DESTINOS

Montanhismo: pequena travessia da Barre des Ecrins

La Barre des Ecrins não é apenas o ponto mais alto do maciço, mas também um pico emblemático. Se procura um percurso importante, uma aventura sem muitos riscos ou desafios físicos, o Corridor de la Barre Noire e o entroncamento este-oeste da Barre des Ecrins esperam por si.

É um maciço selvagem e grandioso, protegido pelos regulamentos do parque nacional e, portanto, nenhum teleférico polui seus picos. O teleférico Meije é talvez o único ponto de viragem, mas não vamos voltar a este debate. As cimeiras estão, portanto, distantes e exigem vontade e coragem para trilhar os caminhos que as conduzem. Pela minha parte, fiz esta corrida no início de junho de 2020 e não houve muita neve durante a temporada o que inviabilizou muitas pistas ou em condições mais difíceis.

Dificuldade: ★★★☆☆
(Montanhismo AD, compromisso 3, misto 2)

Altura +: cerca de 2230 m (dificuldade 650 m)
Distância: 24 km de ida e volta acumulados
9,6 km (J1) + 14,5 km (J2)

Duração: 4 horas (RE1) + 16 horas (RE2)

Um itinerário essencial em condições não pode ser recusado

Já faz um tempo que não quero escalar a Barre des Ecrins. Eu já tinha feito alguns picos na área e ela me ligou. Eu estava no meio de uma temporada que começou bem com alguns cânions da Tête Sainte Marguerite e as cachoeiras do Vallée du Diable. Portanto, era natural que, no início de junho, você me dissesse que estava na hora. As condições climáticas da primavera derreteram a neve em grandes altitudes um pouco mais do que o normal para a temporada. Portanto, tivemos que enfrentar a neve, presente, mas esparsa. O jeito normal ele estava em boa forma, mas queria uma corrida maior. Ainda havia neve demais para o pilar sul e as rotas de escalada. Por esta razão, nós e um amigo decidimos tomar o couloir de la Barre Noire, seguido pela crista leste da Barre des Ecrins. Esta corrida é completa: gelo, rocha, esqui e exige um bom conhecimento de si, das montanhas e das técnicas.

Não economize no conforto com o acampamento

O canal Barre Noire é uma grande encosta de neve de 45/50 ° com mais de 300 m de altitude. Pode haver gelo no local já em julho, então estamos planejando picaretas técnicas de gelo. A proteção lá é difícil e sabemos que é preciso ter cuidado com os escorregões. A crista oriental da barra começa com um corredor para chegar à crista. Esta é a parte mais difícil da travessia. Esperamos que este corredor esteja em boas condições. Precisamos, portanto, de alguns equipamentos para nos proteger: um conjunto de cabos, correias e um pequeno conjunto de falcões. A descida é pelo caminho normal do cume oeste, o mais fácil, mas requer um rapel de 25m. Então, vamos pegar uma corda com múltiplas etiquetas de 50 metros.

Estamos saindo da detenção e os abrigos não são vigiados. Sabemos que muitos escaladores como nós estão nas montanhas e dormem em abrigos. Não queremos ficar presos nos dormitórios e decidimos fazê-lo faça um acampamento. Existem vários lugares onde acampamentos são possíveis entre o prado de Madame Carle e o cume. Aqui estão as 3 opções mais clássicas:
▪︎ nos prados de Refúgio Glacier Blanc
▪︎ diretamente acima do arquivo Refúgio Ecrin
▪︎ no Glacier Blanc, a aproximadamente 3160 e 3180 m de altitude na margem esquerda

Este último raramente é usado porque a noite em uma geleira requer equipamentos, mas nos permite economizar facilmente uma hora na abordagem. Decidimos armar nossa barraca lá.

O acampamento na geleira está congelando!

Depois de encher os bolsos, coloque os esquis e tranque o carro: estamos no caminho que leva à Barre des Ecrins. A trilha é larga e fácil até o Refugium du Glacier Blanc, um pouco mais abaixo (mais detalhes na rota desde Caminhe até o sopé da geleira branca) Recentemente comprei um saco leve de 45 litros. É leve, mas quando carregado serra meus braços e o joga para frente e para trás a cada passo. Finalmente nos aproximamos da geleira. Colocamos os esquis depois de colocar os sapatos de escalada sob as pedras. Respeitoso de Guia do Parque Nacional EcrinsNão queremos alimentar marmotas, que têm uma tendência irritante de confundir sapatos de alpinista com queijo.

Subida para o acampamento

Após 4 horas de escalada, chegamos ao local do acampamento. Subimos na neve perto das rochas e armamos a barraca. Felizmente, algumas pedras permitem-nos substituir as nossas sardinhas que não duram nesta neve amolecida pelo sol. Ainda temos que derreter a neve para obter água durante a noite e no dia seguinte. Além da dor nas costas no aumento, não tenho muito o que comer. Nota para mim: leve uma bolsa maior para os bivaques e, acima de tudo, uma bolsa confortável. Antes de dormir, vamos rever as contas: a janela de bom tempo termina às 15h. Demora 3 horas para escalar o couloir de la Barre Noire e chegar ao topo. Obviamente, temos alguma margem de manobra. Defino o alarme para as 2 da manhã.

Como na montanha você sempre tem que escolher entre conforto e peso, levei um colchão inflável leve para dormir. Resultado: não durmo à noite porque sinto o frio invadir meu edredom e minha manta de sobrevivência. Felizmente existem, caso contrário, eu teria comido piccardina de lasanha. Nota para mim: você tem um bom recorde durante todo o ano para um acampamento em uma geleira.

O corredor de Barre Noire ao amanhecer

Saímos do saco-cama às 2 da manhã e tomamos um pequeno-almoço quente para encontrar a motivação para enfrentar o frio que nos espera lá fora. Vamos amarrados e forçamos o ritmo para aquecer. A noite está escura e graças ao GPS e ao barômetro encontramos o final do couloir de la Barre Noire. Substituímos nossos esquis por crampons e colocamos os esquis nos sacos.

Amanhecer no corredor Barre Noire

Precisamos fazer um nome para nós mesmos neste corredor. A neve não desgasta muito bem e às vezes neva até o meio da coxa. A parte superior do corredor tem 3 metros de comprimento no gelo. Continuamos na corda bamba e deixamos o Lesão de Ecrins sem incidentes. São 6:00, ainda temos que terminar toda a travessia.

Vista da interseção leste-oeste da Barre des Ecrins

O cume leste da Barre des Ecrins

Alcançar o cume é mais difícil do que o esperado. A falta de neve entre o ferimento e o ataque nos retarda enormemente. O gelo é visível em vários lugares, obrigando-nos a puxar pedaços com apenas quatro pinos. Dois outros teriam permitido que eles passassem confortavelmente. É uma perda de tempo ser forçado a mudar nosso progresso. O mau estado da neve obriga-nos a caminhar entre as pedras soltas e a morder os grampos no gelo podre. Estamos trabalhando um pouco para sair dessa etapa delicada.

Uma vez no cume, o caminho é mais evidente e a proteção mais fácil de ser colocada. Finalmente chegamos ao telhado dos Ecrins e abraçamos a cruz que há muito nos observa. No almoço desta tarde, temos algumas sementes que um gole de Génépi vai ajudar. Ainda temos que descer os 2.230 metros que nos separam do carro.

o topo da Barre des Ecrins

A crista oeste e a descida para Pré de Madame Carle

A descida é bastante evidente, os grampos das cordas, em uso desde 1864, deixaram marcas nas rochas. A neve ainda é difícil e requer cautela. Uma correia em um spoiler com um link rápido nos engana e tentamos lembrar o lugar errado. A chamada das lesões de Lory é evidente e sólida na presença dos Pitons. 25 metros abaixo, estamos na rua normal da catedral na altura da violação do Lory. Finalmente podemos retirar os esquis que flutuam em nossa bolsa por 6 horas. Felizmente, a canção infantil é bem elaborada e nós a pulamos com prazer. Vários técnicos de corda prepararam a descida. Basta seguir os passos desse slalom gigante entre seracs e fendas. O azul dos blocos de gelo e o negro do abismo da geleira se fundem com os raios de sol que rompem as nuvens. É maravilhoso!

A neve é ​​macia no fundo da geleira. Você tem que empurrar as barras para chegar ao acampamento. Acima de nós, as nuvens alcançam o topo da Barre des Ecrins. Eu olho para o meu relógio: são três horas. Dobramos nosso equipamento, nossa colcha, nosso prato … Voltando a colocar a barraca, percebi que tínhamos esquecido de comer os dois ovos cozidos que havíamos preparado ontem. Hmm !!! É um verdadeiro prazer. Com a barriga cheia e as malas dobradas, dirigimo-nos primeiro para o fim do glaciar. Espátula no bolso, colocamos os tênis que tínhamos deixado embaixo das pedras. A estrada é agradável, mas longa. Finalmente chegamos ao carro por volta das 18:00.

Descida na geleira branca

Este pico que tanto me fez sonhar, um empenho e várias dificuldades no percurso, paisagens deslumbrantes, um ambiente de alta montanha … tudo isto faz desta prova uma experiência inesquecível. Recomendo para quem já tem preparação para montanhismo nível AD ou superior, mas não está acostumado a caminhadas tão longas (16 horas). A principal dificuldade está no comprimento. Vá em frente e beije a cruz por mim.