Belledonne Lacs Domenon 13 Lac Grand Domenon Blog outdoor Trace les Cimes

OS LAGOS DE DOMÈNON em Belledonne

Os lagos de Domènon (grandes e pequenos) são um pouco menos conhecidos do que outros em Belledonne e, no entanto, sofrem com a comparação. A trilha é variada e começa na mata e vai até o sopé de picos rochosos, passando por riachos e cachoeiras. Lá em cima, uma paisagem alpina recompensará o cansaço (e talvez até o íbex …).

Dificuldade: ★★☆☆☆

Elevação: 1015 metros
Distância: 7,5 km (só ida)

Dura̤̣o: Subida de 3 a 4 horas Рretorno de 2 a 3 horas

➜ Vá para Pré Raymond

Para chegar a Lac du Crozet, atravesse Campo então Mime-se (possível alternativa via Saint-Martin-d’Uriage). No cruzamento de Faures, suba na direção Rousset e seu passo então vai para o lago de La Freydière. Vire à esquerda para subir 4 maneiras Em seguida, pegue o caminho motorizado à esquerda que leva ao estacionamento Antes de Raymond e estacionar lá. Ponto de partida muito popular para excursões, prefira saídas de manhã cedo para sentar (especialmente nos fins de semana!). Caso contrário, volte para os 4 caminhos e se não …

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

O percurso começa entre as árvores do estacionamento e sobe por uma estrada florestal. A largada, sem ser difícil, coloca as coxas em ação com bastante rapidez. Depois de uma longa reta, surge uma série de linhas em zigue-zague, então o caminho se estabiliza em 1750 m. Gradualmente você sai da floresta e a vista se torna um pouco mais clara, especialmente à esquerda do Maciço de la Chartreuse. O caminho então alterna pequenas subidas e passagens terrestres que conduzem entre as rochas. Em seguida, nos aproximamos de uma pequena barra rochosa por meio de uma rampa. Pequeno inconveniente estético, uma grande tubulação que transporta água da barragem a jusante e que deve seguir algumas dezenas de metros antes de chegar ao vale Crozet Lake (mais detalhes em esta excursão)

Mais ou menos horas depois de deixar o estacionamento Pré Raymond, você chegará ao Lac du Crozet, a primeira recompensa do dia. A pequena projeção terrestre que serve de ângulo de visão para O cartão postal: o nível do lago das águas calmas da manhã, que destaca os relevos do Sr.assif de la Chartreuse Fundo. A trilha passa à esquerda e oferece outros pontos de vista notáveis. Abaixo, a cerca de 2.000 m, um promontório mostra toda a paisagem. O lago Crozet, portanto, surge na depressão de sua paisagem montanhosa.

A partir daí podemos continuar em Vallon du Mercier. O caminho é bastante horizontal e serpenteia por uma grande campina bucólica com lagoas e um riacho. Depois de cruzar esta última em uma ponte, o caminho se torna mais íngreme. No entanto, com uma linha de curvas largas em gancho, é possível escalar os gradientes de cem metros em intervalos regulares e, portanto, o Passe do Pra.

Localizado a 2.167 metros acima do nível do mar, é o ponto de encontro de muitas excursões a Belledonne. Tomando o caminho que leva a Refuge de la PraVocê pode ir aos lagos Claret, Longet, Bernard, David ou Merlat. Para nossa excursão aos lagos Domènon, devemos virar à esquerda e seguir para noroeste em direção à Croix de Belledonne. Em poucos passos você chega ao pé de uma primeira cachoeira o dispensador de água para os dois vales. O caminho sobe para a esquerda e chega a uma área maravilhosamente plana onde o riacho Domènon flui após uma segunda cachoeira.

O caminho continua para a esquerda (uma mania aqui!?!) E atravessa um pedregulho. Às vezes, você ainda tem que ir e voltar entre pedras grandes para criar uma sensação muito alpina. No entanto, não há dificuldades técnicas reais (você pode contatá-lo uma ou duas vezes aqui e ali). Em seguida, encontramos um caminho um pouco mais terreno que oferece uma visão direta da cachoeira, do lago Petit Domènon, do vale e do Dois pontos grandes Fundo.

3 horas após a saída do estacionamento Pré Raymond, chegaremos ao lago Petit Domènon (2355 m). Como o primeiro dos irmãos, ele foi alojado perto dos contrafortes da Grande Lance de Domène e da Grande Lauzière. O ambiente alpino é fantástico. No início de julho, algumas línguas de neve persistente lambem a água. Uma pequena ilha promissora também completa o apelo fotogênico.

O caminho vira à esquerda e em cerca de quinze minutos você chegará ao grande terreno plano do Lago Grand Domènon (2385 m). A paisagem é mais aberta e tem um panorama amplo desde Grande lança de Domène (2790 m) à esquerda, à direita o Pic du Grand Domènon (2802 m). Ao fundo, o Col de Freydane entre os Roches Rouges, o Pic Couttet (2764 m). Lá, também, a neve ainda está na água e só se passaram algumas semanas desde que derreteu …

Ao chegarmos, tivemos a agradável surpresa de nos deparar com vários íbexes que vieram matar a sede (inclusive um de poucos meses). Portanto, não posso resistir ao impulso de mostrá-los a você, na esperança de que você também tenha a chance de vê-los. Depois, tem que encontrar “um cantinho simpático†para fazer um lanche e apreciar a beleza da paisagem. Caso contrário, vire à esquerda e continue até a clássica Croix de Belledonne (2926 m), que está escondida atrás dela.