DESTINOS

O GRAND VEYMONT du Pas des Bachassons e o anel Pas de la Ville

Greater Vermont é o pináculo de Maciço do Vercors. O cume está localizado ao sul da crista rochosa e forma um magnífico mirante de 360 ​​° sobre as Terras Altas, Trièves, Dévoluy e Ecrins, com uma vista deslumbrante do Monte Aiguille a seus pés. Com um pouco de sorte, você pode até avistar íbex e abutres.

Dificuldade: ★★★☆☆

Elevação: 1200 m (1400 m cumulativos)
Distância: 18 km

Dura̤̣o: Subida 3h РDescida 3h

Interesse: ♥♥♥♥
Ibex – Marmota

Período: De junho a novembro

➜ Chegada em La Bâtie

De GrenoblePegue a A51 em direção a Sisteron (ou a D1075 via Vif). Em Monestier-de-Clermont, continue para o sul na D1075 e vire à direita por 10 km em direção a Saint-Michel-les-Portes. Atravesse a aldeia e continue na D8A que leva a La Bâtie. Estacione perto da igreja ou no final da aldeia em direção ao parque de estacionamento aventura.

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

No coração de La Bâtie, uma pequena estrada sobe e conduz a um caminho no campo. Os móveis já estão montados, o esplêndido Mont Aiguille quase nos acompanhará durante a excursão. À nossa frente, o cume do Grand Veymont e seu irmão mais novo em primeiro plano. Depois de cruzar o Ruisseau des Pellas (drenado), a trilha passa na sombra da floresta estadual de Petit Veymont.

Ironicamente (mas lógica topológica), deixamos a madeira para ficar nas pedras da floresta em pleno sol quando o caminho se torna mais íngreme Desfiladeiros de Serres e Maupa. No entanto, os atacadores evitam o superaquecimento. Com o Peyre Rouge à esquerda e o Rocher de Prayet à direita, este vale é verdadeiramente magnífico e o fará esquecer o aborrecimento (à direita começa um caminho para uma variante da subida do Grand Veymont via Pas du Fouillet ) . Depois de algumas últimas curvas, o caminho se torna plano e se transforma em uma espécie de mini canyon, onde alguns trechos de neve ainda resistem no início do verão.

2 horas após o início, chegamos ao verde Não Bachassons (1903 m). Então vamos entrar a reserva natural e em um universo completamente diferente. A vista totalmente desobstruída mostra os Hauts Plateaux du Vercors. O canteiro de flores está coberto de Flores da montanha (Anêmonas, trolls, dríades e … muitos edelvais!). Se olharmos para cima e para longe, descobrimos uma manada impressionante de íbex, situada abaixo do cume de Montaveilla.

Conclua a inversão de marcha em direção ao norte em direção a Les Aiguillettes com o cume do Grand Veymont à vista (à direita, o Petit Veymont pode ser tentador, mas provavelmente acrescentaria pelo menos 1 hora de caminhada para acabar com mais ou menos a mesma vista e pior). Este pequeno planalto bucólico ladeado por uma cabana permite recuperar as forças antes da subida final. Quando pensei comigo mesmo que este deveria ser um ótimo lugar para marmotas, na verdade vemos duas ao redor de suas tocas, reconstruindo sua gordura após o inverno.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Vista de baixo, esta subida é difícil, com uma diferença de altura de 300 metros, mas na realidade os muitos ziguezagues estão bem traçados e permitem subir sem muito esforço (desde que se mantenha regular). A subida é acompanhada por uma vista magnífica do Monte Aiguille e do planalto de Vercors. No topo de um gazebo rochoso, você pode respirar enquanto aprecia a paisagem de tirar o fôlego.

Em seguida, passaremos pelo lado oeste do Grand Veymont e, como direi, não estamos muito otimistas sobre o seu progresso. O caminho sobe gradativamente, mas a crista é uma série de precursores: cada vez que você pensa ter alcançado o cume, outro aparece atrás … depois de ter contornado a crista por 20 minutos (e vendo por baixo um jovem íbex, sim atingiu o topo do Grand Veymont (2341 m). Sua aparência é uma mistura da de Chamechaude com sua encosta gramada e seu vazio e aquele do Tamanho do ferro com seus abrigos de pedra. Tem muita gente, mas também tem espaço para encontrar o seu lugar sem pisar em você.

A vista do Grand Veymont é deslumbrante! A oeste, do Hauts Plateaux du Vercors até Trois Becs no Drôme. A leste, um panorama magnífico de Trièves com uma vista deslumbrante da Mont Aiguille aos nossos pés. No fundo, o Dévoluy com o Obiou e o Grand Ferrand, os Oisans com os maciços do Taillefer e o Boxe, a Rede Belledonne Atrás. Abaixo do Mont Blanc (provavelmente porque as nuvens esconderam a vista naquele dia).

A norte, a barra rochosa de Vercors, com perspectiva em linha recta com os picos de Pierre Blanche, Rocher de Séguret, Malaval, Rochers de la Peyrouse e Playnet, conduz aos picos de Grande Moucherolle (2284m) e Rochers des Deux Soeurs. No fundo, à distância, Grenoble e o Maciço do Chartreuse com La Grande Sure, Chamechaude, Dent de Crolles … Para saber o nome de cada pico circundante, recomendo usá-lo Café da manhã.

A descida segue a linha do cume com as imponentes falésias dos picos da face de Vercors. Sensível à vertigem, fique no caminho para não chegar muito perto da borda … 1/4 hora sob uma grande pilha de pedras (a não perder!) Indique a bifurcação à direita para evitar um rompimento, mas não – descidas perigosas (den Rods) são sempre bem-vindas a partir daqui). a Não fora da cidade (1925 m) está marcada com uma placa comemorativa dos combatentes da resistência mortos no local.

Nos passos da cidade (1721 m) um cruzamento leva de volta para Gresse-en-Vercors à esquerda. Vire à direita para voltar sob as falésias do Grand Veymont, passe a Fontaine du Veymont Pre Jacquet e a Costa de Quinquambaye. Um pouco antes a cabana VeymontSaia do caminho por um caminho que vira à direita no meio do mato até chegar a um desfiladeiro com os últimos 200 metros de desnível. No entanto, esse caminho um tanto doce é suavizado por uma vasta gama de cascos de Vênus. Acima, um último ponto de vista em Trièves com o Mont Aiguille, a face leste do Grand Veymont e as paredes de Vercors.

Em seguida, desça para a floresta de Thiolache. Siga as placas e indicações verde-amareladas (não faça como fizemos, levando uma caneta muito alto para a direita para fazer um desvio em um caminho antigo). Atravesse o Ravin du Barri e o Ravin des Chalanches antes de entrar na trilha agrícola no início, depois para La Bâtie. Um último olhar para eles Mont Aiguille, desta vez ainda mais bonita do que esta manhã com sua ensolarada face norte.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Encontre todas as nossas dicas de montanha e bons programas de caminhadas no Vercors em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou DECATHLON (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! ðŸ™

Você também pode estar interessado em estes posts relacionados:

desbp

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies