28.9 C
Terça-feira, Julho 27, 2021

Buy now

La Pointe de CHAURIONDE e o Parc du Mouton: 2 rotas partindo de Tamié

A irmã mais nova de La Sambuy, Pointe de la Chaurionde, é uma chupeta com drapeados estéticos. Se eu cume é um ponto de vista privilegiado para admirar a barra rochosa de Arcalod e o Lago Annecy. Existem vários percursos pedestres que partem da vegetação rasteira antes de chegar às pastagens de montanha. Apresento aqui as duas rotas clássicas de Albertville: ao Chalet du Drison da Abadia de Tamié ou ao Col du Haut du Four do Col de Tamié (opção pelo Parc du Mouton). Cabe a você escolher o seu roteiro e saber que o passeio é possível.

Pico da montanha: Pointe de Chaurionde (2173 m)

Sólido: Bauges (Savoy)

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

VIAGENS PRINCIPAIS ((Clique em)

Partida: Abadia de Tamié (905 m)

Elevação: A 1270 m
Distância: 7 km ida

➜ Vá para a abadia de Tamié

De AnnecyCaminhe na D1508 ao longo do lago em direção a Albertville. Cruza Sévrier, Saint-Jorioz, Duingt … e entra em Faverges. Na aldeia, tome a direção de Seythenex e pouco antes do Col de Tamié siga a indicação à direita para Abbaye de Tamié. Estacione no estacionamento em frente à loja.

AlbertvillePasse pelo Mercure para chegar ao Col de Tamié e desça em direção a Annecy. Algumas centenas de metros depois, siga pela estrada à esquerda que dá acesso ao parque de estacionamento Abbaye.
Mesmo de ChambéryTome a direção de Albertville, mas suba Frontenex para Col de Tamié e atravesse Tournon e Verrens-Arvey.

Do estacionamento, continue a pé ao longo da rua e no auge daAbadia de TamiéVários caminhos começam aqui e ali sem especificar exatamente Pointe de la Chaurionde. Devemos, portanto, nos esforçar para alcançar objetivos intermediários: o Drison. Na verdade, a floresta Tamié é atravessada por inúmeras trilhas e trilhas para caminhadas. Todos podem seguir o que quiserem, mas tome cuidado para ficar no vale. O que eu tiro começa à direita de um grande totem e é chamado Trilha dos Gigantes. Se eu nome vem do fato de que é cravejado de esculturas em madeira, a primeira das quais é um … coelho caprichoso.

Foi só depois que percebemos que a trilha não estava mais em boas condições e era transitável. Na minha caminhada em maio de 2020, havia várias árvores na trilha (desculpe, não tirei nenhuma foto …). Se você tiver informações atualizadas, inclua-as na parte inferior dos comentários. Eles são úteis para todos. Em todo caso, isso é necessário várias vezes para cortar os javalis à direita tentando, por intuição e dedução, cair para trás em um pedaço de caminho demarcado ou, às vezes, em uma estrada na floresta. Não há dúvida de que a faixa “mais oficial” de GRP maciço do edifício É detido pelo Black Combe. A cerca de 1400 m, encontramos um bom caminho que leva a uma entrada de automóveis.

Da floresta você pode ver o vale Barden com a Pointe de Chaurionde, a crista rochosa da Pointe de la Sambuy e o Chalet de la Bouchasse, que vimos um pouco antes. Em seguida, seguimos o caminho da varanda geralmente horizontal. Se você está lendo este guia para uma caminhada com raquetes de neve (ou possivelmente um passeio de esqui), preste atenção na inclinação à esquerda: o terreno, devastado por inúmeros rios, está exposto a avalanches. O nome Chaurionde provavelmente deriva deste lugar porque é composto por Não. (“Gramado rígido”) e Rionde (“Rotonda”), com a qual este salgueiro circular é identificado neste vale (cf. Livro de Jean-Philippe Buord)

Duas horas depois de deixar a Abadia de Tamié, chegamos ao Chalet du Drison (1639 m), uma cabana supervisionada por um pastor no pasto, mas aberta sem vigilância no resto do ano. Os caminhantes descansaram na sombra e comeram seus lanches enquanto apreciavam a vista. Atrás do Col du Drison, acessível em cerca de dez minutos.

Partida: Sob o passo de Tamié (816 m)

Elevação: A 1350 m
Distância: 5,5 km ida

➜ Passe sob o Col de Tamié

AlbertvilleTome a direção de Gilly-sur-Isère, depois Merkur, mas atravesse Plancherine. Suba as curvas fechadas na passagem de Tamié. O estacionamento inicial fica à esquerda sob as árvores em uma das últimas curvas fechadas (vire à direita).

De AnnecyCaminhe na D1508 ao longo do lago em direção a Albertville. Cruza Sévrier, Saint-Jorioz, Duingt … e entra em Faverges. Na aldeia, tome a direção de Seythenex e passe a passagem de Tamié. Em seguida, estacione no parque de estacionamento à direita, que se encontra na 3ª curva do passe (depois de uma longa recta).

Começamos a excursão seguindo a estrada que leva ao oeste. O aquecimento é fácil porque o caminho é um longo declive suave à sombra das árvores. Uma última casa Cartão de cervo e chegamos mais generosamente na floresta. Depois de cruzar a corrente do Propraz, o primeiro suor começa a escorrer na testa. A partir de 1100 m, a diferença de altura aumentou devido a uma estrada de terra cada vez mais íngreme.

Após cerca de 1h30 do estacionamento você deixa a mata em um caminho plano para chegar ao Col du Haut du Four (1519 m). A vista torna-se um pouco mais interessante: em frente ao Mont de la Coche e à esquerda alguns chalés instalados no prado. À direita, vemos o destino, a Pointe de Chaurionde. Uma placa indica os diferentes percursos pedestres que partem do Col du Haut du Four e o nosso segue para a direita. A trilha continua por entre as árvores e segue a linha do ombro antes de seguir para o norte em direção ao Col du Drison.

Prêmio: a cerca de 1640 m oferece um cruzamento à direita Possibilidade de ir ao Parc du Mouton (Linha da Borgonha no mapa acima, foto abaixo). Minha humilde opinião é que se você for a Pointe de Chaurionde, poupe forças para reservar este anzol para a volta quando seus bezerros lhe disserem.

Chegamos então à parte inferior (1756 m) de uma linha que liga o Parc du Mouton (à direita no caminho de volta?), À la Pointe de Chaurionde. A nordeste abre-se um belo panorama com a ponta do Sambuy, o vale com o chalé Drison logo abaixo, a cadeia do Belle Étoile e o Dent de Cons, depois o do Aravis com o Monte Charvin e Étale e já Mont Blanc.

Continuamos para o oeste no meio Flores da montanha (esféricas, trolls, anêmonas alpinas …) com vista para a crista rochosa da Pointe de la Sambuy e, a seus pés, sobre a rocha desabada. Observe que é possível chegar ao cume da Pointe de Chaurionde caminhando dolorosamente na crista sul (à esquerda na foto). O principal perigo é que as pedras sejam instáveis.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

No lado sudoeste, a vista se estende sobre o vale com os chalés du Haut du Four e o Reserva Nacional de Caça e Caça Coutarse (Muitos muflões vivem aqui). Mas acima de tudo é que Mont Pécloz e suas listras impressionantes que fascinam. Em seguida, o cume da Pointe de Chaurionde aparece com a diferença de altitude de 417 metros que falta superar. A caminhada começa lentamente antes de ficar mais rígida. Mesmo assim, os ziguezagues permitem um passeio tranquilo. Cerca de 1 hora após a passagem, alcançamos o pico de 2.173 metros de altura da Pointe de Chaurionde.

Afinal, nenhuma cruz marca o topo, pois há apenas algumas ruínas no terreno. Em frente ao pico rochoso de a ponta do SambuyIsso apenas impede a integridade de um panorama de 360 ​​°. Então começa o chauvinismo, os olhos são atraídos diretamente para o lagoAnnecy limitado por Mont Veyrier, les Dents de Lanfon e La Tournette.

O lado oeste varre a paisagem como um todo Massa de construção à esquerda, o Pécloz, o Dent d’Arclusaz, o mais próximo Mont de la Coche. Ao fundo você pode ver a Pointe de la Galoppaz, Mont Colombier, Le Margeriaz e em tempo seco também o Maciço de la Chartreuse. A noroeste, o Trélod passa ligeiramente pela Montagne du Charbon, pelo Roc des BÅ“ufs e pelo Semnoz.

Em primeiro plano a imagemArcalod, ponto mais alto dos Bauges em 2217 metros. Chaurionde Point é um ótimo ponto de partida para explorar a trilha de caminhada vertical até o cume. Você pode ver no canto inferior esquerdo Chalet d’Orgeval e seu caminho que vem em nossa direção (outra possibilidade de chegar à ponta de Chaurionde a partir de Col d’Orgeval)

Norte, Bornes-Aravis incluindo o Pic de Jallouvre e Mont Charvin. “Logo abaixo de nós”, a Chaîne de la Belle Étoile e o Dent de Cons com o Mont Blanc ao fundo. Mais a leste, Albertville e o Maciço de Beaufortain com o Roche Pourrie, o Pic de la Grande Journée, o Grand Mont, o Pierra Menta e o Aiguille du Grand Fond. Basicamente (se não estiver muito nublado como aqui) que Maciço de Vanoise com o Mont Pourri, Grande Casse, os glaciares Vanoise, Aiguille de Péclet … A sudeste, o Grand Arc, depois o Mont Bellacha e o Grand Pic de la Lauzière e finalmente o Aiguilles d’Arves e o norte deles Rede Belledonne.

Quando descemos do topo, podemos adicionar um último pequeno doce visual. No Col du Drison, você pode seguir em frente para chegar ao Parc du Mouton (1859m) em 10 minutos. Não há nada de especial sobre este “cume” em si, mas oferece uma vista aérea definitiva de Albertville. o grande arco, o Combe de Savoie … e um pouco mais adiante, na ponta de Chaurionde, que acabamos de escalar.

Aqui temos que decidir: para onde ir? Como na maioria das vezes, você pode recomeçar no mesmo caminho que percorreu na subida. Se você começou na abadia de Tamié, você pode mudar no chalé Drison descendo ao longo do caminho na margem esquerda do riacho Bard (você o atravessa a 1100 m). Caso contrário (o que eu fiz), faça um passeio de 8 milhas do outro lado que passa no Col du Haut du Four (ou seja, no caminho amarelo descrito acima). No entanto, isso exige que você dirija dois carros e deixe um em cada estacionamento.

os chalés do Col du Haut du Four

Encontre todas as nossas dicas de montanha e bons programas de caminhadas em Bauges em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou EKOSPORT (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! ðŸ™

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui