DESTINOS

THE GREAT LANCE OF DOMÈNE, sensacional Belvédère

La Grande Lance de Domène é uma das caminhadas mais bonitas que já fiz! É tudo o que define a beleza de um percurso de montanha: bosques, lagos, cachoeiras, animais silvestres, depois uma chegada alpina em uma cordilheira de rochas coloridas. Finalmente, no topo, uma vista absolutamente sensacional de 360 ​​° de todos os Alpes do Norte, incluindo um face a face com os picos mais altos de Belledonne. Magnífico !!

Dificuldade: ★★★☆☆

Elevação: A 1.450 m
Distância: 9,5 km ida (circuito de 18 km)

Duração: 4 a 5 horas de escalada (ciclo de 7 a 9 horas)

➜ Vá para Pré Raymond

Para chegar a Lac du Crozet, atravesse Campo então Mime-se (possível alternativa via Saint-Martin-d’Uriage). No cruzamento de Faures, suba na direção Rousset e seu passo então vai para o lago de La Freydière. Vire à esquerda para subir 4 maneiras Em seguida, pegue o caminho motorizado à esquerda que leva ao estacionamento Antes de Raymond e estacionar lá. Ponto de partida muito popular para excursões, prefira saídas de manhã cedo para sentar (especialmente nos fins de semana!). Caso contrário, volte para os 4 caminhos e se não …

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

O percurso começa entre as árvores do estacionamento e sobe por uma estrada florestal. A largada, sem ser difícil, coloca as coxas em ação com bastante rapidez. Depois de uma longa reta, surge uma série de linhas em zigue-zague, então o caminho se estabiliza em 1750 m. Gradualmente você sai da floresta e a vista se torna um pouco mais clara, especialmente à esquerda do Maciço de la Chartreuse. O caminho então alterna pequenas subidas e passagens terrestres que conduzem entre as rochas. Em seguida, nos aproximamos de uma pequena barra rochosa por meio de uma rampa. Pequeno inconveniente estético, uma grande tubulação que transporta água da barragem a jusante e que deve seguir algumas dezenas de metros antes de chegar ao vale Crozet Lake (mais detalhes em esta excursão)

Mais ou menos horas depois de deixar o estacionamento Pré Raymond, você chegará ao Lac du Crozet, a primeira recompensa do dia. A pequena projeção terrestre que serve de ponto de vista para o cartão-postal: o nível do lago das águas calmas da manhã, das quais os relevos do Maciço do Chartreuse Fundo. A trilha passa à esquerda e oferece outros pontos de vista notáveis. Abaixo, a cerca de 2.000 m, um promontório mostra toda a paisagem. O lago Crozet, portanto, surge na depressão de sua paisagem montanhosa.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

A partir daí podemos continuar em Vallon du Mercier. O caminho é bastante horizontal e serpenteia por uma grande campina bucólica com lagoas e um riacho. Depois de cruzar esta última em uma ponte, o caminho se torna mais íngreme. No entanto, com uma linha de curvas largas em gancho, é possível escalar os gradientes de cem metros em intervalos regulares e, portanto, o Passe do Pra.

Localizada a 2.167 metros acima do nível do mar, é o ponto de encontro de várias Excursões para Belledonne. Tomando o caminho que leva a Refuge de la PraVocê pode ir aos lagos Claret, Longet, Bernard, David ou Merlat. Para nossa excursão aos lagos Domènon, devemos virar à esquerda e seguir para noroeste em direção à Croix de Belledonne. Em poucos passos você chega ao pé de uma primeira cachoeira o dispensador de água para os dois vales. O caminho sobe para a esquerda e chega a uma área maravilhosamente plana onde o riacho Domènon flui após uma segunda cachoeira.

O caminho continua para a esquerda (uma mania aqui!?!) E atravessa um pedregulho. Às vezes, você ainda tem que ir e voltar entre pedras grandes para criar uma sensação muito alpina. No entanto, não há dificuldades técnicas reais (você pode contatá-lo uma ou duas vezes aqui e ali). Em seguida, encontramos um caminho um pouco mais terreno que oferece uma visão direta da cachoeira que desce do Lago Petit Domènon, o vale e o Grande Colon ao fundo.

3 horas depois de deixar o estacionamento Pré Raymond, chegamos a Lago Petit Domènon (2355 m). Como o primeiro dos irmãos, ele foi alojado perto dos contrafortes da Grande Lance de Domène e da Grande Lauzière. O ambiente alpino é fantástico. No início de julho, algumas línguas de neve persistente lambem a água. Uma pequena ilha promissora também completa o apelo fotogênico.

o lago Petit Domènon

O caminho passa para a esquerda e em cerca de quinze minutos atinge a ampla superfície plana de Lago Grande Domènon (2385 m). A paisagem é mais aberta e oferece um amplo panorama do Grande Lance du Domène (2790m) à esquerda para o Pic du Grand Domènon (2802m) à direita. Ao fundo, o Col de Freydane entre os Roches Rouges, o Pic Couttet (2764 m). Mesmo lá, a neve ainda está na água e o degelo começou há apenas algumas semanas … (mais detalhes sobre a excursão a Lagos Domènon)

o lago de Grand Domènon

Depois de esfregar nossos ombros com alguns jovens íbex, caminhamos ao longo do lago de Grand Domènon e chega o Grande Lance de Domène. Saia do caminho à esquerda (que começa no final para a Croix de Belledonne) para atravessar o riacho. O caminho até o cume está previsto com a grande subida, que desce verticalmente por cerca de 200 metros. A caminhada é visível em uma pedra recém-marcada, onde você não precisa hesitar em ziguezaguear para salvar suas coxas. No pior dos casos, você sempre tem a desculpa de uma pausa para contemplar o vale do lago atrás de você com o Pic du Domènon e o Grande Lauzière.

Eventualmente, as rochas substituem as pedras e elas chegaram Col du Lac BlancO esforço é muito bem recompensado. Cercada por esporas e à beira do vazio, a vista mergulha literalmente no vale, com o magnífico Lac Blanc em sua bacia. Ao fundo, também uma perspectiva sobre o Rocher de l’Homme, o Grésivaudan e o Maciço de la Chartreuse. Como um pequeno boato do que se segue acima …

À esquerda está o cume da Grande Lance de Domène. O caminho para alcançá-lo segue a linha do cume em um esplêndido padrão de varanda. Balançamos na rocha (às vezes temos que colocar as mãos) com o vazio à direita. Em seguida, temos uma visão constante do Lac Blanc, que é regularmente emoldurado por janelas entre os maciços rochosos. Sensacional e estético! Para os menos confortáveis, é perfeitamente possível pedalar mais longe no lado Débonair. Neste último, também veremos alguns belos íbex machos em pé sobre um pedaço de neve teimosa.

O acesso final ao topo da Grande Lança de Domène realiza-se sobre um campo de última pedra. A 2790 metros acima do nível do mar, o promontório ergue-se sobre uma graciosa laje de rocha, ligeiramente inclinada e colorida de um magnífico vermelho ocre. A vista é absolutamente fenomenal com uma incrível vista de 360 ​​° de todos os Alpes do Norte! Para não se arrepender, aconselho que faça um seguro de sua excursão escolhendo um dia totalmente claro.

Por onde começar, são tantos? Continue, em direção ao leste, estaremos em frente ao imponente penhasco de Grand Pic de Belledonne (ponto mais alto da corrente em 2977 m). O olhar repousa repetidamente no magnífico Lac Blanc e no Rocher de l’Homme, antes de entrar nos picos de Savoy Mulheres lindas. À distância é isso Maciço de Vanoise com suas geleiras e o Grande Casse e, claro, o Mont Blanc.

Ao sul, encontramos o vale dos lagos Domènon no sopé da Grande Lauzière (2741 m) e do Pic du Grand Domènon (2802 m). À esquerda, a Croix de Belledonne (2926 m), cuja trilha de caminhada é muito fácil de ver, e à direita o planalto com o Refuge de la Pra e Lac Longet. No fundo, o arquivo Massif des Ecrins Com o Meije (3983 m), bem como o Tamanho do ferro e a Devoluy com o Obiou e o Pic de Bure nas costas. Mar ? quase…

Ao pressionar o “fim do cume” da Grande Lance de Domène, você descobre a vista para o oeste com um amplo panorama dos arredores de Grenoble: o Maciço do Vercors À esquerda, vemos o Mont Aiguille e o Grand Veymont e em frente ao Maciço do Chartreuse com Chamechaude, Dent de Crolles, Grande Sure … Ao fundo você pode até ver o Maciço Central. À direita, o vale Grésivaudan leva a Chambéry e al Massa de construção.

A descida pode ser feita da mesma forma (é um pouco doloroso descer pelo que vivemos durante a subida). No entanto, um retorno ao lago Petit Domènon é possível. Para fazer isso, você precisa dirigir para o sul e apontar para a Grande Lauzière. Na verdade no campo é bastante simples, basta seguir as linhas amarelas que estão extremamente presentes (às vezes vemos até 4 sinais ao mesmo tempo!). Portanto, seguimos naturalmente a topologia do país, nos ombros e nos micro vales. No entanto, você tende a puxar ligeiramente para a direita e manter o início do Lago Petit Domènon como um promontório com um minital. Uma vez lá, pegue o caminho clássico dedicado à subida para chegar ao estacionamento Pré Raymond 3 a 4 horas após o cume.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Encontre todas as nossas dicas de montanha e bons programas de caminhadas em Belledonne em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou EKOSPORT (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! ðŸ™

Você também pode estar interessado em estes posts relacionados:

desbp

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies