado com a montanha que pouco ouviram.

A certa altura, ele identificou o momento em que passamos por uma estátua alta de Buda e imediatamente cruzamos uma ponte de madeira. Então ele perguntou: “Então, o que estamos procurando nesta parte da jornada?” Ninguém falou até eu repetir o que ele acabara de nos dizer. Este cenário foi repetido várias vezes; Eu fui o único a responder suas perguntas sarcásticas e óbvias e ganhar o número cinco de Niman. Os viajantes – uma mistura de cingaleses, várias nacionalidades europeias, um grupo de indonésios e um californiano – estavam nervosos e nervosos. A montanha pode fazer isso com você.

Niman sem dúvida alimentou um pouco desse medo quando percebeu que a escalada não era tão gloriosa para alguns: “Ao longo dos anos, estranhos tiveram que ser estendidos da montanha várias vezes por carregadores, alguns do Sri Lanka porque haviam caído. Terrível ou tiveram um ataque cardíaco . ”Então ele apontou para uma pilha de bengalas e sugeriu que eu usasse uma, que peguei.

Surpreendentemente, seu aviso mais forte foi “cuidado com os batedores de carteira que perseguem peregrinos no meio da multidão na cabeça”. Como ele disse, “os cingaleses são pessoas boas” – isso mesmo, o que o torna um dos lugares mais seguros para se viajar – “mas pode haver uma em cada 100.000 pessoas más”. Ele nos aconselhou a não carregar nada de valor em nossos bolsos internos e sacolas de uso diário, de modo que ficassem na frente e não atrás.

E isso foi tudo; Agora eles estavam sozinhos escalando Sri Pada. A maioria planejava partir por volta das 2h30 para garantir que chegariam ao cume a tempo para o nascer do sol.

Grande parte do percurso é iluminada por lâmpadas fluorescentes, e a metade inferior está repleta de quiosques que vendem comida quente e chá, tchotchke e roupas quentes. Durante a temporada de dezembro a março, há um desfile noturno de peregrinos e ocidentais, mais de 100 na noite em que estive lá. A trilha era uma provocação, primeiro descendo uma encosta suave e me balançando em complacência antes de começar a subir um pouco, depois mais e mais. No início, os degraus são muito distantes, mas aos poucos eles se tornam mais finos e estreitos. Depois de dar milhares de passos, mesmo os caminhantes mais fortes sentirão os efeitos: meu ritmo diminuiu em um ritmo acelerado, minha respiração encurtou a cada passo, minhas pernas começaram a doer, minha força aumentou. Meu coração começou a bater tão forte que mais de uma vez me perguntei se seria o próximo estrangeiro a ter um ataque cardíaco e ser expulso da montanha.

De repente, pude ver o topo, a apenas 100 passos de distância. Imediatamente abaixo do cume, como disse Niman, um policial do Sri Lanka pediu a todos que tomem cuidado com os batedores de carteira. Fiz isso em apenas duas horas e meia, um tempo bem rápido. Fui recebido no andar de cima por um vento frio e feroz soprando em minhas camadas de roupas. Na subida, nos encontramos a sotavento da montanha, protegidos das intempéries.

Alcançar o cume de Adam foi anticlimático. No topo estão apenas alguns pequenos santuários, bandeiras coloridas ao vento e vários sinos budistas. Você nem vê a famosa gravura porque está escondida em um armário de metal. Faltava quase uma hora para o amanhecer, então me enrolei em um dos poucos lugares protegidos e estremeci enquanto esperava o calor do novo dia.

Rosa e vermelho cruzaram o céu primeiro, dando lugar a laranjas claras antes que uma bola amarela em chamas abrisse o horizonte. Os peregrinos tentaram obter as melhores vistas e tiraram os panoramas espetaculares de 360 ​​graus com suas câmeras de telefone (inadequadamente, eram monges budistas que tinham câmeras profissionais com lentes teleobjetivas grandes). O aparecimento do sol trouxe uma manhã gloriosa, brilhante e límpida com cores cintilantes.

Em poucos minutos, houve um movimento em massa em direção à descida, criando um congestionamento de pessoas, embora poucos permaneceram sem tocar um dos sinos. O objetivo, como um peregrino budista me explicou, é “acordar” enquanto você continua sua jornada para encontrar sabedoria, compaixão e o caminho para a iluminação.

O pico de Adam valia o esforço extenuante, a perda de sono, as pernas e joelhos doloridos e o frio brutal? Absolutamente. Foi uma experiência fundamental que definiu minha viagem ao Sri Lanka, uma jornada espiritual e física com pessoas de várias nações ligadas à personalidade multicultural e multirreligiosa do país. Além disso, posso dizer pelo resto da minha vida que escalei o primeiro degrau de Adão depois de ser expulso do Jardim do Éden.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui