DESTINOS

Passeio de bicicleta no coração das Dolomitas

Para caminhantes, montanhistas, esquiadores, mas também ciclistas, as Dolomitas têm algo de mágico e hipnótico. As expectativas eram altas antes de chegarem às ruas da área. O programa inclui quatro etapas em um dia.

Coleiras:
– Passo Fedaia (2057 m)
– Passe Giau (2236 m)
– Passo Falzarego (2117 m)
– Col du Pordoi (2239 m)

Partida: Kanazei (Trentino Alto Adige)

Dificuldade: ★★★★★
não muito longo, mas com 4 colares e um grande D +

Distância: Aproximadamente 107 km

Altura +: A 3500 m

Interesse: ♥♥♥♥
Excelente!

Rua: ✔︎✔︎✔︎✔︎
muitos turistas no meio do verão

Rua: Trilha GPS

Quatro dias se passam

São 19 horas, o sol já passou por trás das montanhas, mas a temperatura ainda é amena neste mês de agosto quente. Embarcamos em uma terceira excursão de bicicleta em três dias, quase seis horas atrás. As pernas são pesadas, os músculos cheios de toxinas, os sorrisos são largos, as cabeças cheias de belas imagens. Estacionamos as bicicletas e juntamos batatas fritas e cerveja depois de engolir quatro passes por uns bons cem quilômetros. Depois de subir o Mortirolo e a Gavia então dois dias atrás Passe Ombrail e Stelvio Ontem, este terceiro dia completou nossa última força. Em três dias teremos acumulado cerca de 350 km e mais de 9.000 metros de altitude, um bom motivo para fartá-lo e dar-nos um aperitivo.

Passo Fedaia, Passo Giau, Passo Falzarego, Passo Pordoi. Aqui estão os quatro atos da comédia do dia para um passeio agradável no coração de Dolomitas, dominado em particular pela Marmolada (3342 m) de um lado e pelo Sass Pordoi (3152 m) do outro.

ato 1

Então saímos por volta das 13h Canazei, uma bonita cidade do Trentino-Alto Adige, que com os seus grandes chalés e hotéis com varandas de madeira florida, lembra a Suíça ou a Áustria (estamos muito perto). A vila é visitada por turistas este mês durante as férias escolares.

Enfrentamos isso com muita calma Fedaia Pass. As pernas estão pesadas, pelos dois dias anteriores de pedalada, mas também pelas cinco horas de estrada (sobrecarregadas) que foram percorridas na mesma manhã. Bormio. A encosta sobe desde os primeiros quilômetros, primeiro de forma não plana, depois um pouco mais a sério. As percentagens são, no entanto, muito sábias, cerca de 5-6%, uma inclinação que me cai bem e que permite um aquecimento suave.

Sem aquecimento para quem vê, no entanto, o cenário é magnífico. Canazei é apenas uma “grande aldeia” da qual se pode sair muito rapidamente, não há zona industrial ou artesanal aqui, a estrada começa imediatamente nas montanhas. Bertrand, que me acompanha nesta viagem à Itália, e eu falo enquanto olhamos para o panorama que nos espera. Após cerca de sete quilômetros, bastante acidentados, o declive aumenta um pouco, mas permanece regular. O asfalto está bom e ainda estamos fazendo bons progressos. À nossa direita a marmolada, enorme bloco cinza e pontiagudo que atrai irremediavelmente o olhar.

Assim que passamos por vários túneis mais ou menos brilhantes, alcançamos o nível do Lago Fedaia que a estrada segue adiante. A passagem em si fica do outro lado do lago, mas a subida termina aí, pois as últimas duas milhas são planas. O lago azul aço corresponde ao céu, onde flutuam nuvens ocasionais, os prados alpinos que cobrem as montanhas circundantes são verdes, do outro lado do lago a “Rainha das Dolomitas”, a Marmolada, cujo caminho do glaciar desliza seus admiráveis ​​quadris.

O intervalo é obrigatório na placa que anuncia a passagem. Admiramos o panorama, dourado sob os raios do sol, ainda colocamos o anoraque para a descida (estamos a mais de 2.000 metros), mordemos um bar para evitar os petiscos no final do dia, então nós mergulhe na descida.

E que descida! Cerca de quinze quilômetros de prazer em uma estrada razoavelmente larga e perfeitamente mantida que serpenteia por curvas íngremes e vertiginosas e depois mergulha em linha reta antes de chegar à floresta. Os percentuais são impressionantes (15-16%) e o hodômetro dá pânico, posso chegar a 80 km / h sem nem mesmo pedalar. Travei antes de uma grande curva sem saber o que estava por trás dela. Finalmente sem curvas escondidas, a estrada vai quase reta e eu digo a mim mesma que aqui é possível viajar 90 km / h ou até mais. Seria melhor se você ajustasse sua bicicleta corretamente. No final deste excitante trecho alcançamos o ponto mais baixo do nosso anel, quase 1000 m de altura. Eu nem consigo imaginar a provação que teria sidoSubida ao Passo Fedaia por este lado, no final do curso, quando decidimos dar a volta na outra direção! Muito forte com retas longas e íngremes que devem parecer intermináveis.

No que nos diz respeito, estamos atacando outra “grande parte” das Dolomitas, os Giau Pass. Não perca a bifurcação à esquerda na saída da cidade de Caprile … que perdemos. Estamos prontos para um pequeno passeio bônus ao longo do rio Cordevole até a pitoresca vilaAlleghe onde tive a boa ideia de verificar onde estamos no meu telefone. Vire-se e volte para Caprile.

Ato 2

Desta vez, estamos no caminho certo. A faixa de asfalto flui suavemente sob nossas rodas no fundo de um vale profundo quando a encosta desce bruscamente. Ainda não estamos na etapa real, cujo pé está “oficialmente” em Salva di Cadore, mas essas primeiras rampas já tornam a tarefa difícil e é uma pequena engrenagem para rolar. Na extrema esquerda, a coroa pequena e o pinhão grande, 34 × 28 para os conhecedores, para ser o mais flexível possível. Bertrand destrói seu 38 × 25.

Dois ou três passos adiante, chegamos a Salva di Cadore, uma pequena aldeia cuja imponente igreja fala muito sobre a piedade italiana. A estrada desce alguns hectares e desta vez nos aproximamos de Passo Giau, o rei das Dolomitas.

Uma das características das travessias italianas é que muitas vezes são mais íngremes do que as travessias francesas, as percentagens deste lado alpino entram em pânico rapidamente e o Passo Giau não é exceção à regra: 10 terminais a mais de 9% em média. Eu rapidamente viro à esquerda e faço o meu melhor para encontrar um ritmo nessas encostas íngremes. Agora vivemos sob a luz direta do sol e o calor começa a estressar os organismos. Bertrand saiu. Estou apenas de frente para a encosta, pernas pesadas segurando pedais igualmente pesados. Eu, que não sou fã de altas porcentagens, já servi. Demoro um pouco e admiro lentamente a magnífica paisagem típica das Dolomitas. Aqui, uma torre de alabastro está à minha frente e me domina inteiramente. Uma parede com ameias defende o vale. Os prados verdes circundantes contrastam com as rochas claras das Dolomitas. Mudança de cenário garantida.

Depois de avançar para a depressão de um vale, a estrada segue para um grande prado alpino. A gola é sublinhada, alguns laços acima. O declive, que havia suavizado um pouco, não cede e torna a endurecer e ainda excede os fatídicos 10%. Um último esforço e chego à passagem, onde dominam um restaurante e um estacionamento, ambos bem abastecidos em agosto. As Dolomitas ficam cheias de caminhantes no verão e o passe é um ponto de partida popular para caminhadas, daí as multidões. Podemos entender os turistas aos quais pertencemos. A vista de 360 ​​° dos maciços circundantes é exuberante, principalmente neste pico de Ra Gusela (2595 m), característico do Passo Giau.

A descida para a famosa estação de esqui de cortina d’Ampezzo é mais uma vez muito bonito. A estrada mergulha em uma floresta densa que alterna curvas largas e curvas estreitas. Ficamos um pouco constrangidos com o trânsito, principalmente porque alguns pilotos obviamente não aceitam ser ultrapassados ​​por ciclistas e aceleram fortemente a cada curva, onde os atingimos, pois são muito mais ágeis nas serpentinas. Pouco antes de Pocol e Cortina viramos à esquerda e seguimos em direção ao Passo do Falzarego.

Ato 3

Estamos na metade do caminho, mas escalamos pouco mais da metade da diferença de altitude, ou quase 1800 m em 55 km. A parte mais difícil está feita, mas o final do curso nem é uma aula de preparo físico. a Falzarego Pass à nossa disposição sem tempo de inatividade.

A terceira etapa do dia, a menos conhecida, não é a mais difícil. Não 15% aqui, nem 10%, a inclinação é lisa, o asfalto é bom, a cabeça é alta, a parte superior do corpo é levemente embainhada, as mãos apoiadas no gancho, as pernas giram como um carro, pés enrolados no pedais, as meias são leves. Adoro esses momentos na bicicleta; Torne-se um com seu carro, sinta uma sensação de velocidade em rampas decentes, sinta-se leve, pense apenas em seu esforço e na sensação de que pode dirigir quilômetros assim.

Claro, a paisagem talvez não seja tão grande quanto em outras passagens. Claro, a dificuldade moderada deste Falzarego Pass não o torna um “grande passo”, mas estou muito feliz com esta parte, apaixonado pelo ciclismo. Agradeço esses momentos atemporais que são abalados pelo som muito leve e ondulante do Passo di Falzarego. Os pedais e pneus roçam o asfalto.

O passe (a partir do entroncamento com o Giau, existem outros sete terminais em Cortina) é dividido em três partes: um primeiro rolo de dois quilômetros e meio, depois um nível falso que sobe dois terminais antes de um final que se torna um pouco mais desafiador de quatro a cinco quilômetros. A estrada é linda e larga. A última parte é a mais interessante pelo panorama e pela “beleza” do percurso.

Algumas curvas largas permitem que você saia do dossel da floresta. Um caminho na varanda dá acesso ao desfiladeiro a uma altitude de 2117 m, uma espécie de terreno plano com vista desimpedida para os picos que nos rodeiam, nomeadamente Sass de Stria. Um pico rochoso que se eleva a 2.477 me o imponente maciço do Monte Laguzoi (2.835 m) à direita. Na descida, as serpentinas às vezes oferecem uma vista magnífica dessas duas montanhas que se enfrentam. Não podemos deixar de erguer suavemente o nariz do guidão enquanto descemos em direção ao Cernadoi / Arraba.

A descida é sempre exuberante! Muitas curvas fechadas e fechadas na Itália, um prazer para duas rodas. Esta bela faixa de asfalto gira, desliza sobre os penhascos e mergulha em um intestino cavado na rocha. Já na localidade do Cernadoi, nosso roteiro vira à direita para chegar à Arraba e, mais acima, ao Passo Pordoi: a última dificuldade do dia.

Ato 4

Adoro mapas, criar rotas, calcular quilómetros ponto a ponto, imaginar as paisagens circundantes, as serpentinas que sobem a montanha, a vista das saliências. Mapas foram substituídos por sites e Google Maps. As ferramentas diferem, não o prazer de estudar caminhos e perfis. Você está se perguntando por que ele está me contando tudo isso? Pois bem, porque seguindo este roteiro nas Dolomitas, imaginei que subiríamos por uma estrada muito movimentada no fundo do vale entre o Cernadoi e Arabba, tudo em falsas erupções rasas, não como panaceia.

Não é assim. A realidade é muito mais emocionante. O nosso percurso desenvolve-se de facto numa varanda com uma vista deslumbrante sobre o vale e o lado oposto, construída sobre altos picos rochosos. O sol está se pondo lentamente, as luzes são douradas. Apenas as percentagens ligeiramente positivas concordam com as minhas ideias, mas estranhamente, as encostas suaves vão muito bem com este magnífico cenário que nos espera.

Passamos da pequena cidade ao pitoresco povoado e chegamos à pequena área de esqui no final da tarde.Arraba, rodapé “oficial” de Pordoi Pass. Não há nada de assustador nesta encosta. Com seus 9,5 km de comprimento e seu gradiente médio de 6,8% poderia ser parte do prazer, de um aquecimento, de um aperitivo (a hora se aproxima) … mas depois de ter engolido mais de 2.500 m de diferença em altitude, se foram coletados 85 terminais mais dois ótimos dias em volta de Bormio nas pernas, a conta começa a ficar cara.

A luz toca cada vez mais e as montanhas são adornadas com tons de ocre e laranja. A estrada sobe em curvas largas e silenciosas e desliza entre os poucos pilares de teleféricos estáticos e congelados, esperando a neve roncar. Digo a mim mesma que esquiar nas Dolomitas deve ser fantástico e a paisagem branca é irreconhecível.

Último trecho do dia, sem dúvidas sobre a estadia já que esperam chuva no dia seguinte e depois teremos que voltar para casa. Então, coloquei minhas últimas forças na batalha. As inclinações, que tendem a inclinar-se ao olhar para o perfil, parecem relativamente difíceis devido ao cansaço acumulado. As coxas são venenosas e o fantasma brinca muito para se levantar.

Os últimos três ou quatro quilômetros ultrapassam os 2.000 m, estamos de novo no meio de um grande prado, muito claro, e o desfiladeiro pode ser visto muito rapidamente lá no alto da saliência. Eventualmente, a estrada fica rígida. Ou é apenas uma má impressão? Gosto da vista e dessa subida final nos Alpes italianos, mas fica cada vez mais difícil manter o carro em movimento. Os quilômetros passam devagar e um pequeno terminal ao longo da estrada me lembra a dura realidade. Não, as percentagens médias não são maiores nesta ponta da gola, são as minhas pernas que estão a ficar cada vez mais pesadas.

Finalmente, a última milha. Entrega. Pressiono um pouco mais os pedais e finalmente chego ao Passo Pordoi, divisa entre o Vêneto e o Trentino. O passe é também uma mini área de esqui ligada à Arraba com alguns hotéis e restaurantes. O maciço de Sella, uma imponente cordilheira rochosa, domina o local. À distância, os picos do Catinaccio projetam-se contra a luz. Já passa das 18h e o sol está baixo. É hora de voltar para casa depois de receber o “Campioníssimo”, o campeão dos campeões: Fausto Coppi, cuja memória é homenageada por uma estela.

Uma última descida longa e luxuriante com excelente asfalto e vistas maravilhosas, e aqui estamos novamente em Canazei. O círculo se fecha. Dormiremos bem esta noite com as fotos em mente. As Dolomitas são lendárias e não fiquei desapontado com a viagem. Este passeio é um dos mais bonitos que já fiz de bicicleta. A única decepção: temos que partir amanhã e ainda há muitos caminhos e passos a explorar. Esta é apenas uma mudança. Adeus Dolomitas!

Obviamente, este ciclo está dentro as Dolomitas o oposto é possível. Será necessário, portanto, acabar com o terrível Fedaia em seu caminho mais difícil, um passo que pode transformar o final de uma excursão em uma provação. Você tem que fazer isso primeiro Pordoi de Canazei, relativamente longo, mas regular e não muito íngreme. O Falzarego Pass também é mais difícil Esta página (10 km do Cernadoi). Muito mais difícil ao contrário deste ciclo? Pode ser. Por outro lado, evite o lado mais confidencial do arquivo Giau, aproximando-se dele logo após Pocol.

Uma variante mais curta e simples permite que você tenha uma visão completa e faça uma boa diferença de altura em alguns quilômetros. Após a Fedaia você pode virar à esquerda para pegar a estrada diretamente entre Cernadoi e Arraba (com belas rampas) antes de virar em direção a Pordoi. Opcionalmente, você pode fazer uma viagem de ida e volta para o Falzarego Pass. (➜ Trilha GPS)

🇮🇹 Encontre todas as nossas viagens em ExcelenteMENTIRA e nossos passeios de bicicleta em nossa seção ◎ Uma bicicleta ◎! 🚴‍♂️

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros CICLOS DE REAÇÃO EM CADEIA ou DECATHLON ou EKOSPORT (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! 🙏

Você também pode estar interessado em estes posts relacionados:

desbp

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies