21.7 C
Nova Iorque
Domingo, Setembro 26, 2021

Buy now

Depois de uma excursão no Jordão, nada foi como antes

Meu amigo Jordan estava na água ao lado de sua panturrilha antes de ver o homem. O rugido e o barulho do rio significavam que não podíamos ouvir o que ele estava dizendo, mas o significado era claro através da onda selvagem e arrebatadora de seus braços. Quando saímos da xícara que o rio entupido havia criado no solo macio de inverno, sua voz tornou-se clara.

“Não não!” Ele chamou e caminhou em nossa direção na lama escorregadia. “Mais que!”

Ele apontou para trás dele, onde deveria haver uma ponte. “Aqui, não”, ele fez uma pausa e fez um gesto amplo com os braços e um assobio. Seu rosto, rachado e moreno como lama seca na praia, estava marcado pela raiva. O que esses dois estrangeiros estavam tentando perguntar no interior da Jordânia em dezembro?

Quando o seguimos até a ponte indicada, seu rosto se iluminou. “Para beber chá?” ele perguntou, apontando para sua tenda. Esta foi a segunda vez em tantas horas que nos pediram e nos recusamos a continuar nossa excursão. Agradecemos a ele o mais gentilmente possível, pois ele provavelmente salvou nossas vidas. Ele assentiu com um encolher de ombros antes de se retirar para o calor do abrigo, uma tenda de pêlo de cabra com estampa preta. E você sabe, como tantos outros que cobriram a área.

Não tive uma resposta para a pergunta não solicitada sobre o que estávamos fazendo lá. Seguimos uma trilha de GPS pelas montanhas e vimos um riacho, supondo que devíamos ter perguntado. Mas por que estávamos no interior da Jordânia com um pouco de árabe, seguindo um pastor em um campo lamacento em busca de uma ponte? É uma longa história.

No site, a trilha do Jordão parece ser uma caminhada popular e bem organizada que cobre 370 milhas do norte da Jordânia até o Mar Vermelho no sul. Fotos de tirar o fôlego de olivais, montanhas espetaculares e desertos parecem prometer aventura em uma rota bem formulada, com GPS totalmente disponível online. O Embaixador dos EUA na Jordânia recentemente deu um passeio por uma seção da Trilha Jordan, e o sol e os sorrisos em sua página do Instagram pareciam prometer uma experiência autêntica e gratificante. Na lama até os joelhos, no meio de um penhasco, sem saber como fazer isso, tive uma sensação um pouco diferente da trilha do Jordão no quinto dia.

Seria um erro da minha parte afirmar que o site da trilha é um anúncio falso, pois contém notas de caminhada e direções de GPS para a parte da trilha de Umm Qais no norte a Aqaba no sul. Desde que você tenha conhecimentos básicos de navegação topográfica e um nível mínimo de condicionamento físico. Os passos sugeridos são administráveis ​​e variados e conduzem o caminhante pelos melhores ecossistemas da Jordânia: colinas cobertas de oliveiras cortadas por uma névoa espetacular de vales cobertos ao norte e desfiladeiros íngremes no centro do país, espaço para torres de pedra no deserto e castelos de areia ao norte da antiga cidade nabateia de Petra. Ao sul de Petra, a trilha leva quilômetros de areia aberta até o verdadeiro deserto de Wadi Rum, antes de finalmente escalar as montanhas escarpadas que o separam do Mar Vermelho.

Os caminhantes descobrirão que há cidades diárias na maioria das áreas de caminhada do norte onde você pode estocar tâmaras e halva, tomar banho e dormir se desejar, e estocar café árabe e kebabs (a verdadeira estrela) desta. Viagem é o kebab prontamente disponível).

O sul, onde o terreno é mais selvagem, tem vários troços de interior que carecem deste conforto mas que podem compensar com céus nocturnos de cortar a respiração e paisagens vastas, quase estranhas, que ficam vazias a não ser pelo caminhante varrido pelo vento e pelo ocasional camelo.

Esta não é a trilha Jordan, é algo para ser levado com leveza. Encontramos o site online e quatro americanos razoavelmente saudáveis ​​decidiram fazer a trilha sozinhos no inverno, sem guia. Em nossa defesa, o lugar oferece o inverno como um agradável período de passeios para evitar o calor do verão jordaniano. Ele também fornece instruções. Talvez a primeira dica do que estava por vir foi o espaço vazio visível sob o título “Operadores turísticos autorizados” na seção de informações do site. Em seguida, encontramos outra nota de guia que descreveu a travessia da seção Wadi Rum sem um guia como “suicídio”. É claro que não encontramos essa classificação até que já estivéssemos no meio da seção apropriada e ficamos felizes por ela estar acima do limite.

As notas de caminhada fornecidas no site Jordan Trail são aproximadas, na melhor das hipóteses, e rapidamente se tornaram uma piada entre nós quatro. No primeiro dia nos perguntaram “[t]Urna R no wadi da área [river valley] (nenhuma maneira separada). “Poucos dias depois, preso na encosta de uma encosta muito íngreme que estava tão coberta de escovas que não podíamos continuar, as notas nos empurraram silenciosamente.”[c]Continue em linha reta / ligeiramente descendo pela floresta. “”

Já se passou mais de uma hora e meia quando todos nós saímos lamacentos e arranhados, oitocentos metros colina abaixo. Algum tempo depois do quarto dia, alguém deve ter chutado o balde de tinta que foi usado para marcar o percurso porque todas as exibições pararam. No entanto, havia pilhas de pedras no trecho mais famoso da trilha entre Dana e Petra, que provavelmente é anterior à criação da Trilha do Jordão.

No início da trilha zombamos das distâncias sugeridas, alguns dias sendo de apenas 10 milhas – distância que geralmente podíamos percorrer em pouco mais de 3 horas. No entanto, nosso primeiro dia duplo de caminhada punitiva nas montanhas e caça em trilhas em algumas das partes mais selvagens do norte da Jordânia nos convenceu da sabedoria da rota planejada pelos projetistas das trilhas. Muitas vezes ficávamos confusos com as notas das faixas. Com a mesma frequência, o GPS nos guiou a única maneira de cruzar uma passagem na montanha ou descer um cânion íngreme.

Em todos os lugares que íamos, éramos recebidos com a mesma resposta. Os rostos eram diferentes dos antigos camponeses e pastores do norte, dos beduínos com olhos de carvão e dos cidadãos do sul, mas as questões permaneciam essencialmente as mesmas. De onde você é? Onde você está indo? Você foi de lá. Mas está frio / úmido / chovendo / longe. Onde você vai dormir Você quer uma xícara de chá?

A última pergunta, típica da hospitalidade jordaniana, foi de longe minha pergunta favorita. Se tivéssemos tempo, íamos nos aprofundar nas casas por onde passávamos para tomar chá, café ou, às vezes, uma refeição leve. Infelizmente, devido aos dias curtos de inverno e aos tempos difíceis, muitas vezes tivemos que recusar convites e lutar para encontrar as palavras certas para expressar nossa gratidão e desculpas. Quando eles descobriram que estávamos dormindo em uma barraca e já era quase noite, as pessoas muitas vezes insistiam que fôssemos onde eles estavam.

Desta forma, pudemos ter uma ideia da vida jordaniana, das famílias extensas intimamente relacionadas, da importância da hospitalidade e da raridade dos hóspedes estrangeiros. Fiz o meu melhor em meu árabe incompleto para responder às perguntas deles e fazer algumas das minhas. Os dias geralmente terminavam felizes em atitudes criativas e confusão.

Mesmo quando queríamos acampar, achamos difícil encontrar um lugar para nossa barraca, especialmente no movimentado norte. Quase todas as terras são reivindicadas e é incomum e considerado perigoso para as pessoas dormirem ao ar livre. Além disso, as leis de hospitalidade tornavam impensável acampar sem que nos oferecessem um lugar para dormir, e passávamos a maior parte das noites na civilização com um anfitrião.

Muitas vezes, temo que causaríamos transtornos a essas pessoas, muitas das quais tinham pouco a fazer, mas compartilharam o melhor conosco. Para o caminhante sujo, sem chuveiro, ser servido no que é claramente a melhor porcelana da matriarca da família, sentado ao fogão e aquecido com cobertores e simpatia, era como vagar para outro mundo. Estou muito grato às famílias que nos acolheram e estão emocionadas com uma cultura tão generosa com os estranhos.

Para minha surpresa, essas são as pessoas de que mais me lembrarei desta viagem do que de qualquer outra coisa. A Garota do Hijab Rosa Ela corrigiu o inglês do pai em um sussurro para que ele pudesse fingir que pensava nisso sozinho. O velho cego saudita temia não ter nos oferecido chá e meus companheiros de viagem, dois dos quais eu não tinha. Eu não era muito conhecido antes disso viajar, mas isso rapidamente se tornou uma família para mim quando vimos o absurdo e a beleza de uma longa viagem de mochila às costas por um país onde caminhadas são raras.

Cada viagem tem algumas histórias de aventura – momentos que são uma estrela em um plano cuidadosamente elaborado que serão lembrados com nostalgia anos mais tarde. Divertimo-nos muito todos os dias, porque todos os dias sentíamos que vivíamos duas vezes: uma nas montanhas ao longo do caminho, apenas connosco próprios e com o que vestíamos, e outra à noite nas montanhas ou acampando nas deserto.

Todos os dias me encontrava em uma situação que me parecia impensável em um contexto diferente. Foi o dia em que nos perdemos nos cânions fora de Petra, resgatados por um beduíno e levados para a cidade com escolta policial. Ou o momento em que um local amigável nos acordou em nossa barraca a quilômetros de distância da civilização no meio da noite para verificar se precisávamos de comida ou água. Passamos a véspera de Natal em uma caverna beduína, preparando uma refeição e trocando quebra-cabeças. No dia seguinte, dizemos adeus ao Natal de um lugar em um sofá recuperado perto de um cemitério de camelos em Wadi Rum, bebemos bebês quentinhos e olhamos as estrelas.

“Muitas pessoas falam sobre a duração da experiência, mas poucas parecem se concentrar na profundidade. Eu realmente senti este lugar durante uma caminhada nestas semanas “, disse meu amigo Jordan em nossa última noite juntos.

Impossível não concordar com ele. Já vi muitos pores do sol, mas poucas vezes na minha vida assisti ao pôr-do-sol no horizonte ligeiramente empoeirado e nas montanhas enevoadas à distância enquanto Wadi Rum mudava de azul e fogo para dourado e marinho. Ou o último pôr-do-sol do topo da última montanha onde vimos o céu virar lilás no Egito, ou talvez Israel, e pensamos sobre onde estávamos e para onde estávamos indo.

Acabamos cobrindo pouco menos da metade da distância oficial até a trilha do Jordão, estrategicamente intercalada com paradas de transporte público e alguns traslados privados para aproveitar ao máximo nosso tempo, mas a sensação de que o primeiro ataque de terra do Mar Vermelho que o deserto limpou não foi menor tipo por causa disso.

Começamos nossa jornada com um plano de nos apressarmos em completar todo o percurso em um tempo limitado, com notas e paradas cuidadosamente planejadas. Mas a verdade é que os puristas estão sempre perdendo alguma coisa, seja um jogo de Frisbee ao pôr do sol ou um dia de canyoning em Wadi Rum. O trabalho e a escola nos trouxeram para casa, mas nossa excursão de três semanas pela Jordânia teria sido um ano possível. Para os futuros caminhantes, os trechos de Dana a Petra e de Wadi Rum ao Mar Vermelho são algumas das áreas visualmente mais impressionantes em que entramos, embora o primeiro seja certamente o mais difícil dos dois.

Quando você pensa sobre isso agora, parece algum tipo de grande aventura, o tipo que você só encontra nos livros, o tipo que você diz não ter na sociedade onde as respostas estão a apenas um clique de distância. Era como fazer nossa trilha Jordan. Começamos em Umm Qais e pousamos em Aqaba algumas semanas (e aventuras) depois. Escalamos montanhas e atravessamos desertos e finalmente encontramos nosso caminho para o mar com a ajuda de estranhos.

O remetente

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui