DESTINOS

Trekking nos DOLOMITES até o acampamento Zeni

Durante o Festival North Face Mountain, tive a oportunidade de dar meus primeiros passos nas Dolomitas, as montanhas míticas do norte da Itália. Esta curta excursão ao redor do Val di Fassa oferece uma bela visão geral das paisagens locais e, acima de tudo, o desejo irresistível de voltar para monitorar os relevos!

“Pico da montanha”: Acampamento Donato Zeni (2100 m)
Sólido: Dolomitas

Partida: Val San Monzoni (1550 m)

Elevação: M 700 m (cumulativo)
Distância: 9 km

Dura̤̣o: Subida 2h Рdescida 1h

Dificuldade: ★★★☆☆

de junho a novembro

Interesse: ♥♥♥♥

➜ Chegada em Val San Nicolò

De veronaVá para o oesteAutoestrada A2 Brenner2, em seguida, segue para o norte através de um belo alpino, adornado com vinhas. Rovereto Pass, 30, Salorno e a TerSaia da rodovia e siga para o leste na SS48 que a atravessa Montanha, Cavalleria, Predazzo. UMA Moena, tome a direção de Pozza di Fassa Depois suba via Meida em direção a Val San Nicolò. Logo depois acampamentoEstacionar em torno doMalga Crocifisso Hostel e a capela.

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

A partir de a capela do crucifixoO percurso desta excursão nas Dolomitas é feito por uma pequena estrada (se sempre quis subir algumas centenas de metros a pé). Talvez prefira desviar-se um pouco para seguir o rio à sombra dos pinheiros. Pouco depois chegamos a um pequeno parque paisagístico, onde alguns deles vinham fazer piqueniques por ocasião do fim de semana (ou mesmo para cozinhar o leitão!). Poucas curvas e encontramos a beira do riacho com uma pequena ravina chamada Garganta do Monzoni Faça uma pausa deliciosa e refrescante da aula.

Chegará ao cruzamento que conduz ao acampamento D. Zeni. No entanto, é algumas centenas de metros mais alto a charmosa fazenda Malga Monzoni Ele merece empurrar um pouco até sua altura de 1820 metros (especialmente porque a estrada não é íngreme). A vista é, portanto, clara e parece um cartão postal bucólico com vacas em primeiro plano, um chalé de pedra e madeira e picos íngremes ao fundo! Você pode sentir a influência tirolesa na estética alpina … Se você se deixar inspirar, a casa oferece um bar, um restaurante e um quarto de hóspedes. Outras excursões nas Dolomitas começam em Malga Manzoni (Forcella del Pief, Cela de la Palacia, Val San Nicolò – Campliè, Refúgio Taramelli, Passo Selle e Pico Laste, Refúgio Vallaccia, …).

Como o nosso destino do dia é o Zeni Bivouac, descemos um pouco para encontrar o nosso cruzamento. Viramos à esquerda (na direção da descida). Mergulhamos na vegetação rasteira de coníferas que espalham seu frescor. A forma plana permite baixar um pouco a temperatura corporal (algumas pessoas ainda têm a tendência irritante de durar apenas 3 minutos antes de ficar sem camisa …) e ter as bochechas pálidas já brilhantes. O caminho então vira à esquerda para contornar Vallaccia e seu cume Sas da le Undesc (2551 m), cuja parede norte é visível de vez em quando. Balançamos um pouco até chegarmos ao fundo do vale para subir.

A paisagem muda consideravelmente. Agora a rocha domina o ambiente. A subida é muito mais íngreme e às vezes é preciso levantar o joelho e abaixar a mão. Além disso, uma passagem foi até equipada com corrimão e grades (é um pouco usado em demasia, mas acalma a descida, principalmente quando a pedra está molhada). Quanto mais alto você vai, mais você aproveita o panorama das Dolomitas e, mais precisamente, o impressionante Maciço do Catinaccio (ou Jardim de rosas, a influência germânica é muito forte aqui, a Ãustria, por outro lado, é “discreta”).

o Maciço do Catinaccio 📷 Olho de Edward ©

Depois de alguns passos alpinos você chega a uma prateleira da varanda onde está localizado o Donato Zeni Animal Shelter, uma pequena cabana espartana de metal com 4 camas que fornece abrigo quando necessário. Como eu disse antes, eu estava lá para o Festival North Face Mountain que a marca havia decorado como parte do festival Projeto Pinnacle (Loja efêmera que expõe as roupas dos atletas usadas em seus atos heróicos e vendidas em leilão para preservar o mundo das montanhas). A cor original é quase idêntica (portanto, nada que ofenda os puristas, então devo admitir que ela bebe este mirante de acampamento vermelho com as Dolomitas ao fundo).

Cercado por dentes dolomíticos, dos quais Punta Vallaccia (2637 m) tem-se a impressão de estar ao pé de um enorme pinheiro. A ideia de subir na língua da clorofila deu-nos água na boca … aliás, olhando o local e o mapa, tínhamos descoberto este estreito desfiladeiro que é Forcella della Vallaccia Depois de um declive acentuado, descemos ao Refúgio Vallaccia e Malga Monzoni. Mas sabendo que todas as tardes terminavam com uma forte tempestade, sentimos que era mais sensato fazê-lo e voltar … com certeza voltaremos às Dolomitas!

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Para o retorno ao pentu. Não queríamos começar de novo no plano em vez de voltar para baixo e virar direto na primeira bifurcação em vez de virar à direita em direção à fazenda Monzoni. O caminho segue um riacho seco, então desce para a vegetação rasteira para finalmente chegar logo abaixo do Crocifisso Malga, pouco menos de 1 hora do Abrigo Zeni. Descanso, Certamente, podemos imaginar dirigir este circuito na direção oposta!

Encontre todas as nossas dicas de montanha e caminhadas em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou DECATHLON (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! ðŸ™

Você também pode estar interessado em estes posts relacionados:

desbp

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies