DESTINOS

BELLE ÉTOILE e ROC ROUGE em um loop

Na base da cordilheira Aravis, a Belle Étoile e o Dent de Cons formam uma barreira natural entre Albertville e o Lago Annecy. É uma cimeira acessível porque é rápida e tecnicamente fácil. Ideal para uma caminhada em família ou para se reerguer na primavera. Além disso, também oferece um belo panorama de 360 ​​°.

dificuldade :: ★★☆☆☆
(Cavalo burro ★★★★)

Elevação: A 750 m
(Loop: 900 md + cumulativo)
Distância: 3 km ida
(Anel: 9 km)

Duração :: H 1h30 (loop: ≃ 4h)

Interesse: ♥♥♥♥

Período: De abril a novembro

Chegada ao Col de Tamié

+ De AnnecyCaminhe ao longo do lago na D1508 em direção a Albertville. Cruza Sévrier, Saint-Jorioz, Duingt … e entra em Faverges. Na aldeia, tome a direção do Col de Tamié e passe a Abbaye de Tamié.

+ De AlbertvillePasse pelo Frontenex para subir ao Col de Tamié e desça até Annecy. Antes de Faverges, vire à esquerda para passar pela aldeia de Seythenex. Suba nas serpentinas do D112 e estacione no estacionamento da área de esqui ao pé do teleférico.

Chegou ao Col de Tamié em ambos os casos (908 m), direção Fort de Tamié, continue em direção a Collet de Tamié, passe o vilarejo de La Ramaz para chegar lá Estacionamento “Les Teppes”. Se estiver inacessível, estacione em La Ramaz (um quarto de hora a pé).

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

O começo está fora de questão, Teppes. Uma grande placa indica as várias trilhas de caminhada da Belle Étoile (a nossa aqui se chama “Chemin des Crêtes”). Certifique-se de escolher o caminho certo primeiro, já que vários partem do mesmo ponto (esquerda, direita, frente … não vamos bater nos primeiros 5 metros, vamos?) O caminho serpenteia através da vegetação rasteira de Floresta Chevron onde galhos e cascas cobrem a estrada de terra. Às vezes, há uma visão aqui e ali através de um buraco nas árvoresAbadia de Tamié é O sambuy. Chegado em um acostamento a uma altitude de cerca de 1500 m, encontramos o caminho que sobe de Plan du Languot (outra possível trilha de caminhada). Em seguida, algumas curvas fechadas levam a um ponto de vista a leste, que fica oculto desde o início.

Mais alguns passos e depois de cerca de uma hora de caminhada chegamos lá Cruz de Perillet (1710 metros), o cume do cume da Belle Étoile. O panorama mostra uma vasta paisagem que se estende desde o maciço do Monte Branco, no noroeste, até a parte leste do maciço. Massa de construção. No leste de Albertville, o Maciço de Beaufortain e a Grande Arco (2.484 metros).

Para chegar ao primeiro destino do dia, o trajeto segue a linha do cume em uma estrada de terra. Talvez para uma caminhada pequena, grande, você terá que abaixar a mão para se ajudar … Mais ou menos 1 hora e 30 após a partida você chegará ao topo da Belle Étoile e seus 1.841 metros acima do nível do mar. Uma cruz, idêntica à do Périllet, e uma mesa de orientação dão as boas-vindas ao andador (muito prático para quem não tem o aplicativo Café da manhã)

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Enquanto até então a escalada era feita quase exclusivamente na floresta uma vista panorâmica de 360 ​​° vem (finalmente) para recompensar e justificar o esforço. No oeste é aquele Massa de construção com o Mont Pécloz, a Pointe d’Arcalod, a Pointe de la Sambuy, o Roc des Boeufs, Faverges e o Lac d ‘Annecy, La Tournette, ainda majestoso (foto acima).

A norte, o miradouro aumentou de altura em relação à Croix de Périllet e podemos agora ver o Dent de Cons (2063m), o pico mais alto da montanha. No fundo, o arquivo Região de Aravis com o Monte Charvin. A leste encontramos o panorama com o maciço do Mont Blanc, Albertville, ao pé da Maciço de Beaufortain com o Monte Mirantin, o Pic de la Grande Journée, o Grand Mont e o Maciço de Vanoise com o Grande Casse e a geleira Vanoise. Ao sul está o Grande Arco e a parte norte do Rede Belledonne. O Combe de Savoie, atravessado pelo Isère, leva ao panorama Maciço do Chartreuse.

É possível regressar ao parque de estacionamento em cerca de 1 hora pelo mesmo percurso ou, para variar, o Plan de Languot ou o Forêt de Tamié. Agora que (finalmente!) Abrimos o horizonte, podemos muito bem usá-lo! O resto da caminhada até a Belle Étoile permite um passeio pela passagem de Alpettaz. Este divertido percurso segue a linha do cume com alguns trechos um pouco expostos ao vazio.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Ele desliga suavemente, mas se você estiver muito (muito!) Propenso a tonturas, convém evitá-lo. Mesmo em caso de chuva! Se necessário, a reversão é certamente possível. A trilha vai de um lado a outro da serra. Alguns degraus são equipados com cabos e escadas, mas raramente são longos. ((dificuldade :: ★★★☆☆)

Este é o verdadeiro obstáculo possível o cavalo do burro ((dificuldade :: ★★★★) Esta delicada etapa consiste em contornar um gendarme, ainda feroz face à gravidade, que desce cerca de dez metros em terreno pedregoso. Este é equipado com uma escada, um cabo e um relé (dois parafusos com engates rápidos) para eventualmente acomodar as pessoas menos confortáveis ​​(nem mesmo motivo de preocupação. O cabo é adequado. Se está habituado a este tipo de passagem).

Então, após uma descida sob os bucólicos postes de eletricidade, você alcança o Alpettaz Pass (“Alpette“) E seu chalé. Se você tiver bezerros suficientes ou tempo suficiente, você pode chegar a Dent de Cons em +/- 2 horas só de ida. Se você tiver menos, mas estiver curioso, um anexo ao Roc Rouge (também chamado de” la Négresse “) é recomendado para a vista final da Bassin de l’Albervillois e dos picos circundantes (não o farei de novo). a lista …) As coxas continuam a ser utilizadas com uma subida final de 140 metros de descida vertical que endurece gradualmente (1 / 4h) Uma cruz, semelhante às anteriores, indica a altura de 1720 metros.O retorno ao passo de Alpettaz segue o mesmo caminho.

Retorno do chalé Périllet

Mais uma vez você pode voltar da mesma forma que subiu. A maneira mais fácil e rápida, no entanto, é a rota Northwest Slope, que é a Floresta de Pontvert. Se não houver dificuldades em si, pode haver ainda alguns pontos nevados na primavera neste Ubac. No entanto, a passagem de um desfiladeiro destruído é muito doloroso após um deslizamento de terra. Então chegamos a Chalé de Périllet então o caminho é um pouco longo no final. 1h30 após o cume do Roc Rouge chegará ao tapete, Teppes.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Encontre todas as nossas dicas de montanha e bons programas de caminhadas em Bauges em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou DECATHLON (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! 🙏

Você também pode estar interessado em estes posts relacionados:

desbp

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies