DESTINOS

CHALETES e COL D’ORGEVAL

O Col d’Orgeval é uma das caminhadas clássicas no Massif des Bauges. Se a partida for bastante brutal, a paisagem alpina recompensa o cansaço na chegada ao Chalets d’Orgeval, ao pé da Pointe d’Arcalod. Se você pressionar o passe de mesmo nome, descobrirá uma bela vista de La Tournette e da Chaîne des Aravis.

Dificuldade: ★★☆☆☆

Elevação: A 750 m
Distância: 5 km ida (circuito de 11 km)

Duração: Subida de 1h30 a 2h30 (descida de 1h a 2h)

Interesse: ♥♥♥♥

Período: De abril a novembro
(possível no inverno com raquetes de neve e alpinismo de esqui)

➜ Encontre-se no estacionamento Nant Fourchu

â— De Chambéry ou AlbertvilleEntre no maciço de Bauges via Col du Frêne via Saint-Pierre d’Albigny, depois atravesse Sainte-Reine …
â— De Aix-les-BainsPegue Grésy-sur-Aix, cruze Cusy, Lescheraines e depois Le Châtelard …
â— De AnnecyDependendo se você atravessa Viuz-la-Chiesaz, Allèves ou pegue o Col de Leschaux de Sévrier. Em ambos os casos, você passará por Lescheraines e depois por Le Châtelard …

Então, De qualquer forma, vai até a escola e no centro da vila, pegue a vertical em direção a Carlet e dirija até o final da vila Vale Bellevaux Se você cruzar Nant Fourchu várias vezes, estacione no último estacionamento.

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

Uma placa no estacionamento indica que você está entrando Reserva natural de Haut-Chéran com informações e instruções sobre como conservar a flora e a fauna silvestres. A excursão começa com a continuação da estrada asfaltada. Depois de algumas centenas de metros, há um cruzamento à esquerda. Podemos, portanto, continuar no caminho, mas o mais direto e o mais “excursionista” é aquele Chemin du Gros Fayard (mas os dois se encontram um pouco mais alto). E agora, desde o início, subirá bastante íngreme em um caminho de campo / cascalho. Teremos o maior prazer em apreciar os poucos afloramentos rochosos que relaxam aqui e ali, bem como a sombra das árvores.

Após cerca de 30 minutos, você chegará a um portal alpino. Em seguida, deixamos a floresta para olhar para um prado com um primeiro chalé. Depois de alguns passos, certifique-se de olhar para trás – temos uma excelente vista da face nordeste do Pecloz com suas impressionantes trilhas características. Eu explico isso com uma garra de Godzilla, mas os geólogos têm outra opinião (Bem, afinal, se você conhece a lenda de Dente felinoPosso não ser tão louco …).

Mais adiante chegamos à entrada de automóveis (que não pegamos abaixo). Neste cruzamento, continue logicamente para a esquerda e depois de algumas curvas a Pointe d’Arcalod aparece à vista. A trilha atravessa prados no meio da montanha. A paisagem montanhosa merece um cartão-postal de um prado florido, Tarines (“Oi meninas“) E chalés. Tudo cercado de montanhas. Céus azuis e algumas nuvens aperfeiçoam a vista pitoresca.

Após 1 hora e 1 hora e 30 caminhando do estacionamento Nant Fourchu, chegamos ao Chalets d’Orgeval (1603 m). São 4 edifícios, um dos quais serve de ponto de refresco e suficiente para saciar uma pequena fome (tábuas de cortar a 5 €, omeletes a 6 €, bebidas de 2 a 4 €). Mesmo que você não tenha vontade de consumir, vale a pena dar uma olhada por dentro, pois seu suco tradicional ainda tem muito espaço. O antigo celeiro serve de refúgio (por exemplo, para uma noite nas montanhas com a família ou durante uma caminhada para os Bauges).

Mas já pode desfrutar do magnífico cenário com o Pécloz (2197m) e o Armenaz (2158m) a sul, a Pointe de Chaurionde (2173m) a este e o Arcalod a oeste. No verão você também encontrará “Natureza do líderCom uma camisa verde neon. Equipados com telescópio e binóculos, eles convidam os caminhantes a observá-los e informá-los sobre o ambiente (em particular qualquer camurça escondida nos mastros).

Continue para o norte, passe por uma cruz de madeira e atravesse as rochas que emergem de velhos escombros. Um descanso gramado leve e 1 / 4h após os chalés você chega ao Col d’Orgeval (1732 m). A vista cai sobre o Vallon de Saint-Ruph com a ponta de Velan (1766 m) em primeiro plano, La Tournette (2351 m), o Monte Charvin (2409 m) e apontando para a direita O sambuy (2198 m). Você pode chegar ao cruzamento a partir daqui Pointe de Chaurionde a leste de Seythenex e contorne o Arcalod através do Col de Chérel. Mas a excursão mais tentadora do Col d’Orgeval é esta Pointe d’Arcalod, o pico mais alto do maciço de Bauges (2217 m).

Claro, para voltar de carro você tem que descer no Chalés d’Orgeval (mas você certamente adivinhou porque é de onde você vem!) Ou, se você ainda tem um pouco nas panturrilhas, faça o tour Chaurionde. Caso contrário, uma pequena alternativa, só para variar um pouco, é possível fazer um mini crochê. Para fazer isso, você deve seguir a linha do cume que leva a um dente pequeno e sem nome (1873 m) que você segue para a direita.

Depois de um prado florido Debonair, chegamos ao pé doArcalod. Ao contrário do que se diz, pode não ser onde você vê melhor, mas da próxima vez vai lhe dar um gostinho da verticalidade. Em seguida, contornamos a saliência para descer até o belo vale do Banc Ferrand antes de mergulhar direto nos Chalets d’Orgeval. A trilha às vezes se transforma em um escorregador terreno (postes são bem-vindos aqui!). Uma pequena pausa para refrigerante é muito apreciada antes de retornar ao estacionamento. Na verdade, quanto maior a escolha, mais o caminho segue o mesmo caminho da subida. Se ele se sentir confortável com os chamados de alerta da marmota no início do dia, será mais demorado e doloroso. Tenha cuidado para não puxar os tornozelos ao rolar sobre o rolo (bastões também são bem-vindos). Chegada ao estacionamento dos Chalets d’Orgeval em cerca de uma hora.