DESTINOS

TOUR QUEYRAS, minha excursão de 8 dias

É longe, mas é lindoComo disse o falecido Jacques C. le Corrézien. Escondido atrás dos Ecrins, o Parque Natural Regional das Queyras é um pequeno bastião formidável em plena floração cercado por picos encantadores com mais de 3.000 metros de altura, incluindo o lendário Monte Viso. O Tour du Queyras é uma das muitas excursões imperdíveis na França. No programa: marmotas e flores em abundância, rios, lagos de montanha e picos exuberantes.

Altura cumulativa: A 8.150 m
Distância: 120 quilômetros

Duração: 8 dias

dificuldade :: ★★★☆☆

➜ Chegada em Ceillac

Entre no parque regional Queyras Briancon (Col du Lautaret) Você diferença (Lac de Serre-Ponçon) e aderir Guillestre. Em seguida, coloque-os novamente Guil Gorges Em seguida, pegue a D60 à direita, o que faz algumas curvas bem fechadas. Para chegar a CeillacNa parte alta da aldeia, em direção aos complexos residenciais para alugar, existem muitos lugares de estacionamento gratuitos.

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

Diferença de altitude: +1500 m / -1200 m cumulativo

Distância: A 16 km

Duração: 7 horas

A bolsa está pronta, os sapatos estão amarrados, algumas pessoas hesitam no caminho na largada em Ceillac, saímos da estrada para pegar um caminho à esquerda e realmente passou 8 dias em Queyras! A trilha é bastante plana, perfeita para um aquecimento agradável. Então, ao fim de uma hora, começa a diferença de altura, que dá o primeiro suor, mas também uma visão cada vez mais do vale de Ceillac. Na saída do bosque (cerca de 2.000 m), o prado oferece uma visão clara das montanhas circundantes.

The Col des Estronques

Uma hora depois (2:30 após a partida) chegamos ao Col des Estronques, onde encontramos Oscar, o cavalo mula que carrega todos os pertences dos turistas espanhóis. Lanche que anima o saco com algumas centenas de gramas, então deixamos o GR 58 para acompanhar as cristas: Cabeça de jacquette (2757 m) então você desce nas cristas de mesmo nome e continua a subir os Crêtes de la Blavette que oferecem vistas deslumbrantes da magnífica Pointe de Rasis, da Crête de la Rousse a noroeste e do Pic de Rochebrune ao fundo.

Devido ao ângulo íngreme, a vista é obviamente direcionada para a esquerda, mas para o sul há também uma imponente montanha negra recortada com a cabeceira do Rissace, o Péouvou e a apropriadamente chamada Roche Noire. Ao fundo, a majestosa Crête des Veyres com os Picos de la Font Sancte.

A piada de Marcelettes

Outros cem metros até Pointe des Marcelettes (2900m), o Belvédère ao norte de Queyras com todo o vale de Saint-Véran, a Montagne de Beauregard com o Pic de Château Rebard no topo do Mont Viso (3841m) a leste, o Pic de Rochebrune (3321m) a oeste e o Péouvou (3232m) e a famosa Roche Noire ao fundo.

Descida ao topo do Pic Cascavelier, cujas cores oxidadas são absolutamente magníficas e me fazem lembrar Landmannalaugarna Islândia. É hora de olhar para a direita na encosta negra do Rocher Blanc (!?!). Uma camurça que escorre sob nossos narizes e mostra que não são precisos muitos para enfrentar esta variante.

Então continuamos em direção ao vale onde começamos a nos interessar Flores da montanha nós o encontramos em nosso caminho. Nosso aprendizado começa com o aprendizado sobre o cravo da geleira e a anêmona da neve. O percurso mergulha na floresta e depois de uma subida de 200m (a cidade mais alta da Europa) desagua no GR no meio da erva-do-fogo e depois na aldeia de Saint-Véran.

🠠Gîte Les Gabelous

Ao invés, na parte superior de Saint-Véran, você chega ao Gîte des Gabelous, que cruza antigos chalés de madeira escura e varandas típicas. Um agradável terraço ensolarado gramado nos cumprimentou e um ofurô do lado de fora (mas é mais como um chuveiro e uma cerveja gelada que queríamos!). O jantar foi bom e muito generoso (salada de vegetais crus, sopa, tartiflette, faisselle, salada de frutas). Quartos espaçosos. Noite em meia pensão € 46,40. ➡︎ Página? ˅

Diferença de altitude: +950 m / -400 m cumulativos

Distância: 15 km

Duração: 5 horas

Tudo recomeçou sob um grande céu claro (…). O caminho começa em Saint-Véran e leva suavemente ao Pont Vieux (1953 m), com uma bela vista traseira da aldeia. Encontramos nossas primeiras marmotas, que se aquecem aos primeiros raios do sol. A rota é quase plana ao longo do Torrent de la Selle antes de se tornar muito lentamente mais íngreme para chegar ao Capela fechada.

Deixamos o GR 58 novamente para ir em direção ao Refuge de la Blanche e suar no caminho para cima Blanchets lagos especialmente no Lac Supérieur para lanches. Vista de cartão postal com a Tête des Toillies (ou Tête Noire) ao fundo e refletida na superfície da água. A hora, 2/8 Para pôr a salsicha, perde-se tempo com a chuva que te convida a se envolver …

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Montamos o campo para ir ao Rocca Bianca (3059 m) e aona ponta de Caramantran (3025 m), mas… o lado italiano é um grande sucesso! De repente com pesarS. 😢 mas a sabedoria obriga, decidimos não ir aos belos picos e continuar para o passo de Saint-Véran e depois para o passo de Chamoussière. Ainda sem melhora, vamos imediatamente para o Refúgio Agnel.

🠠O santuário de Agnel

Roupa no cesto exterior, modelo não muito agradável, mais comercial do que comercial. Felizmente os garçons estão se atualizando, mas tudo é bom para manter o lugar: € 10 por uma rolha (por uma garrafa que você leva), € 2 por tampões de ouvido, € 3 por um saco de carne … nos dê uma informação precisa previsão do tempo para o dia seguinte … na verdade, é mais um restaurateur do que um oásis de paz. Apesar de tudo, o jantar é correto, mas não excepcional (o pior em Queyras): sopa, farelo de frango, cenoura, laranja. Noite em meia pensão € 45,80. ➡︎ Página? Ë…

Ao entardecer o vento sopra no céu e partimos para uma caminhada digestiva até Col Agnel, onde chegamos um pouco 1 / 2h e 150m mais alto. Um mar de nuvens cobre todo o vale italiano enquanto o Pain de Sucre e o Mont Viso estão claros. Lado francês apreciando as cores da paisagem do pôr do sol em tons pastel claros nas nuvens.

Diferença de altitude: +200 m / -1150 m cumulativo

Distância: 11 km

Duração: 4 horas

Despertador nublado. Ele vai subir, não vai subir? Eu sempre escolho sentar minhas calças Gore-Tex. Bem retomado, após um quarto de hora de caminhada deixamos uma bela rajada de vento. Nessas condições (perigosas e nas nuvens) é impossível escalar a promissora Pain de Sucre (3208m), que ainda deve ser o destaque desta caminhada em Queyras. Chegados ao Col Vieux (2806 m), lamentamos 😭 e como todos os outros caminhantes do dia voltamos aos lagos e tentamos em vão consolar-nos olhando para a vista parcial de La Taillante à nossa frente.

Lagos Foréant e Égorgéou

Quanto mais vai, mais vai e “Tudo vai com o tempo“. Para a surpresa de todos, as nuvens gradualmente dão lugar a manchas brilhantes e céu azul! Tarde demais para nos virarmos e ainda assim não veríamos nada lá em cima. Cerramos os punhos molhados nos bolsos e desfrutamos um pouco do Lago Égorgéou) .

Quanto mais fundo você entrar na floresta, mais quente e mais agradável ela será. Estou enojado e depois zangado com o “guardião” do Refúgio Agnel !!! Se ao menos ele estivesse bem informado e soubesse como fazer seu trabalho, avisando-a que o desembaraço aduaneiro chegaria no final da manhã … Mas não, ele não ligava, ele só estava interessado em pegar sua caixa registradora e correndo!

🠠O Gîte de la Monta

⤠Felizmente, as boas-vindas ao alojamento La Monta foram particularmente agradáveis! Humor não falta ao menino e logo nos tranquiliza. O exterior (terraço ensolarado, pés na relva com as galinhas e o gato) e o interior (madeira e cores mistas, dormitório ou quartos mais íntimos) fascinam. Acima de tudo, a comida: a comida estava absolutamente deliciosa! : Salada, sopa, porco assado com molho, queijo, creme de pêssego e framboesas absolutamente deliciosas! Uma delícia que amenizou as dores do dia. O café da manhã era do mesmo tipo com geléia de figo caseira pra bater o cuzinho no chão !! Noite em meia pensão € 38,80. ➡︎ Página? ˅

Diferença de altitude: +900 m / -1000 m cumulativo

Distância: Cerca de 14 km

Duração: 5 horas

Depois das frustrações dos últimos dois dias, suba a Crête de Gilly, que desde o início é um belo mirante sobre as Queyras. A descida realiza-se junto ao refúgio, a subida realiza-se gradualmente através da vegetação rasteira espinhosa com cheiro a excrementos de ovelha, para finalmente sair da mata e oferecer uma vista desimpedida do vale. Uma curta travessia e 2 horas após a partida chegamos ao Cimeira de Lauzière (2576 m) para a Crête de la Peyra Plata. La Tête de Pelvas (2929m) é fascinante com o seu pico nas nuvens (e preocupa-se com o resto da caminhada …).

Os favos de Peyra Plata e Gilly

Não demoramos muito e seguimos a Crête de Gilly até ao ponto mais alto (2584m), um miradouro sobre o vale das Ristolas com o Mont Viso a este (geralmente), La Taillante e o Pic de Segure em frente. Le Peynin e Crête de la Lauze à direita. A descida a a Collette de Gilly oferece uma vista aérea de Abriès e suas pistas de esqui, bem como o itinerário dos próximos dias com os passes do Petit Malrif e do Péas.

Sem esquis, viramos à direita para contornar o cume do Gillet ao norte. A mostra de flores começa com um magnífico gramado rosa feito de um polígono de bistrô. Ao longo do caminho, descobrimos que toda Ubac está coberta de flores. A floresta de lariços é muito agradável, muito arejada e luminosa. Por falta de panorama, o passeio se transforma em um caminho botânico no qual é possível   a natureza e a natureza com mil facetas. a variedade de flores : Mirtilos da montanha, centauros, algas espinhosas, anémonas latejantes, jacintos, margaridas, falcões, arsenais, cardos, colza, etc … e os insectos que deles se alimentam (abelhas, oxigénio, borboletas …).

Então o caminho se torna muito menos interessante e consiste apenas em um caminho no mato. Chegamos a Abriès 2 horas depois de Collette de Gilly. Com mais de 300 habitantes, a vila tem 2 supermercados (para quem quer se abastecer), um correio, um Centro de Visitantes, Bares e outras pequenas lojas.

🠠Casa L’Ancolie Bleue

⤠A casa é relativamente íntima (poucos quartos pequenos) e o proprietário é muito legal. Oferece um aperitivo (vinho doce com Génépi) e a comida caseira é absolutamente deliciosa: sopa, lasanha com uma cremosidade e um sabor que apanha à noite (não precisa, temos TUDO pronto, até o rab!). O jantar termina com um chá com plantas da montanha, oferecido no final. O café da manhã também está em casa. Meia pensão à noite € 42,80. ➡︎ Página? ˅

Diferença de altitude: +1350 m / -850 m cumulativo

Distância: A 16 km

Duração: 7 horas

Com a volta do bom tempo, voltamos a trabalhar com uma abordagem mais ambiciosa. O percurso começa com a Via Crucis, que leva a uma pequena capela acima de Abriès. Em seguida, o caminho se torna uma varanda com vista para todo o vale. Chegamos ao povoado de Malrif, que alguns queriam reabilitar com o suor do rosto há mais de 10 anos. O resultado é particularmente impressionante quando você vê as ruínas ao redor. Chapéu.

O caminho então desce ao longo do riacho até o vale. Um último prado plano, em seguida, enfrentamos uma subida íngreme de 400 m de altitude em 3 / 4h (que lembra um pouco do Você não Boret em Sixt-Fer-à-Cheval). A visão progressiva recompensa o esforço (tecnicamente, nada complicado).

Lagos Malrif

A chegada ao lago de Piolho grande é sensacional: uma magnífica placa de um azul profundo sobre um fundo verde com o Col e o Pic du Malrif. Depois do esforço, todos param aqui para descansar e olhar a paisagem.

No entanto, temos em mente um percurso diferente, o dos outros dois lagos Malrif, que se situam um pouco mais acima a oeste. 10 minutos após o Grand Laus, chegamos ao Lago Mezan então mais 10 minutos Piolho pequeno. Pausa para lanche e encher a abóbora.

Tive uma pequena ideia do dia anterior: descobri um lugar fotográfico em uma das fotos exibidas em um dos bares na véspera. A montanha acima é um ponto de vista impressionante onde os dois lagos com os picos Queyras ao fundo se transformam em uma perspectiva profunda. Então subimos e puxamos para a esquerda para nos encontrar na prateleira da varanda. Aqui também encontramos o primeiro edelweiss. Resta ver até que uma janela de clareira se abra nas nuvens ameaçadoras …

Com o cartão-postal que agora tiramos, redirecionamos o fora de pista para Passe do Petit Malrif. O lugar está cheio de flores: houseleek, cravos glaciares, creeping benoît, doronique e ainda cheio de edelweiss !!! O grande piolho abaixo sempre fica lindo com as sombras e os destaques nas formas do solo. No passo descobrimos uma vista aérea do vale das Fonts de Cervières (com as Aiguilles d’Arves abaixo).

O Pic du Malrif

Então fique 76m para chegar ao topo do Pic du Malrif … Lá em cima, você pode ver “tudo” de Queyras com o Grand Glaiza e o Bric Froid a nordeste, o Pic de Rochebrune, com uma vista magnífica de 360 ​​°, oeste e Monte Viso no extremo sudeste.

A descida ao vale é agradável e você se sente muito pequeno no coração deste grande espaço aberto. 1h30 após a passagem chegamos ao povoado das Fontes, onde cerveja fresca nos espera na esplanada do refúgio! O jogo de cartas em nossas mãos e o Pic Lombard à nossa frente.

🠠O refúgio das Escrituras

Muitas pessoas ficam neste hostel porque é acessível de carro e é o início de muitas caminhadas (incluindo o Lac des Cordes). O atendimento é bastante folclórico porque os donos são “bem cariocas” (o garçom é um gigante charmoso, muito gentil, mas eu não colocaria a mão na mão). Refeição grande e saborosa: salada, sopa, arroz, carne de porco, queijo, sobremesa. Pequeno apartamento para café da manhã com geleias industriais em uma bandeja. Meia pensão à noite € 42,80. ➡︎ Página? Ë…

Diferença de altitude: +600 m / -1000 m cumulativo

Distância: 18 km

Duração: 7 horas

Aqui, damos outro passo, o caminho lenta e gradualmente cai no Ravin des Chalmettes. Aos poucos, o Pic de Rochebrune aparece com sua parede íngreme. A escalada é pontilhada com flores da montanha: crosta, círculos, eliantemi, tomilho, jacintos, arsenal, anêmonas pascas, peneira dourada, trevo, pedúnculos, dríades, lanches, miosótis, gencianas, silenus, botões de ouro, astrágalo, ervilhas, globular, falcões …

O Col de Péas

1h30 após o início chegamos ao Col de Péas (2629 m). O Rasis Ridge no lado direito atrai a atenção com sua silhueta recortada e imponente maciço rochoso. Infelizmente, o pico do Pic de Rochebrune não é visível daqui.

A descida é tranquila no vale. Como um palco teatral, a cortina se abre gradativamente para ampliar o panorama dos picos das Queyras. Revelação do momento: Deste ponto de vista, a Crête de la Rousse parece incrível como um grande gato deitado com orelhas em abano. Não? olhe cuidadosamente …

Souliers e o lago Roue

O caminho é, portanto, um longo caminho que segue a montanha a meio caminho para voltar a oeste e descer para o matagal de Souliers, uma pequena aldeia com cabanas rodeadas por uma capela. 4 horas depois de deixar Les Fonts, paramos ao lado das velhas cabanas de madeira para um lanche.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Seguimos então pela estrada (que é o caso por se tratar de um trecho) com uma bela vista de Souliers, único interesse deste trecho. Encontramos muitos caminhantes e até carros. Na verdade, meia hora depois, nos juntamos ao Lago de rodas com estacionamento e área para piquenique familiar. Um perfume canadense do Jurássico flutua neste ambiente charmoso e agradável.

O resto é um caminho que contorna a montanha para o norte e passa pela famosa aldeia. “CasasSobre Arvieux. Chegamos a La Chalp (entre Brunissard e Arvieux) alguns dias após o término do Tour de France no Col d’Izoard. A vila tem um punhado de lojas (incluindo um produto local) e a histórica boutique-oficina-museu Brinquedos de madeira Queyras.

🠠O Agriturismo La Teppio

A casa é uma grande casa com um jardim de flores e gatos adoráveis ​​localizados no topo da aldeia (cqfd o nome da casa?). O proprietário fica bastante confuso no início com um senso de humor irônico, mas é muito interessante para conversar. A sopa do jantar, arroz aromatizado, legumes, cordeiro, queijo, creme brulee estavam deliciosos e enchendo. Noite com meia pensão € 39. ➡︎ Página? ˅

Diferença de altitude: +1150 m / -500 m cumulativo

Distância: 13 km

Duração: 6 horas

Partida ao pé da propriedade! A trilha desce até o povoado de Coin e, no cruzamento com o GR 58 Tour, oficialmente a estrada das Queyras ArvieuxEm vez disso, eles seguiram as instruções no local. A rota sobe gradualmente e atravessa a floresta de cume até o refúgio Plan du Vallon, que oferece estacionamento no início do dia de excursão. Então a trilha fica relativamente calma se você cortar as curvas do percurso (sim, pode chegar ao passo Furfande!). Com uma vista panorâmica da Crête de la Plate e do Dent du Ratier. Tanto melhor, porque até então não era muito emocionante …

O col de furfande

2 horas depois de “Le Coin” chegamos ao Col de Furfande (2500 m), de onde vamos diretamente à noite sob o Refúgio de Furfande, ao fundo as Queyras. À esquerda está a impressionante crista denteada de Croseras.

Mas acima de tudo a vista para o norte é fascinante (o lado do vale que acabamos de escalar). O espetáculo fascina pelo jogo de luz e sombra criado pelo vento e pelas nuvens (mesmo que o percurso não deixe de lado a vista e a presença dos carros …). Basicamente, o Pic du Jaillon (abaixo), o Pic du Cros, então o Clot de la Cime, o Col d’Izoard e novamente o Pic de Rochebrune do qual eu nunca me canso.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Desta vez não somos ameaçados por uma tempestade (mesmo que …), gananciosos, decidimos empurrar para cima Pico de grama (2744 m), acessível em 30 minutos. Do cume temos uma magnífica vista panorâmica de 360 ​​° sobre o norte de Queyras (como o Col de Furfande, mas melhor!) Com um mergulho (visual!) Em cristas e picos com rochas ocres. A Crête des Chalanches a oeste com o Pic de Béal Traversier (2910m) também é bela, enquanto a leste o Mont Viso se ergue atrás do Dent de Ratier.

Os celeiros de Furfande

Após uma dúzia de grifos se aproximarem de nossas cabeças (sempre mágico de ver), a descida foi feita nas pastagens em meio a ásteres, cravos glaciares e vacas para chegar aos chalés espalhados ao pé do Pic des Chalanches. Se você conhece um bom plano imobiliário, sou um comprador! Em seguida, retornamos ao GR 541 para chegar ao apartamento Refuge de Furfande.

🠠O refúgio Furfande

O Refuge de Furfande é administrado por Laure e Michel Belin-Zalio (o último é um guia de alta montanha e fotógrafo) O edifício está totalmente novo após a sua renovação (concluída em 2014). No chalé uma sala ampla e muito agradável com lareira, muitos livros e um… piano! Uma dúzia de quartos no andar de cima que ainda cheiram a madeira nova. Há um dormitório ao ar livre para 16 pessoas. A comida é geralmente boa e clássica: sopa, arroz, frango, travessa (decorada!) Com deliciosos queijos locais. Noite em meia pensão 45 €. ➡︎ Página? ˅

O mínimo que podemos dizer é que é super bem localizado, fotogênica com a Crête de la Croseras e uma vista magnífica: a foto diretamente em frente ao Sommet d’Assan, a Crête des Veyres projetando-se atrás, os Picos de la Font Sancte, o Péouvou, a Tête de Longet ao longe à esquerda. Pense livremente no pôr do sol. Além disso, a janela externa do dormitório é aberta em formato panorâmico para que você possa aproveitá-la no abrigo e ao acordar.

Diferença de altitude: +1650 m / -1500 m cumulativo

Distância: 17 km

Duração: 6 horas

Último despertar em Queyras. Quem se levantou à noite para regar o espinafre Bon Henri concorda com a beleza da Via Láctea e do céu. Saímos e começamos os primeiros 1050 m de altitude negativa para descer ao vale. Gostaríamos de agradecer ao inventor das varas, que alivia confortavelmente joelhos e coxas frias. A vegetação é muito meridional deste lado, é assim Maciço do Mercantour. Atravessamos algumas aldeias (Le Châtelard, Les Escoyères, Les Esponces) sempre com uma capela (muitas vezes com um relógio de sol), como em todas as Queyras, depois chegamos à Pont de Bramousse 1 hora após a partida.

E agora ? Ben, temos que voltar! O GR58 é um caminho de terra na vegetação rasteira de jacintos floridos, ragwort … Cansaço cumulativo, cansaço, nostalgia ou pouco interesse visual no percurso? Em qualquer caso, esta seção não inspira muitas pessoas. Só a muito bonita vila de Bramousse e a sua vista desafogada (com o seu poço para recarregar a abóbora) nos encantam. Subimos o caminho que leva aos Chalés de Bramousse (1840 m), atravessamos gencianas amarelas, algas, prímulas, azedas e continuamos pelo lariço e pinhal suíço.

O Col de Bramousse

2h30 após a ponte chegamos finalmente ao Col de Bramousse (2251m) para um último lanche com vista para a Crête des Veyres, ainda impressionante após 8 dias. Ainda nos perguntamos sobre as flores que nos rodeiam (círculos espinhosos, cravos, tomilho selvagem, gaviões …) e observamos algumas marmotas um pouco menos tímidas do que as que vimos durante esta excursão às Queyras. Mais uma hora e o círculo acabou. 8 dias depois, chegamos ao nosso ponto de partida em Ceillac.

Esses Excursão Tour du Queyras deve ter sido muito contrastada, deslumbrante também pelos picos, pelos panoramas, pela abundância de flores, frustrada também pelo clima caprichoso de julho. Tecnicamente relativamente fácil e com etapas curtas, é acessível a todos os caminhantes frequentes. As paisagens são magníficas e com este gostinho de lojas inacabadas pelas condições que me fizeram voltar a descobrir os meus números perdidos e alguns outros locais: Pic de Ségure, Grand Queyron, Bric Froid, Lac Sainte-Anne …

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Encontre todas as nossas dicas de montanha e bons programas de caminhadas em Queyras em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou DECATHLON (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! ðŸ™

Você também pode estar interessado em estes posts relacionados:

desbp

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies