DESTINOS

MONT CLAPIER no Refúgio de Nice

Localizado a mais de 3.000 metros ao sul dos Alpes, o Monte Clapier é uma trilha variada, das plantas aos minerais (seu nome significa etimologia).grande entulho“), Através de lindos lagos de montanha. Você pode parar um pouco no Refúgio de Nice. Em qualquer caso, o cume oferece um magnífico panorama de 360 ​​° sobre todo o Mercantour, Itália e o mar.

Dificuldade: ★★★☆☆
((★★★★☆ com o fator de distância)

Elevação: A 1350 m
Distância: 8 km ida

Duração: 4 a 5 horas ida

Como chegar a Pont du Countet

Calcule 1h30 de Nice. Mas não importa por onde comecemos, a ideia é entrar neste Vale Vésubiede preferência do sul (Plan-du-Var). O M2565 atravessa os desfiladeiros magníficos por 30 minutos, passa por Saint-Jean la Rivière e Lantosque. Um pouco antes Roquebilliere (esquerda) Mantenha-se à direita para escalar as curvas da vila apropriadamente nomeadas Belvedere. Em seguida, siga o Chemin de Saint-Blaise M171 em Vale Gordolasque Até o fim da estrada.

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

Duas trilhas para caminhadas são possíveis a partir da Pont du Countet. A escolha, no entanto, está longe de ser difícil, pois consiste em seguir o Gordolasque tanto pela margem direita como pela esquerda. Experimente o mais estimulante na subida, os outros voltam e contam nos comentários de qual você mais gostou.

Então, quando você deixa o Vallon de l’Autier pelo lado direito, há uma pequena rigidez nas panturrilhas. Os velhos a chamavam Parede italiana (A fronteira não é longe …). Com esforço, a visão da cachoeira à esquerda quase zombou da testa perolada. Após esta etapa, aos 2.000 metros, você pode recuperar o fôlego em uma pequena saliência. Não muito, porque uma nova costa mais curta e suave está surgindo no horizonte. O seguinte é um longo apartamento o bar.

Após 1h30 / 2h de caminhada da Pont du Countet, você chegará ao Mad Lake. O horizonte se alarga um pouco. Em seguida, o refúgio de Nice aparece e atrás dele o destino Mont Clapier. Há ainda um longo caminho a percorrer! À nossa frente, Mont Rond é chamado … Mont Rond … O caminho terrestre nos leva a Christophes …

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Também chamado Refúgio “Victor de Cessole”Esta é, portanto, uma boa desculpa para fazer uma pausa na subida e observar nossa rota de subida, pelo menos a parte mais óbvia já que o resto está escondido. A ideia de dormir ali na véspera e assim dividir o tempo da excursão entre dois não é absurda (é necessário fazer reserva, mesmo que seja só para comer). Além disso, comparando as fotos, você tem. Chegamos à noite para partir na manhã seguinte. Em qualquer caso, não há dúvida de que uma surpresa surpreendente na volta será bem-vinda. A vista do terraço sobre o Lac de la Fous é magnífica.

A trilha começa bem no sopé do Refúgio de Nice na mini ponte. A subida até Vallon de Pagari é um pouco íngreme, mas os ziguezagues são perfeitos para diminuir o cansaço e o aquecimento gradual. Cada passo oferece uma visão cada vez mais evocativa da planície de Fous e seu lago, do refúgio, do Mont Colomb, Mont Ponset … Em menos de uma hora você pode chegar ao nível de ambos. Lagos Mont Clapier, alimentado por mais algumas manchas de neve teimosa em agosto. Sua cor verde esmeralda nos obriga a pensar, o último momento de frescor antes de chegar o sapo nas pedras, sabemos.

É, portanto, uma caminhada com uma boa visão de um deserto rochoso. Se houver alguns advertências (a priori …) para apaziguar esta escolha, todo o percurso é feito visualmente, comparando a leitura do mapa com a do terreno embelezado com uma pitada de bom senso. A ideia é escalar alguns vales (bons se possível) seguindo o caminho do ski touring (não debaixo dos nossos pés no mapa, claro! Quando mandarem olhar para cima …)

Às vezes você tem que ousar enfrentar uma “fraqueza” em uma crista rochosa que às vezes requer a ajuda de suas mãos. A partir daí, a última parte da subida do Mont Clapier não revela seu nome (nada a ver com coelhos, um celeiro em occitano significa “pilha de pedras” e hoje acima de tudo um grande ou pequeno entulho Quebrado) Portanto, a caminhada é mais difícil. Os ziguezagues são mais ou menos marcados no lado oeste, mas os degraus são irregulares e afundam sob nosso peso de lastro ou balançam sobre pedras instáveis.

3045 metros, aqui estamos! A vista do Mont Clapier é absolutamente fantástica !! O panorama de 360 ​​° sobre todo o Mercantour! Nós babamos na final, mas estamos servidos! Do lado francês, seu olhar vagueia por uma paisagem de tirar o fôlego. A oeste, o Lago Long fica ao pé de uma cadeia alpina de Pas de Pagari, Cime de Malédie e Cime de Gélas (3143m). Mais ao sul, o Monte Siamês Ponset (2828 m) e o Monte Neiglier (2786 m), o Mont du Grand Capelet (2935 m) e o lendário Monte Bego (2872 m), meta do 4º dia de nossa excursão no Mercantour. E, bastante incomum para mim, o Mediterrâneo como pano de fundo (o que me muda do Mont Blanc!).

Ao norte (mais um metro e estamos na Itália, mas também algumas centenas de metros abaixo!) Uma vista deslumbrante de um vale profundo com o Lago Bianco e alguns campos de neve e muitos picos italianos (incluindo o Monte ArgenteraO pico local mais alto, elevando-se a 3.297 m acima do nível do mar, e à distância em sua posição usual de nuvem, o ícone Monte Viso3897 m acima do nível do mar).

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Encontre todas as nossas dicas de montanha e bons programas de caminhadas em Mercantour em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou DECATHLON (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! ðŸ™

Você também pode estar interessado em estes posts relacionados:

desbp

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies