DESTINOS

Mont JOIGNY e Pointe de la Gorgeat em loop

O Mont Joigny está localizado na entrada do Maciço de la Chartreuse. Caminhada fácil por Chambéry, pode ser feita em família e em qualquer época do ano (desde que você esteja equipado para andar na neve). A rota circular para a Pointe de la Gorgeat oferece vistas interessantes, especialmente sobre o majestoso Mont Granier.

Pico da montanha: Mont Joigny (1556 m)
+ Pointe de la Gorgeat (1486 m)
Sólido: Chartreuse (Savoy)

Partida: Col du Granier (1133 m)

Dificuldade: ★★☆☆☆

Elevação: cerca de 500 m (cumulativo)
Distância: 7,5 km (loop)

Duração: 2-3 horas de ciclo

➜ Encontro no Col du Granier

• • De Chambéry (30 min), saia na interseção do centro da cidade com a Jacob-Bellecombette. A estrada D912 passa por Montagnole e depois pelo túnel Pas de la Fosse (interseção com uma alternativa para Saint-Baldoph). Depois de uma série de curvas fechadas às vezes apertadas (cuidado com os ciclistas), você chega ao Col du Granier e seu restaurante.
• • De ChapareillanPegue a D285 via La Palud, depois a D285a até o passe.
• • Do Maciço de la ChartreusePasse Saint-Pierre-d’Entremont e siga pela D912 via Épernay em direção a Chambéry.

Estacione no estacionamento Col du Granier, recentemente construído em comprimento, alguns metros abaixo, no lado Chartreuse.
✔︎ Nós também podemos de ônibus para Col du Granier ➞ Em formação

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

A trilha de caminhada (ou trilha da floresta) começa no Col du Granier. No nível de Ravines (1196 m) um primeiro cruzamento leva diretamente ao Mont Joigny. Para lhe dar a minha opinião pessoal, esta subida seca é absolutamente desinteressante (vegetação rasteira) e bastante íngreme. Enfrentamos a escalada com frieza, sem aquecer as pernas ou levantar delicadamente o cardio. Portanto, recomendo que você faça a rota circular pela Pointe de la Gorgeat (sobre a qual gostaria de aprender mais aqui). Para fazer isso, siga o caminho que leva a uma clareira grande e maravilhosamente pontilhada Flores na primavera. Ao fundo, a magnífica face norte da Granier complete o cartão postal.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Se continuarmos no caminho plano, chegaremos a um enorme prado onde foi construído os celeiros de joigny, uma pequena vila alegre com alguns chalés charmosos. Apesar da mudança, os proprietários devem ficar felizes em ter uma segunda casa em tal ambiente. Muitas famílias vieram aqui para fazer um piquenique na grama. Crianças enlouquecem em um ar de Carrie Ingalls. Apesar de tudo, estes campos são privados e ocupados por agricultores, que vão deliciar-se com os queijos que produzem.

Depois das casas, o percurso começa na vegetação rasteira em uma trilha de caminhada. Oscila entre o mais e o menos inclinado, mas sempre à sombra das árvores. Além disso, o solo pode ser muito lamacento e, portanto, escorregadio em tempo chuvoso. Em outras palavras, ele passa em algum lugar nas lajes de rocha uma amonite petrificada (aparentemente cerca de 50cm) que esqueci de procurar. Próxima vez ! Cerca de 30 minutos depois de Les Granges, você chega ao Col de la Gorgeat (1438m), um cruzamento com o Mont Joigny.

Se continuarmos por alguns minutos chegaremos lá Pointe de la Gorgeat (1486 m). Este pequeno promontório serve de mirante ao norte do vale Chartreuse e do Entremont-le-Vieux. Ao norte, você pode ver o Lac du Bourget e o Lac du Bourget através de uma brecha nas árvores Dente felino. Duas trilhas para caminhadas também passam pela Pointe de la Lentille.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Agora, para chegar ao topo do Mont Joigny, você terá que retornar ao Col de la Gorgeat indicado acima. Um caminho então vai para a esquerda e sobe um caminho bastante largo. Depois de alguns minutos você chega à única “dificuldade” do percurso: 50 metros de uma pequena queda acentuada (mas na verdade bastante normal para uma excursão clássica). Portanto, será necessário, no seu próprio ritmo, prestar atenção às pessoas menos habituadas. Também fica um pouco complicado andar com sapatos de neve em Mont Joigny no inverno. Sem força de vontade, é melhor retirá-los para plantar bem os sapatos na neve.

Depois de mais alguns passos, você chegará ao cume do Mont Joigny, com 1.556 metros de altura. A vista para o sul está praticamente desobstruída. Esta varanda no Maciço do Chartreuse mostra um panorama do Mont Granier à esquerda, o Pinet (se o tempo estiver claro, vemos o Grand Pic de Belledonne emergir), à distância o Lances de Malissard, o Dent de Crolles, Chamechaude, o Grand Som, o Grande Of Obviamente, subimos em Outheran. À direita, o posto avançado Savoy e o início de Bugey.

O percurso circular segue a serra por um caminho que alterna entre bosques e clareiras verâtres. Poucos minutos depois, nós o alcançamos segundo ponto de vista do Mont Joigny (1553 m), desta vez aberto para o nordeste. Podemos, portanto, observar a parte sul do Massa de construção com Margériaz, Mont Colombier, Mont Trélod, Pointe d’Arcalod, Pointe de la Galoppaz, Tapin … e à direita o Combe de Savoie, o Grande Arco com a cadeia Lauzière e ao norte de Mulheres lindas. Fundo, La Tournette, Mont Blanc e alguns destaques do Beaufortain e alguns Vanoise.

Depois de aproveitar este último ponto de vista, continuamos o nosso caminho Debonair na vegetação rasteira em direção ao caminho Pointe de la Borneée (sem acesso rastreável e sem particular interesse em relação a outros). O que se segue é uma descida longa e bastante íngreme que não recomendei no início deste guia. É provável que você encontre algumas pessoas que suam. Para me agradecer por seu bom conselho, você pode solicitá-lo Blog de caminhadas o que você sugere! 3/4 horas após o cume do Monte Joigny você chega a Chemin des Ravines, o primeiro cruzamento na saída. Se você não tem pressa em voltar para o carro, pode desfrutar de uma última vista do Mont Granier durante a segunda parte do dia.

Encontre todas as nossas dicas de montanha e bons programas de caminhadas em Chartreuse em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou EKOSPORT (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! ðŸ™

Você também pode estar interessado em estes posts relacionados:

desbp

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies