28.9 C
Terça-feira, Julho 27, 2021

Buy now

CIRQUE DES ÉVETTES e LAC DU GRAND MÉAN

O Cirque des Évettes é uma das pequenas joias ao pé do Savoy, no fim do mundo no fim da Haute Maurienne. Num ambiente humilde, é preciso saber procurá-lo, discretamente escondido atrás do majestoso Albaron e por uma passagem. Mas uma vez no mapa de Les Évettes, é uma paisagem magnífica que se apresenta ao olhar, um pequeno Éden com lagos, riachos, glaciares, cascatas e flores da montanha!

Dificuldade: ★★★☆☆
(Chaminé do desfiladeiro de Reculaz ★★★★☆)

Elevação: 950 m (cumulativo)
Distância: 13 km

Dura̤̣o: 3 horas de subida Р2 horas de descida

âžœ Chegada em L’Écot

Reserve 2 horas de carro de Chambéry ou Albertville. Entre no vale do Maurienne com a autoestrada A43 em direção a Saint-Jean-de-Maurienne é Turin até Modane. Continue na D1006, depois de Termignon, Lanslebourg-Mont-Cenis, Bessans. Na saída de Bonneval-sur-ArcNo povoado de Tralenta, não suba em direção ao Col de l’Iseran, mas siga em frente em uma curva fechada em direção a The Ecot. Um grande estacionamento está localizado a 4 km de distância Ponte Saint Clair.

A escolha do caminho

Para a excursão ao Cirque des Évettes existe dois caminhos possíveis de Pont Saint-Clair: para o Gorges de Reculaz ou o Col des Évettes (GRP Grand Tour de Haute-Maurienne). O primeiro é um pouco mais curto, mas mais exposto; O segundo, mais simples, segue um caminho de varanda. Para mim, decidi subir o desfiladeiro porque as passagens com fio são mais fáceis de subir do que descer e o retorno da passagem é mais silencioso. Depois disso, é uma questão de gosto e o ciclo não é obrigatório.

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

O início do percurso é no final do estacionamento. Ele avança até o riacho Reculaz e depois sobe para entrar no desfiladeiro de mesmo nome. O caminho então se enrijece e o primeiro calor corporal começa. Os muitos mirtilos ao longo do caminho fornecem uma doçura revigorante. Se você não é propenso a vertigens, tenha uma visão panorâmica ousando dar uma olhada nas águas turbulentas abaixo.

A passagem delicada então é a próxima etapa. Um sinal de alerta avisa sobre dificuldades, principalmente quando chove. É Trace uma ferida com um cordão. Se não nos sentirmos confortáveis ​​quando chegar a hora de colocar as mãos, posso entender que algo pode vazar. Mas fora isso, é fácil se você tiver um pouco de experiência em Crapahute. Além disso, a passagem fica a poucos metros de distância. Vou deixar você julgar com base nas fotos tiradas. Depois dessa primeira etapa, a mais difícil, a segunda é feita com o cutucão no nariz.

1h30 depois de deixar o estacionamento Écot, você chegará ao bairro Cirque des Évettes. O panorama desenrola-se graças a uma colina rochosa (2514 m) que domina ligeiramente a planície. O céu se expande diante de nossos olhos : os picos íngremes (Ouille du Midi, 3042 m; Pic Regaud, 3232 m: Petite Ciamarella, 3534 m …), o glaciar Evettes, a planície relvada onde serpenteiam vários riachos. Disse a mim mesma que no início da temporada tinha que ser ainda mais exuberante com os restos da neve e os canteiros de flores! É aqui que a percepção humana do tempo deixa de dar lugar à natureza, lenta e continuamente.

Curiosidade local 5 minutos, fotogênica Ponte romana Qualquer pedra (e algum concreto contemporâneo) faz com que você atravesse o pesado riacho. Bem ao lado dela, a cachoeira Reculaz deságua no vazio. Dependendo do ângulo do sol, você pode ter a sorte de ver um arco-íris aparecer na névoa. No entanto, o desejo de tirar uma boa foto não deve impedi-lo de prestar atenção ao equilíbrio em pedras molhadas.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Você pode caminhar no gramado do Cirque des Évettes, mas para mim o gerente da casa Com a avó annaEle me aconselhou fortemente em Bessans a ir ao Lac du Grand Méan. Além de suas palavras inspiradoras, fui convencido pelas fotos de seu guia de caminhadas, que me lembraram de minha paixão islandesa. Jokulsarlon. Devido à altitude (2.850 m) e à ainda provável cobertura de neve, só estará acessível no mês de julho.

Para acessar o lago Grand Méan, é necessário cruzar a ponte romana e caminhar cem metros ao longo da parede mineral. Um monte de pedras marca o cruzamento e uma placa indica que deve subir a encosta rochosa. O caminho meio terra e meio pedregoso leva ao sopé do Monte Séti uma rota do Belvédère ao Cirque des Évettes. No centro do mapa, o lago turquesa de Évettes aparece como uma pérola no meio de seu ambiente montanhoso.

Após uma hora e 350 metros de altitude, chegamos à beira do lago glacial. Como sempre é Show fúnebre do iceberg na área da geleira desaparecida inspira tanto prazer estético quanto um sentimento de desolação diante do progresso do planeta. Vamos pelo menos   a paisagem, que nossos filhos dificilmente verão, pelo menos desta forma.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Depois do chá no lago (se preocupe na mochila dele uma roupa quente ou um anorak), um pequeno passeio digestivo ao longo das margens para mimar os olhos. A geleira Grand Méan parece brilhar graças às passagens de luz e aos caprichos das nuvens. Ao fundo, a Pointe du Grand Méan (3222m), a Ouille de la Gura (3395m) e a Pointe Fansecetti (3425m) dão-lhe vontade de arnês e grampos …

Com o céu nublado e a tempestade à espreita, é hora de voltar (antes era o golpe fatal). Descida pelo mesmo caminho sobre a ponte romana em direção a o Refuge des Évettes. Se desde meados de setembro sem atendimento e a torneira já estava seca, não deixa de ser verdade que a sua localização é ideal para desfrutar pela última vez do panorama do Cirque des Évettes.

Então, A descida na “rota normal” do Col des Évettes é simples (embora longuette) de um caminho de varanda com vista para o vale Haute-Maurienne. Em sua cavidade está aquele Fraction L’Ecot e nas alturas os picos de Pointe de Méan Martin (3330 m) à esquerda em frente ao Ouille Noire (3355 m) e à direita Levanna Occidentale (3589 m) e as fontes do arco. Várias curvas em zigue-zague, às vezes no meio das vacas, e você chegará ao estacionamento inicial 1 hora depois do Refuge des Évettes.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Encontre todas as nossas dicas de montanha e caminhadas na Maurienne em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou DECATHLON (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! ðŸ™

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui