21.4 C
Nova Iorque
Sábado, Setembro 18, 2021

Buy now

Para o grande e aberto: a viagem de pesca definitiva no Alasca

Pelo para-brisa, vi a hélice dianteira do De Havilland girar furiosamente enquanto nosso pequeno avião a hélice de oito pessoas voava pelos céus do Alasca. Era uma manhã clara, clara, e abaixo de nós eu podia ver os contornos de algumas das pequenas ilhas que compõem o arquipélago de Alexandre.

Uma das maiores ilhas da cadeia de ilhas, a Ilha do Príncipe de Gales surgiu diante de nós e era o lar de um punhado de aldeias nativas americanas, postos florestais remotos, mais ursos negros do que humanos e uma antiga fábrica de salmão que se tornou a principal atividade pesqueira do Alasca . Resort, Waterfall Resort Alaska, minha casa pelos próximos quatro dias. Lá fui eu pescar, uma atividade da qual desisti na adolescência, uma época da minha vida em que pensar em longos períodos de tempo sem ter feito nada na natureza seria visto como uma tortura. Felizmente, minha visão de vida mudou desde então.

“Bem-vindos ao Waterfall Resort”, disse um membro da equipe e nos cumprimentou depois que nosso avião pousou e se dirigiu ao cais. “Suas malas serão levadas diretamente para o seu quarto. Conheça a fábrica de conservas na rampa para pegar sua capa de chuva para que possamos colocá-lo na água o mais rápido possível! “”

E com isso fomos levados a uma sala do chão ao teto abarrotada de fileiras de capas de chuva amarelas, onde fomos abastecidos com equipamentos que seriam nossos durante a nossa estada. Coloquei um par de galochas e usei uma calça amarela grande demais com ombreiras. Eu estava me perguntando se você poderia evocar a imagem do marinheiro clássico adornando a frente das caixas de peixe de Gorton. Eu adorava quando era criança. Quando puxei os suspensórios pela cabeça, descobri que havia virado minhas calças, fazendo com que os suspensórios cruzados quase engasgassem. Um membro da equipe correu para me ajudar e me ajudou a colocar as calças corretamente. Desnecessário dizer que eu não era um pescador grisalho.

Novidade para mim, quando cheguei, grande parte do Alasca – esta seção chamada Sudeste do Alasca – é composta por cerca de 1.100 ilhas que se estendem por mais de 480 quilômetros de costa na fronteira com a Colômbia. – Britânico no Oriente, uma posição embaraçosa. Alguém que se orgulha de seu senso de direção e conhecimento da geografia mundial. Por causa dos muitos lagos de água doce e riachos que abastecem os canais protegidos da ilha – e, portanto, as melhores áreas de desova – pescadores esportivos de todo o mundo se reúnem aqui em busca de alguns dos melhores peixes-salmão do mundo.

Meia hora depois, eu e três outros pescadores junto com nosso capitão designado, Mitch, estávamos flutuando ao longo da costa da Ilha Baker, lançando linhas nas águas frias do Pacífico, na esperança de chamar a atenção de um banco de prata. Salmão agrupado abaixo de nós.

Aprendi muito sobre o capitão Mitch nos próximos dias – digamos que pescar fora das torres de telefonia celular tem muitas histórias de vida para contar. Fiquei sabendo que o capitão Mitch era um mecânico de aeronaves aposentado que trabalhava na sede da Boeing em Seattle, que o capitão Mitch pediu permissão à sua esposa para realizar expedições de barco aqui para a cachoeira desde que se aposentou e que ele disse sim no passado, ele tem 20 anos que o capitão Mitch bebe café puro de manhã, come frango frito no almoço com sua esposa e todas as noites no skype antes de ir para a cama por volta das 20h, e que o mascote do capitão Mitch é Papa Smurf, apelido que lhe foi dado. Seu nome foi dado para sua barba grisalha, sua estatura menos do que arames e o fato de que ele é o capitão de toda a frota. Como um presente, a equipe deu a ela uma pequena boneca Papa Smurf, que agora está devidamente pendurada ao volante. Estávamos em boas mãos.

“Abaixe-se para 50 pés e enrole-se!” O capitão Mitch deu instruções com a convicção de um homem claramente hábil em reduzir o tempo que leva para começar a pescar.

Fiz o que me foi dito e algumas gotas depois ouvi um clique, seguido por um forte puxão na ponta da linha enquanto o peixe lutava para se livrar do anzol.

“Traga a linha, levante e role ao mesmo tempo, então jogue a ponta na água!” O capitão Mitch aconselhou, observando claramente a inaptidão que demonstrei após a mordida.

Quando cheguei em casa a adrenalina me atingiu e pude sentir os olhares invejosos dos outros sobre mim. Quando um salmão Coho de 8 libras (mais conhecido como salmão prateado) estava chegando ao fim da linha no início do rolo, uma luta apareceu de repente na superfície da água. O capitão Mitch me disse para levá-lo até a borda do barco, onde ele se inclinou em um movimento rápido, agarrou a linha, jogou o peixe para o alto e bateu em sua cabeça. A parte traseira de sua barragem o atordoou temporariamente, então o enganchou e o arrastou para dentro do barco. Minha primeira viagem.

E com isso comecei a “entender”. Mais fácil do que qualquer clichê de Hemingway entre metáfora humana e animal, eu experimentei o puro esporte da pesca e a emoção que vem de pegar um grande peixe nas profundezas da água com apenas um poleiro fino e um pedaço de isca, uma sensação de surpresa para alguém que odeia a ideia de caçar animais terrestres.

O capitão Mitch jogou meu troféu no grande aquecedor no centro do convés e preparou minha linha. Os outros rapidamente começaram a se soltar e mudar suas linhas para encontrar a próxima tomada. Ainda tínhamos algumas horas de luz do dia e pouco tempo para nos concentrar na minha primeira foto.

A manhã começa cedo na água. No dia seguinte, depois de acordar, tomar banho e tomar um rápido café da manhã, liberamos pontualmente o caminho para o cais às 6h30. O sol da manhã do Alasca já estava alto acima do horizonte, tendo aparecido cerca de uma hora antes. Esta manhã, dirigiremos uma hora e meia para o sul até a área aberta na ponta da Ilha Dall, onde as águas frias e ricas em nutrientes do oceano encontram as águas mais quentes das muitas baías do arquipélago. Procurávamos aqui o precioso alabote.

Para aqueles como eu que, antes desta viagem, não conseguiam descrever a diferença de forma e tamanho entre um alabote e um salmão, o alabote é um comedouro de fundo plano em forma de diamante com um tom de pele que combina com esta camuflagem militar. Difícil encontrar até mesmo um dos peixes mais saborosos para comer, conhecido por ter travado algumas das mais duras batalhas com os pescadores no mar.

Depois de dirigir até o local favorito do Capitão Mitch, lançamos as linhas 30 metros até o fundo do oceano e rapidamente encontramos uma escola. Poucos minutos depois, dei uma mordida. Em vez das fotos laterais que fizera no dia anterior com o salmão quando o alabote mordeu, senti um primeiro solavanco, depois um puxão imediato para baixo, como um peixe, para protestar contra os princípios da água. vá a seu favor.

Na verdade, o alabote cresce muito. Durante meu tempo lá, vários pescadores pegaram um que pesava mais de 100 libras e o recorde de capturas muitas vezes excede 300 libras (o limite de peso é atualmente de 300 libras, o que significa que essas capturas realmente grandes serão rejeitadas com a certeza de que acabarão sendo você que vive naturalmente circunstâncias (cortesia do Departamento de Pesca e Caça do Alasca).

Meu primeiro e único halibute do dia lutou muito, meus antebraços latejando enquanto eu o levantava após 15 minutos de constantes rolar e puxar. Quando o capitão Mitch o puxou a bordo, fiquei intrigado com seus olhos estranhos e bulbosos que repousavam erraticamente em sua cabeça – aparentemente não há muito para ver no fundo do oceano – e seu corpo verde escamoso, nada como eu imaginava como se ele tivesse comido muitos deliciosos filés brancos em restaurantes de prestígio durante toda a minha vida.

Os valores-limite atuais definem a captura diária em um alabote por pescador e por dia. Depois de pegarmos um, voltamos para a água mais rasa, onde poderíamos parar o resto da manhã e início da tarde até que pegamos nosso barco às 12h ou menos. Salmão capturado (6 por dia), então eu tive tempo suficiente para voltar ao resort com luz do dia suficiente para finalmente poder explorar os jardins.

Pouco depois do almoço, eu estava prestes a explorar o resort quando fui interrompido por um membro animado com um dos outros barcos.

“Se você for agora, talvez ainda veja o urso!” disse ele, apontando novamente para a colina onde ficava a sala de jantar.

Eu não era o tipo de pessoa que deixava de ver a vida selvagem, especialmente aquelas envolvendo animais que podiam me comer em seu lazer. Infelizmente para mim – embora eu possa ter tido sorte com minha saúde física – expliquei que o urso preto malhado não estava em lugar nenhum e, em vez disso, substituí-o por um cervo desinteressado pastando em um pedaço de gramado.

Tirei uma foto com meu telefone e continuei. No topo da colina, fiz um balanço da estação abaixo. A história da cachoeira remonta à época em que a fábrica de conservas em cascata foi fundada em 1911. Ao longo dos anos, à medida que crescia, a fábrica de conservas adicionou apartamentos para os trabalhadores (agora cabines de hóspedes) e enormes estruturas de madeira para abrigar a própria fábrica de conservas, que produziu 220.000 caixas de salmão prateado. Hoje, o resort foi transformado no maior resort de pesca esportiva do estado (também abriga a maior frota privada de barcos do estado) e recebe mais de 2.000 hóspedes anualmente.

A maior parte da propriedade de 52 acres é floresta deserta que faz parte da Floresta Nacional de Tongass, onde o crescimento denso e vegetação rasteira musgosa tornam a exploração a pé difícil. Por isso, uma ponte elevada de madeira foi construída para que os visitantes possam explorar a cachoeira interna homônima, que dá o nome ao resort.

Depois de uma curta caminhada ao longo da praia e, em seguida, ao longo desta ponte para uma viagem de meia hora para o interior, finalmente cheguei a uma clareira na floresta que revelou a enorme cachoeira de vários andares. Alimentado por um fluxo lento acima de mim, perdi a noção do tempo enquanto ouvia o som da água caindo e assistia ao espetáculo hipnotizante da água fluindo.

A bacia de água ao pé da cachoeira é a última parada para muitos salmões que eclodiram aqui e que retornam aqui após uma jornada extenuante rio acima para desovar exatamente onde começaram suas vidas. Claro que os ursos sabem disso e na maioria dos dias você pode ver grupos de ursos e filhotes se reunindo no andar de baixo em busca de uma refeição simples. Hoje, porém, não havia ursos, apenas um corajoso fotógrafo parado na água até os joelhos e fotografando as quedas de baixo.

De volta ao acampamento, fui jantar na sala de jantar. As tabelas são agrupadas por membro do barco e as maiores capturas por peixe do dia são anunciadas no final da refeição. Os vencedores serão recompensados ​​com chapéus comemorativos (e emblemas para aqueles cujas capturas excedam certos limites). Após o jantar, após o ritual, quase todos se refugiam no Lagoon Saloon, a única loja de bebidas da cachoeira, onde hóspedes e trabalhadores podem se reunir em torno das cervejarias locais do Alasca e compartilhar histórias sobre os peixes do dia.

No final da manhã seguinte, depois de outro transporte de dinheiro bem-sucedido, durante o qual rastejamos até o limite do nosso dia na hora do almoço, o céu azul que nos abençoava desde nossa chegada começou a dar lugar a um fino dossel cinza. O boato em torno do acampamento era que tínhamos “tempo”, com a expectativa de que a chuva e o vento aumentariam significativamente a tempo de nossa partida.

“E se o tempo estiver tão ruim que os aviões não podem nos voar amanhã?” Perguntei ao capitão Mitch.

“Se você não pode voar, nós o colocaremos a bordo”, respondeu ele, sem levantar os olhos enquanto colocava uma nova isca no anzol. “E se não conseguirmos colocá-lo a bordo, você ficará mais um dia.” Mas só aconteceu algumas vezes desde que cheguei aqui e estou aqui há mais de 20 anos. Ele parou para um efeito dramático. “Acredite em mim, você fará seus voos amanhã.”

Sua resposta deixou claro que a logística em torno da saída de quase uma centena de pessoas e suas respectivas caixas de peixe giraria mais em torno da questão de “como” do que de “se”. Voamos de avião ou em uma flotilha de barcos de pesca comandados por uma frota de capitães que navegaram a maior parte do tempo em condições desconfortáveis.

“Eu tenho outro ponto que gostaria de mostrar a vocês”, o capitão Mitch nos informou enquanto aumentávamos nossas fileiras. “Você está pronto para dirigir?”

Meia hora depois, rumamos para o mar aberto, com as massas da ilha se espalhando atrás de nós. Viramos para o norte, contornamos o promontório pontiagudo no extremo sul da Ilha Baker, depois rumamos para terra firme e finalmente paramos em uma enseada tranquila cercada por penhascos altos.

“Ok, eu tenho relatos de picadas de alabote aqui. Vamos descer a 150 pés e ver se podemos atingir nosso limite para a viagem. Também ouvi dizer que podemos ter outros visitantes aqui. “”

Visitante? Achei que ele estava falando sobre outros pescadores que queriam visitar nosso site favorito de alabote. Poucos minutos depois, após terminarmos nossas falas, descobrimos o que ele queria dizer.

A estibordo do barco, a meio caminho entre nosso minúsculo navio e a costa próxima, ouvimos uma exalação tremenda, seguida pelo lançamento de um enorme jato de água soprando no céu. De repente, a cabeça negra de uma baleia jubarte perfurou a superfície da água, seu corpo gigantesco a seguiu em um enorme arco e terminou com seu golpe de sorte que abriu caminho para o céu antes que todo o seu corpo descesse.

Nesse ponto, a maioria de nós tinha pouco uso de varas de pescar e corria para nossas câmeras, as quais estávamos clicando. Durante a meia hora seguinte, enquanto pairávamos no lugar, tiro após tiro, tivemos um espetáculo quando mais duas baleias jubarte se juntaram à nossa pequena baía e a alimentaram. Círculos de bolhas surgiram de baixo – as baleias fazem isso para ajudar os peixes a se reunirem para uma caça mais fácil – seguidos de pausa após pausa enquanto colocavam cardumes de peixes minúsculos em suas bocas.

Depois de um curto período, as baleias começaram a parar de caçar e nadaram no mar. A essa altura, o céu estava cinza escuro, a temperatura caíra dramaticamente e uma chuva fria começava a cair. Quebramos as capas de chuva amarelas que não tínhamos usado muito nos últimos dias. Nós fizemos as malas para o dia e avaliamos nossas capturas.

No total, o nosso barco pescou mais de 50 salmão prateado, 8 linguado e vários salmão rosa, peixe pedra e bacalhau. Incrivelmente, isso significava que voltaríamos no dia seguinte com mais de 50 libras de peixe por meio de cestas de bagagem isoladas (todas as noites nossa pesca diária era limpa, lacrada a vácuo e etiquetada para possível envio para casa conosco). Embora fosse incomum para as memórias, eu não conseguia pensar em nada melhor para levar para casa para me lembrar dessa última pescaria no Alasca.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui