Quinta-feira, Maio 19, 2022

Dirija pelo coração de Gana no maior lago artificial do mundo

Fumei o gigantesco Lago Volta na escuridão da noite e olhei para um paraíso estrelado acima de mim, um agrupamento ocasional de luzes ao longo da costa que marcava uma aldeia, e aqui e ali pontos quentes e chamas ardentes que pareciam se enfurecer. Incêndio. Quando fiquei confuso com a anomalia flamejante, o capitão Eugene se aproximou, inclinou-se sobre o parapeito da balsa ao meu lado e, como se estivesse lendo minha mente, fez uma declaração: “Homens atearam fogo para tirar os animais do mato, atirando neles ou capturá-los. para sua carne. Eles queimam grandes áreas e destroem o habitat para ganhar dinheiro. Este é um grande problema. ”

Participei da Great Ghana Ferry Trip, uma odisséia de 30 horas no MV Yapei Queen que cruzou o maior lago artificial do mundo. E seria cheio de surpresas.

Quando saímos com mais de três horas de atraso, o sol já havia se posto abaixo do horizonte e o perfil de ébano da costa era nossa única visão. Seria uma longa noite para subir lentamente este grande riacho no coração do leste de Gana.

O Lago Volta foi formado em 1965 com a conclusão da Barragem de Akosombo, que represou o poderoso Rio Volta na África Ocidental. Uma boia de vida comercial de 320 milhas de comprimento foi criada com grandes atividades de pesca e uma grande população de peixes. Os 3.283 milhas quadradas tornam-no o maior lago artificial em termos de área (é o terceiro em termos de volume de água).

A rainha Yapei navegou nessas águas por quase tanto tempo quanto o lago existiu, fazendo a viagem de ida e volta entre Akosombo e Yeji todas as semanas. O ferry transporta pessoas e mercadorias e nada mais importante do que simples inhame, razão pela qual Rumana Ahmed, a “rainha dos negociantes de batata”, teve uma presença tão imponente e luminosa a bordo. Ela se destacou entre os pobres e humildes passageiros com suas roupas caras, seus lindos colares e brincos de prata, seu tamanho enorme, seu grande sorriso e sua autoestima.

Nascida em Burkino Fasso, há 25 anos ela se envolveu com o comércio de inhame na rota de balsa para Gana. Ela pega os produtos dos portos do norte e os envia do porto de Akosombo ao sul para Accra, a capital. “Grande negócio”, ele me disse em seu inglês quebrado, com uma explosão de risos.

Rumana flutuou ao redor da balsa, fazendo comentários como um cômico ambulante, rindo e sorrindo em resposta. Uma vez, quando ele me viu olhando para a tela do meu tablet, ele me perguntou o que eu estava fazendo. Quando eu disse que estava lendo Meu primeiro golpe Ela teve uma alegria exuberante com o ex-presidente ganense John Mahama. “Eu amo esse homem. Ele foi o melhor presidente”, disse ele, e continuamos amigos pelo resto da viagem.

E descobri que eu dividia o convés superior do barco com a rainha e sua irmã. A balsa possui apenas duas cabines de primeira classe, que devem ser reservadas pessoalmente no caixa. Ambos foram detectados. O adorável oficial de expedição Pius Salakpi fez o possível para encontrar uma cabine para mim – “Temos que ser flexíveis no processo de reserva para que todos fiquem felizes, para que também possamos nos divertir. Não é apenas um negócio “, disse ele. – mas em vão. Então, eu poderia escolher entre duas alternativas: um banco rígido dentro de casa ou o avental de aço ao ar livre, e escolhi a última.

Bo e Ask da Dinamarca e Simon e Kari do País de Gales ocuparam as cobiçadas cabines de primeira classe – quartos realmente pequenos e simples com beliches e sem banheiro privativo. Passamos a primeira noite no convés superior, bebendo grandes garrafas da deliciosa cerveja Clube de Gana e trocando histórias de guerra sobre nossas grandes aventuras ao redor do mundo.

O preguiçoso dia seguinte foi quente e úmido, mas suavizado por uma leve brisa. Barcos de pesca marcam as horas, assim como dragões, águias, garças e garças. Também avistamos uma dançarina africana não tão comum com sua marca registrada alternando manchas pretas e brancas e um arco protuberante.

A primeira parada, cerca de 15 horas após o início da viagem, foi em Kete-Krachi, um posto avançado solitário e sujo com uma estrada principal de paralelepípedos, favelas de lama e abrigos feitos de mudas e lonas. Barcos de pesca coloridos ladeavam a costa, as pessoas se reuniam na praia para visitar a Rainha Yapei semanalmente e os habitantes locais batiam na mandioca para fazer fufu, o alimento básico em amido de Gana, mandioca e fubá. Mais importante ainda, Krete-Krachi é um centro do inhame.

Quando as caixas com os inhames foram descarregadas da balsa e os caminhões chegaram carregados de batata-doce, a rainha do inhame latiu instruções. Na volta, dois dias depois, a balsa pegaria a carga de batata-doce da Rainha com destino à capital. Inhame – servido de várias maneiras, desde frito até cozido no vapor – é um dos alimentos básicos mais populares em Gana.

O capitão Eugene disse com evidente orgulho: “Estou no lago há 29 anos, começando como marinheiro e subindo. Depois de frequentar a Academia Marítima, fui subindo na hierarquia de oficial e me tornei capitão há dois anos. Não havia nenhuma tecnologia maluca em seu convés, apenas uma bússola flutuante, um GPS simples que parecia o pequenino que dirigi no carro de minha filha anos atrás para ajudá-la a se orientar em Los Angeles e pronto. Ele disse que suas principais ferramentas de navegação são “experiência e conhecimento”. Ele e sua equipe conhecem profundamente cada passo do caminho.

Mas ele percebeu que havia perigos no lago. Os mais importantes são os pescadores, que sempre pescam na água ou verificam as redes ancoradas em bóias de plástico. A balsa acendia regularmente os refletores e procurava canoas de pesca esculpidas em árvores esculpidas nas imediações. Alguns tinham uma lanterna a bordo e a acenderam para avisar a balsa de sua presença e evitar uma colisão fatal.

Outro perigo são as estranhas florestas mortas encontradas no lago. Grandes áreas de floresta foram submersas durante a criação do Lago Volta. Em muitas áreas ao longo do lago onde o nível da água é mais baixo, as copas das árvores decíduas mais altas – reduzidas a juncos descoloridos pelo sol – projetam-se de 3 a 4,5 metros da superfície. A balsa se assemelha a uma floresta petrificada e se mantém longe desses obstáculos ameaçadores.

Ontem à noite, um membro da tripulação me deu um travesseiro de espuma para dormir (enquanto a rainha e seu irmão tinham esteiras e tapetes confortáveis, eu estava completamente despreparado). Coloquei-o a estibordo do convés superior a céu aberto, longe da fumaça da chaminé que estava sendo carregada de volta para bombordo. No entanto, a almofada fina não estava à altura da tarefa. Com a ponte de metal nos quadris e joelhos, dormi por curtos períodos de 30 a 45 minutos. Acordei às 3 da manhã em um horizonte nebuloso, a lua nova estava nascendo e uma brisa estava surgindo. Em Gana, que ainda estava quente e úmido, estava gradualmente ficando mais vento e mais frio, quase frio. Ao amanhecer, quando a lua estava muito mais alta e o céu salpicado com uma colagem pastel de amarelo, rosa e laranja, a invasão chegou.

Eles estavam de repente em meus olhos e boca quando eu, sem sucesso, tentei cumprimentá-los e afastá-los, então eles inundaram todo o meu rosto. Logo eu estava coberto da cabeça aos pés com mosquitos verdes e pretos. Cego e oprimido pela multidão, pulei para tentar interromper o ataque. De repente, a invasão terminou tão abruptamente quanto havia começado.

O café da manhã consistia em ovos cozidos com cebola, tomate e chá. A pequena cozinha a bordo tinha bastante comida, mas um cardápio muito escasso de ovos fritos simples ou arroz com frango frito ou tilápia cozido demais. No entanto, não faltaram bebidas geladas e cervejas. A maioria dos passageiros trouxe sua própria comida para cortar custos (ou talvez para não se submeter à comida inferior da balsa).

Os corredores eram uma mistura variada. Como a Rainha do Yam, os empresários usam a balsa para transportar seus produtos e veículos. Os agricultores locais trazem suas colheitas para os mercados. Os trabalhadores voltam para casa para ver suas famílias de seus empregos na cidade. Para alguns, trata-se apenas de transporte local, como ônibus ou trem. Paramos em muitas aldeias na escuridão da segunda noite; A cada parada, a balsa assobiava em direção à praia com um som ensurdecedor de decibéis, um calçadão caindo na areia e pessoas derramou-se enquanto outros subiam a bordo.

Havia também vários caras no Yapei Queen, e quando Kari tirou alguns lápis e livros de colorir que trouxera do País de Gales, eles gritaram de alegria e se envolveram completamente no projeto de arte.

Finalmente pousamos em Yeji, o terminal, por volta de 1h15, após mais de 30 horas na água de Akosombo, o que é quase 40 horas se eu contar o tempo perdido na bilheteria para conseguir uma cabine esperando para embarcar, depois uma vez em embarque, o tempo de espera da balsa está desativado.

Não havia cais em Yeji, apenas outro desembarque na praia, este em um ponto a cerca de um quilômetro da cidade. Mas no jeito tipicamente amigável e prestativo dos ganenses que facilitam a viagem por seu país, o capitão Eugene me colocou em contato com o motorista de um veículo de três rodas motorizado que me levou por estradas escuras e arenosas até lá. ‘ “o melhor hotel da cidade”. O Hotel Anini dificilmente se tornou um hotel de uma estrela. O chuveiro estava frio e a cama irregular, mas parecia o paraíso e ele dormiu como um bebê depois de dois dias sujos na balsa.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui