DESTINOS

O POINTE DE LA TERRASSE, Beaufortain Belvedere

A Pointe de la Terrasse é um pico Beaufortain relativamente desconhecido no maciço. No entanto, não é menos espetacular do que suas contrapartes ocidentais mais populares – muito pelo contrário. Na verdade, bem chamado, é um magnífico promontório com uma vista panorâmica de 360 ​​° de todos os Alpes do Norte com o Monte Branco em frente.

Dificuldade: ★★★☆☆

Elevação: 950 m (cumulativo)
Distância: 12 km ida e volta

Duração: Subida 3h – descida das 2h às 2h30

Interesse: ♥♥♥♥
Ãbex

Período: De junho a outubro

➜ Chegada em Cormet de Roselend

Você tem que cruzar Albertville Beaufortain em direção a entrarArêches, de Roselend Dam então viramos à esquerda (norte) Cormet de Roselend. Passe isso Mapa de Lai e continue por alguns quilômetros até Cormet de Roselend (cuidado com os ciclistas!). Se você está vindo da Tarentaise, é mais provável que atravesse o Vallon du Charbonnet des Échines acima de Bourg-Saint-Maurice até a ponta do Terrasse.

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

A excursão a La Pointe de la Terrasse começa em Cormet de Roselend no meio de Tarines, barracas que vendem carnes curadas e queijos. Também há ciclistas que se fotografam em frente ao letreiro para imortalizar o desempenho do dia. A rota segue um caminho repleto de algas, jacintos, falcões e um pouco de arnica para acelerar a jusante do Combe de la Neuva.

Depois de meia hora você chegará à mini cachoeira do córrego Neuva. Várias famílias vieram lá para um piquenique fuja da onda de calor abaixo e redescubra o frescor dos picos. Os coolers completam a gama de flores cromáticas neste ambiente agradável.

Leva apenas mais alguns metros para sair da multidão. A maioria das pessoas para por aí ou continua em depressão o Combe de la Neuva, direção Col du Grand Fond (rota clássica de GFK Tour du Beaufortain) Em ambos os lados, o Dent d’Arpine (2467m), o Aiguille du Grand Fond (2920m), o Pointe de Presset (2858m) e o Aiguille de la Nova (2893m).

Uma pequena subida para aquecer ligeiramente as coxas e chegar a um prato floral de arnica, genciana e orquídeas baunilha. O Monte Branco ao fundo já anuncia o esplendor da paisagem que está por vir. Depois desse aquecimento bucólico, nossa primeira rigidez está agora diante de nós. acesso a Balsa de Pralognan é bastante vertical e às vezes você precisa abaixar as mãos. O percurso não está muito bem sinalizado, mas continua bastante evidente com algum bom senso. Mire na gola selecionando as linhas em zigue-zague. Não estou dizendo isso para irritá-lo, mas porque acabamos de ver um casal se metendo em problemas sem motivo aparente.

Em seus 2537 metros, a visão muda devido às alturas do Vale Charbonnet fluindo em direção a Bourg-Saint-Maurice. Classicamente, chegamos aos lagos de Forclaz (pronuncia-se “tio“). Ao fundo, o Monte Pourri e as encostas do Resort Les Arcs. No fundo, o arquivoAiguille de la Grande Sassière à sua esquerda e à sua direita o Grande Casse e o Geleira Vanoise.

Vamos agora descobrir a última parte da subida para La Pointe de la Terrasse. Pouco debate educado sobre os pressupostos do caminho, comparando o mapa IGN com a realidade. “Ok aqui, ok. E aí a gente cruza assim, aí a gente sobe pra chegar lá …“O efeito óptico devido à perspectiva também nos faz duvidar visualmente da posição do cume. Esquerda ou direita?

© Olho de Edward /. Instagram 📷

À direita, ao sul, a montanha de o prato Pointe de Leisette com a Pointe de la Combe Neuve e Le Roignais (2995 metros). A seu pé podemos ver o Lago Esola, o mais baixo dos cinco Lagos Forclaz (Destino noturno de minha excursão de 3 dias para Beaufortain) Mas primeiro queríamos comer no terraço esta tarde neste lindo clima de verão.

O caminho, terreno depois rochoso, vira à esquerda para chegar a uma passagem sob a ponta de Pralognan. Uma primeira vista frontal do Mont Blanc pressagia o espetáculo visto do cume. Depois de deixar os homens, são as plantas que partimos para um cruzamento de pedra com o Eco Pasoliano. A vista sobre o vale e os picos opostos também é soberba.

No sopé da crista rochosa, um curto corredor sobe algumas dezenas de metros bastante íngreme. Nada complicado exceto pelo fato de que os seixos cedem um pouco. À primeira vista, vejo um jovem capricorniano casualmente muito mais confortável do que eu! Após uma pequena saliência, os últimos degraus conduzem-nos ao cume (2881 m). O topo é marcado apenas por uma pilha de pedras.

A Pointe de la Terrasse com um panorama de todos os Alpes do norte é apropriadamente chamada, de frente para o Monte Branco. Lá de cima temos uma vista magnífica de 360 ​​° no Maciço do Grand Paradis, a leste, o Maciço de Beaufortain ao sudoeste com Le Roignais, o Aiguille du Grand Fond e o Pointe de Presset. À distância, podemos ver o Monte Mirantin e o Região de Aravis com Mont Charvin, La Tournette e La Pointe Percée.

Para um lanche, dirigimos até o cume sul com uma visão profunda da Haute-Tarentaise: o Alpi Grée com a Aiguille de la Grande Sassière, a Maciço de Vanoise com Mont Pourri (3779 m), Grande Casse (3855 m), Glaciers de la Vanoise e de Gébroulaz. “Um pouco mais perto das estrelas” (ou pelo menos um pouco mais abaixo) podemos muito bem ver alguns abutres fazendo seus carniceiros redondos.

Mont Pourri © Olho de Edward

Fêmea de íbex abaixo do topo da ponta do terraço, paisagem dos Alpes Le Beaufortain Savoie

O retorno a Cormet de Roselend do topo da Pointe de la Terrasse, você segue o mesmo caminho. Não há alternativas, pelo menos em termos de duração (você pode ter outra coisa agendada para esta noite) ou exposição (a menos que você esteja usando um wingsuit). Como parte da travessia do Beaufortain, armamos nossa barraca às margens dos lagos Forclaz. Ao longo do caminho, encontraremos um cavalo e seu bebê.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Encontre todas as nossas dicas de montanha e caminhadas em Beaufortain em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou DECATHLON (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! ðŸ™

Você também pode estar interessado em estes posts relacionados:

desbp

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies