24.8 C
Terça-feira, Julho 27, 2021

Buy now

POINTE PERCÉE: topo das 2 trilhas para caminhadas

La Pointe Percée é o ponto mais alto do Aravis. Este magnífico dente deve o seu nome ao pequeno orifício na parte norte que o torna único. Dos 2750 metros que merecemos, temos uma vista deslumbrante e um panorama de 360 ​​° sobre todos os Alpes Setentrionais.Duas rotas permitem a subida a pé, na rota normal (face oeste) ou pelos Cheminées de Sallanches (face leste). Vou explicar aqui em detalhes, haverá mais opções!

Partida: Col des Annes (1723 m)

Elevação: 1100 m (cumulativo)
Distância: 9 km de ida e volta

Interesse: ♥♥♥♥
Ãbex

Período: De julho a outubro

➜ Encontro no Col des Annes

De Annecy ou Albertville, vamos para Aravis passado Thones então Saint-Jean-de-Sixt. No meio de Grand BornandSiga em frente em direção ao Col des Annes (indicado pela placa) e siga pela estrada sinuosa até os restaurantes dos chalés alpinos. Dependendo da hora do dia, estacione o máximo possível …

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

O início do Col des Annes vai para o leste e sobe a estrada. Após 3 curvas fechadas e uma caminhada de 5 minutos, um caminho sai do caminho e sobe para a esquerda por uma encosta ligeiramente íngreme sem degraus verdadeiramente esculpidos. Um primeiro (e leve) aumento de temperatura começa. Chegou ao apartamento do elevador de Cabeça de anne (1869m) a trilha oscila para cima e para baixo e da esquerda para a direita para cima a piada de Delevrets (1966 m). De lá, você terá um primeiro vislumbre da Pointe Percée … e do caminho que ainda falta percorrer. Ei, sim, vamos escalar aquela grande rocha! A trilha segue a linha do cume antes de descer ao Col de l’Oulettaz (1925m) para ver os dois vales bilateralmente.

Depois de uma passagem mais ou menos plana A rota serpenteia pelas rochas Lapiaz. Às vezes, você precisa abaixar as mãos e levantar os joelhos. Dá-te um gostinho do que te espera … se estás em Agosto / Setembro e gostas de doces não hesites em dar uma olhadela, estás rodeado de mirtilos !!! No cruzamento “Mont Pelés (2010 m)”, vire à esquerda para subir 150 m de altitude em serpentinas por um verdadeiro caminho de terra. Notará que o Pointé Percée não está indicado na placa … Sim, tanto no percurso normal (e em particular no Cheminées de Sallanches), a caminhada até ao Pointe Percée deve-se à dificuldade do terreno e à sua perigos. “Você assume sua responsabilidade”, disse ele acima.

Após uma hora da partida do Col des Annes, chegamos ao Refúgio Gramusset. A vista do Pointe Percée em um enorme campo de lapiaz é absolutamente deslumbrante. Se o look retroiluminado tem seu charme pela manhã, convido você a pousar no terraço do refúgio na volta e tomar um drink (ou o tomate caseiro de Marie e Christophe com sopa de lentilha). Quando os raios do fim da tarde são recebidos, a parede sudoeste se ilumina e as sombras formam seus relevos. Fantástico, especialmente depois de subir onde há um certo orgulho no fundo. “Eu estava lá em cima!

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Não hesite em perguntar aos donos das cabanas sobre as condições da neve no início da temporada. : Devido à sua altura e orientação oeste, é provável que ainda existam manchas persistentes que obstruam a passagem. Então você tem que ir para Lapiaz. Existem pequenos pontos vermelhos, mas se você perdê-los, tudo bem, mantenha Pointe Percée como o título. Só tome cuidado para não cair, os lapiaz são impressionantes!

Quando você chega em uma espécie de saliência, uma pilha de pedras, maior que as outras, marca o cruzamento. A partir daí você tem a escolha entre as duas maneiras de chegar ao cume de Pointe Percée :: ① Vire à esquerda para subir a rota normal ② Continue em frente para subir os Cheminées de Sallanches. Eu vou te dar os detalhes de ambas as rotas (As imagens 3D da rota estão na neve porque são dados do Google Earth, mas a topografia na verdade está no modo verão!)

Clique em nos banners abaixo para indicar o caminho que deseja estudar ↴

➤ ESCALADA NA ROTA NORMAL

Esse caminho é o mais clássico, o mais direto e, acima de tudo, o mais acessível. Antes de subir ao topo do Pointe Percée pela primeira vez, admito que tenho algumas preocupações. “Como e aonde você vai lá em cima?” A questão surge cada vez mais à medida que nos aproximamos e a verticalidade é ainda mais impressionante. Porém, se olharmos nos detalhes (e nas filas de pessoas subindo ou descendo), podemos ver as passagens e outras saliências que finalmente possibilitam a escalada no modo de caminhada.

Elevação: 1100 m (cumulativo de Col des Annes)
Distância: 9 km de ida e volta

Dificuldade: ★★★★☆

Duração: Subida das 2h30 às 3h30 (incluindo 1h / 1h30 do refúgio → cume)
Descida de 2 a 3 horas

Cerca de dez minutos após o refúgio, depois de cruzar o planalto do Lapiaz e chegar a uma espécie de contraforte rochoso, vire ligeiramente à esquerda para chegar ao sopé da montanha. É hora de se preparar colocando o seu próprio Capacete para se proteger no fundo das pedras de cima (também funciona com maçãs segundo Newton): gente ou íbex rio acima, congelando / descongelando no início da estação … Depois de ter contornado a coluna oeste, chegamos a um vale coberto de pedras. Vá para a esquerda quase até o fim. Aqui, a escalada começa para valer com uma escalada fácil, que então continua uma série de grandes saliências que se erguem em zigue-zague. O lado maciço da grande pedra em que estamos é absolutamente cativante!

Quanto mais perto você chega do topo, mais rígida e íngreme a montanha se torna Devemos alcançar regularmente para seguir em frenter. O percurso ocorre em passagens estreitas e permanece confortável. Basta seguir a marcação com os pequenos pontos vermelhos, muito bem marcados (regulares e visíveis)! Embora seja em menor grau, tem um odor Mont Aiguille neste curso (e ainda menos estonteante!). O final é assinalado por um minicirco em exibição onde o gendarme se encontra na saída dos Cheminées de Sallanches. Uma última encruzilhada no cume e chegamos ao topo da Pointe Percée.

Bônus: alguns vídeos para ter uma ideia melhor (de novo!):

➤ Subida pelas chaminés de Sallanches

Esta rota é uma variante da subida ao topo da Pointe Percée. Muito mais alpino, inclui trechos de escalada (n ° 3) que exigem um mínimo de nível técnico. No entanto, este é um campo absolutamente fantástico e divertido (e ensolarado) que definitivamente vale a pena uma visita se você se sentir confortável em Crapahute.

Elevação: 1100 m (cumulativo de Col des Annes)
Distância: 9 km em ciclo

Dificuldade: ★★★★★

Duração: Subida 3h (incluindo 2h refúgio → cume)
Descida de 2 a 3 horas

Tenha cuidado para não se confundir e seguir os sinais de “Chombas”. Cerca de dez minutos após o refúgio, depois de cruzar a laje de Lapiaz e chegar a uma espécie de saliência, siga em frente e mergulhe no Combe des Verts e sua escarpa. Para os amantes de trilhas demarcadas, pilhas de pedras indicam o surgimento de um caminho no início no meio das pedras. A ideia, porém, é chegar ao Col des Verts de uma forma ou de outra. No entanto, existem duas trilhas em cada lado do vale, a da direita (“oficial”) é marcada com pontos verdes (cqfd).

Um caminho ligeiramente íngreme para a direita permite que você salve alguns degraus para o que vem pela frente … você também tem que colocar algumas mãos no final. À esquerda, sob um lindo sol, os montanhistas continuam a festejar a via ferratas de Paroi de Gramusset. Na saída (2499 m), a vista explode com um magnífico panorama oriental sobre os vales de Arly e Sallanches, Mont Blanc … A Pointe de Chombas (2468 m) à sua frente. Só por isso vale a pena escalar o Col des Verts!

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Mas … as pessoas são insaciáveis ​​na subida e sempre tendem a querer subir um pouco mais alto. Então, “Não viemos aqui para pedir lentilhasPeça uma expressão amigável. Nós usamos capacetes e cruze o Cheminées de Sallanches até o topo da Pointe Percée. Um caminho começa bem no norte, mas segue horizontalmente até a passagem de Doran (quase fomos pegos e vimos outras pessoas antes de seguir em frente antes de encontrá-las 1h30 depois no topo). Fique na linha gramada do cume até chegar a um cinturão onde uma placa marca o início da Route des Cheminées de Sallanches.

Todo o percurso está marcado com sinais Rastafari verdes, vermelhos e ligeiramente amarelos (às vezes é necessário procurá-los). A primeira chaminé é indicada no nível 3 e este é o “mais difícil” (com o último). As pegadas para as mãos e os pés são boas (o suficiente para você entrar na banheira imediatamente e saber se isso vai acontecer … ou não). Após cerca de 20 metros de altitude inicia-se uma pequena travessia à esquerda por um curto e último trecho estreito nesta primeira parte. Um anel permite a passagem de uma corda para que a primeira consiga eventualmente fixar a segunda, se necessário. Uma rocha também funciona como um mirante para admirar a vista e respirar.

Chegamos agora à última parte, que está majestosamente à nossa frente. “Mas … onde isso está acontecendo?Então eu te dei uma pequena explicação (mas não tenho dúvidas de que um dia você esqueceu!). Alternamos passagens de caminhada e crapahute. A sinalização é mais discreta e você precisa ter cuidado. As lareiras são um pouco mais simples que as primeiras (nível 2/3). No entanto, você precisa ter cuidado com seus passos, pois as cunhas estão muito gastas e as pedras estão soltas. Apenas a última parte (foto vertical na parte inferior central) mostra uma certa delicadeza, pois requer um mini-passe apertado sob uma rocha uma ligeira saliência devido ao toque da mochila. Nada de errado com isso, apenas olhe para as suas mãos e reze para que segure (não, estou brincando !!) O final do percurso nas Chaminés de Sallanches termina alguns metros mais alto, marcado por um gendarme (ou um olho ou um agulha) com um anel e retorna à rota normal. Tudo o que resta é seguir o cume para a direita.

Você tem que fazer fila para fazer o Pointe Percée através dos Cheminées de Sallanches?

Após as experiências dos dois caminhos de ascensão, eu diria geral não (Atenção, vejo você chegando com a sua negociação, é apenas uma opinião pessoal, subjetiva e consultiva!). Eu diria em detalhes se aplicável Você não tem pés alpinos, nunca escalou, fica tonto, entra em pânico diante de uma situação estressante, etc. Se você não se encaixa nesses critérios, deveria. Por outro lado, obrigatório se Você faz isso com crianças! (Vou deixar você julgar se eles estão ou não em um nível técnico)

Bônus: alguns vídeos para ter uma ideia melhor (de novo!):

Depois de algumas passagens finais de equilíbrio no cume não menos vertiginoso, chegamos ao cume de Punta Percée. Uma imponente cruz de lariço esculpida (com uma pequena caixa) marca o topo. A proteção contra rochas também é fornecida para protegê-lo do vento. Embora normalmente você não deva estar sozinho devido à popularidade da corrida, há espaço de sobra para todos!

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Além disso, você certamente ficará fascinado por outra coisa … A vista do Pointe Percée é absolutamente deslumbrante : um panorama de 360 ​​° do todo Savoy !! Claro, temos uma vista deslumbrante do maciço do Mont Blanc, que está bem na nossa frente com Sallanches a seus pés, mas também o vemos Veneno para a pele com o Tête du Colonney, o Buet, o Pic de Tenneverge, o Maciço de Beaufortain com Pierra Menta, que chama a atenção Maciço de Vanoise com o Mont Pourri, o Grande Casse e as geleiras, ao fundo a Aiguille de la Grande Sassière.

Ao sul, além dos sucessivos pontos do Aravis, a vista penetra um Mulheres lindas, a Massa de construção e a Maciço do Chartreuse. A oeste, podemos admirar o vasto campo de Lapiaz aos nossos pés e tudo o que há entre Bornes-Aravis com os picos da Chaîne em perspectiva, o Pic de Jallouvre logo em frente, Le Parmelan e La Tournette mais ao sul e a Suíça com o Lago de G’nève Lago Genebra e o Jura além. Para saber o nome de cada pico circundante, recomendo o app Café da manhã.

Quer opte pelo caminho normal ou não ou opte pelas Chaminés de Sallanches, aconselho-o a descer pelo caminho normal (bem … pode sempre regressar pelas chaminés, mas noto que a árdua descida é muito maior que o interesse você também pode conhecer pessoas que sobem e talvez atiram pedras nelas).

A descida na rota normal de Pointe Percée a Col des Annes leva 2h / 2h30, dependendo da facilidade. Por ser íngreme e provavelmente você estará um pouco (pelo menos mais) cansado, é terá que permanecer vigilante por seu apoio (Cuidado com os pratos Lapiaz brilhantes!). Ainda assim, é muito engraçado. É claro que, na maioria das excursões, a viagem de volta costuma ser longa e árdua. Aqui o caminho íngreme dá uma certa melodia que dá ritmo à abordagem com suas variações: um pouco de mão, um pouco aqui, um pouco de nádega ali (às vezes as duas ao mesmo tempo, mas cuidado com os tapas! #Balancetonporc) etc. . Depois de uma etapa final de desescalonamento (aqueles que tomaram a rota normal saberão do que estou falando, a descida para o rochedo é como um esqui, onde os degraus nas pedras balançam durante o casal. Mais adiante na curva uma manada de íbex aquecer a pílula ao sol. No entanto, faremos o mesmo no Terrasse du Refuge!

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Encontre todas as nossas dicas de montanha e bons programas de caminhadas em Aravis em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou DECATHLON (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! ðŸ™

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui