28.9 C
Terça-feira, Julho 27, 2021

Buy now

La ROCHE PARSTIRE, terraço no Roselendsee

La Roche Parstire é uma excursão obrigatória em Beaufortain, um clássico passeio em família. O acesso ao cume é bastante fácil, com pequenos gradientes, e ainda oferece uma vista magnífica do Lago Roselend e do Monte Branco.

Dificuldade: ★★☆☆☆

Elevação: 450 m (cumulativo)
Distância: 2 km ida (volta de 8 km)

Duração: 1 a 2 horas de escalada (3 a 4 horas por anel)

Interesse: ♥♥♥♥

Período: De abril a novembro
(possível no inverno com raquetes de neve e alpinismo de esqui)

➜ Encontro no Col du Pré

Albertville (Espere 1 hora), entre no maciço Beaufortain do D925 que sobe o Gorges du Doron. Em Beaufort é possível atravessar a barragem Roselend, mas o caminho mais curto é virar à direita no sentido de Arêches. Na entrada de Le Praz, vire à esquerda e suba as curvas fechadas para o Col du Pré. O estacionamento fica à esquerda na curva.

De Bourg-Saint-Maurice, Desça até o lago pelo Cormet de Roselend e atravesse a barragem. Continue na estrada e saia dos vários estacionamentos laterais para chegar ao Col du Pré (tenha cuidado, dada a popularidade da excursão, ela satura rapidamente).

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

Você conseguiu encontrar um lugar? Muito melhor! O início da excursão a La Roche Parstire é em frente ao estacionamento. Atravesse a rua e assista ao desfile de carros (às vezes parece que está na cidade!) Para chegar às placas. O percurso normal começa à esquerda na vegetação rasteira. Os primeiros passos permitirão que você se aqueça silenciosamente com algumas subidas crescentes à sombra das árvores.

Cerca de dez minutos depois, saímos do bosque para chegar à encruzilhada The Chavonnes (1796 m). Em seguida, viramos à esquerda para obter uma primeira visão clara do Lago Roselend e do Mont Blanc ao fundo. O esforço é hiper-lucrativo! Em seguida, cruzamos um gramado adornado com decorações Flores da montanha e alguns arbustos. O acostamento seguinte permite um amplo panorama da paisagem e uma vista aérea do vale dos Arêches e do Grande Monte do outro lado.

Então, uma primeira subida bastante íngreme leva a uma planície alpina. Tarines posa em um cenário de montanhas para um cartão postal digno de um anúncio de chocolate ao leite. A propósito, quando você falar sobre isso, preste atenção também por onde está caminhando. O solo é decomposto com “macio e ainda assim derretendo”. Aliás, nunca deixamos de ver a bela paisagem circundante.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Após esta curta pausa no país, enfrentamos a única “dificuldade” real desta excursão à Roche Parstire. O cume pode ser alcançado com uma subida bastante íngreme (50 metros de altitude), que, no entanto, pode ser facilmente engolida em zigue-zague. Além disso, evite cortar os caminhos marcados para limitar o impacto do homem no prado alpino.

Então você atinge uma linha de cume e no final, falsa esperança, você não está no topo. Afinal, não estamos longe de qualquer maneira: mais alguns metros até o topo da Roche Parstire (2109m), ou mais ou menos 1h30 depois de sair do estacionamento. Quando você chegar para um lanche, pode sentar-se na encosta fácil e fazer um piquenique na grama e apreciar o panorama de 360 ​​°! Felizmente, apesar da presença, há muito espaço para todos.

No lado leste encontramos a vista que tínhamos desde o início, mas desta vez com um panorama que mostra toda Roselendsee e seus arredores sem quaisquer obstáculos. Da esquerda para a direita a Montagne d’Outray e os Rochers des Enclaves, as Aiguilles de la Pennaz, o Roc du Vent e sua magnífica via ferrata, a Crêtes des Gittes atrás dela, a Aiguille du Grand Fond (o pico mais alto do Maciço de Beaufortain, 2889 m), a mítica Pierra Menta acima do Lago d’Amour. Obviamente, ao fundo, o Mont Blanc e à direita as Grandes Aiguilles, a Pointe des Ouillons e a Pointe de Léchaud no eixo do Cormet de Roselend.

No lado oeste, a vista mergulha abruptamente no vale de Arêches, mas sem avistar o lago Saint-Guérin. Ao fundo, o Grand Mont, a Pointe du Dard e a rede Pic de la Grande Journée no Mont Mirantin. Mais à direita, ao norte, o Estação Saisies e ao fundo La Tournette e uma visão completa do Região de Aravis, de Mont Charvin a Pointe Percée. Para saber o nome de cada pico circundante, recomendo o app Café da manhã.

De lá, cabe a você voltar para o carro seguindo exatamente o mesmo trajeto, cerca de 4 km no total. No entanto, existem vários circuitos no Roche Parstire. Para fazer isso, você precisa continuar para o sul e saudar a linha do cume enquanto admira a vista. Pequenas descidas em suaves colinas, chegamos ao referido cruzamento Pedra (2051 m). A partir daí é possível escorregar um pouco Passage de la Charmette voltar para o lado oeste (rota laranja no mapa acima).

De minha parte, preferi ficar com a vista do Lago Roselend e do Monte Branco, voltando ao caminho navegável (mesmo que não seja o caminho mais sugestivo que eu proponho). O caminho serpenteia ligeiramente inclinado em direção à paisagem, que pode então ser facilmente contemplado. Aqui e ali, ao redor dos chalés alpinos, encontramos rebanhos de vacas pastando, engajadas na cultura (agrícola) local! A cerca de 1800 metros acima do nível do mar você sai do caminho por um caminho em uma última grande curva e vai encontrar o caminho da escalada na mata. Pior ainda, se você perder, sem problema, você chegará ao estacionamento Combordin onde terá que caminhar pela estrada Col du Pré.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Encontre todas as nossas dicas de montanha e caminhadas em Beaufortain em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou EKOSPORT (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! ðŸ™

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui