DESTINOS

Cruze o refúgio aos pés da GELEIRA BRANCA

O maciço de Ecrins é sinônimo de altas montanhas com picos íngremes. Mesmo assim, algumas de suas maravilhas como o Glacier Blanc são acessíveis. O percurso pedestre que atravessa o refúgio com o mesmo nome permite chegar ao pé da língua através de um magnífico caminho de varanda.

Dificuldade: ★★★☆☆

Elevação: cerca de 1050 m (cumulativo)
Distância: 12 km ida e volta

Duração: subida das 2h30 às 3h30
(1h30 às 2h30 no Refuge du Glacier Blanc)

➜ Vá para o gramado de Madame Carle

De Grenoble ou Chambéry, Atravesse Briancon (através dos passes Lautaret ou Galibier ou do túnel Fréjus). Em seguida, siga a direção de Gap e pegue a estrada D4 para chegar a Les Vigneaux.
Do sul, siga a direção de diferença em seguida, Briançon ao longo do lago Serre-Ponçon. De Argentière-la-Bessée, pegue a D994e para entrar no vale do Gyronde.

Então de qualquer maneira, cruze o Vigneaux, Vallouise então Ailefroide e seu acampamento de cada lado. No fundo do vale, continue em uma estrada sinuosa para chegar ao estacionamento Madame Carles Meadow. O acesso é aparentemente pago (2 €) mas em agosto de 2020 não era assim … (e você? Não hesite em compartilhar suas datas nos comentários abaixo)

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

Do estacionamento (enorme!) Somos surpreendidos pelas imensas montanhas que nos cercam, Mont Pelvoux (3946m), Pic de la Grande Sagne (3660m) e Pointe des Arcas (3479m). A caminhada até o Glaciar Blanc começa com um caminho largo e inclinado que leva a uma ponte sobre o Glaciar Noir. Em seguida, a trilha se torna mais íngreme, mas as longas linhas em zigue-zague reduzem o esforço necessário. Para além da escadaria, a perspectiva oferece um panorama cada vez mais evocativo com o vale do Pré de Madame Carle de um lado e o Glaciar Negro do outro, o Pic Coolidge (3775 m) e a face sul da Barre degli Ecrins.

O caminho contorna os relevos de Serre Soubeyran e atinge uma saliência rochosa a 2.269 metros. Em seguida, descobrimos uma vista magnífica de um amplo vale que testemunha desesperadamente o recuo do Glaciar Blanc. Muitos caminhantes nas trilhas e / ou retornos já fazem uma boa parada ao pousar na beira do córrego. É verdade que você já sente um ar gostoso, um pouco mais fresco, o que é bom.

Depois, para chegar ao refúgio glaciar, é preciso descer um pouco nas lajes para cruzar o riacho da ponte (bem, recomendo …). O caminho segue então ao longo de uma parede com alguns degraus em pedras irregulares (cuidado quando está molhado, pois foi instalado um corrimão). Alternam-se caminhos em seixos e passagens ligeiramente acidentadas em rochas (sempre equipados com cabo de emergência). À medida que a visão da Geleira Branca se aproxima cada vez mais contra o pano de fundo de cachoeiras, a impressão do majestoso Monte Pelvoux ao fundo é mais impressionante.

Chegamos então a uma pequena saliência onde o Refúgio Tuckett 1886 um traço vivo dos primórdios do montanhismo e o desvendar de sua história dentro dele. Uma “última” subida curta em um caminho largo que termina com uma passagem em grandes degraus na rocha, e você chega ao Refúgio Glacier Blanc, cerca de 2 horas após deixar o Pré de Madame Carle. O promontório de 2550m de altura no qual foi instalado oferece uma vista deslumbrante do Mont Pelvoux oposto. Você pode então admirar a geleira suspensa e, à direita, a extensão da cadeia com o Pic Sans Nom (3913 m) e o Ailefroide (3827 m). Por outro lado, também podemos usar o “Rocha de ovelha“, Moldado pelo movimento Glacier Blanc por milhares de anos e agora expandido …

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Se você deseja passar uma noite lá ou fazer uma caminhada de um dia, o Refuge du Glacier Blanc pode ser um destino em si. Mas se você tem curiosidade e energia, recomendo fortemente que vá um pouco nessa direção. Refúgio Ecrin. O caminho começa atrás da construção em lajes previamente alisadas pelo glaciar e segue por um largo caminho feito de pedras empilhadas no lado da morena. O caminho da varanda é muito menos complicado do que as poucas etapas encontradas anteriormente e oferece uma panorama magnífico da geleira branca.

Em um determinado ponto, uma placa indica que o resto da rota “reservado para escaladoresEntão, sim, mas não, vou explicar para você: sim, em números absolutos, porque leva até lá uma caminhada na geleira. No entanto, você ainda pode passar pela placa, contanto que permaneça na trilha. Depois de um tempo, na curva do glaciar, é evidente que não se pode continuar sem equipamentos especiais (arnês, corda, capacete …). Resta desfrutar das maravilhosas paisagens da natureza. À nossa frente, a ponta do Grande Sagne (3660 m), então uma longa perspectiva se abre no Glaciar Blanc, ao fundo a cúpula e o Barre des Ecrins, o ponto mais alto do maciço (4102 m).

Encontre todas as nossas dicas de montanha e caminhadas nos Altos Alpes em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou DECATHLON (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! ðŸ™

Você também pode estar interessado em estes posts relacionados:

desbp

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies