Randonnee Bauges Arcalod 0 sommet Trace Les Cimes

ARCALOD, as vistas mais bonitas dos Bauges!

A Pointe d’Arcalod é o ponto mais alto dos Bauges com uma altura de 2217 metros. Mas, na minha opinião, é também o pico mais bonito, com uma vista completa de todo o maciço e um panorama de 360 ​​° de tirar o fôlego. Além disso, é conquistado com uma parte final bastante íngreme, onde você terá que se arrastar para chegar ao topo.

Dificuldade: ★★★★☆

Elevação: 1200 metros
Distância: 7 km de ida e volta (loop de 13 km)

Duração: Subida de 2 a 3 horas (descida de 1h30 a 3 horas)

Interesse: ♥♥♥♥

Período: De junho a outubro

➜ Encontre-se no estacionamento Nant Fourchu

â— De Chambéry ou AlbertvilleEntre no maciço de Bauges via Col du Frêne via Saint-Pierre d’Albigny, depois atravesse Sainte-Reine …
â— De Aix-les-BainsPegue Grésy-sur-Aix, cruze Cusy, Lescheraines e depois Le Châtelard …
â— De AnnecyDependendo se você atravessa Viuz-la-Chiesaz, Allèves ou pegue o Col de Leschaux de Sévrier. Em ambos os casos, você passará por Lescheraines e depois por Le Châtelard …

Então, De qualquer forma, vai até a escola e no centro da vila, pegue a vertical em direção a Carlet e dirija até o final da vila Vale Bellevaux Se você cruzar Nant Fourchu várias vezes, estacione no último estacionamento.

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

Uma placa no estacionamento indica que você está entrando Reserva natural de Haut-Chéran com informações e instruções sobre como conservar a flora e a fauna silvestres. A excursão começa com a continuação da estrada asfaltada. Depois de algumas centenas de metros, há um cruzamento à esquerda. Podemos, portanto, continuar no caminho, mas o mais direto e o mais “excursionista” é aquele Chemin du Gros Fayard (mas os dois se encontram um pouco mais alto). E agora, desde o início, subirá bastante íngreme em um caminho de campo / cascalho. Teremos o maior prazer em apreciar os poucos afloramentos rochosos que relaxam aqui e ali, bem como a sombra das árvores. Após cerca de 30 minutos, você chegará a um portal alpino. Em seguida, deixamos a floresta para olhar para um prado com um primeiro chalé. Depois de alguns passos, certifique-se de olhar para trás – temos uma excelente vista da face nordeste do Pecloz com suas impressionantes trilhas características. Eu explico isso com uma garra de Godzilla, mas os geólogos têm outra opinião (Bem, afinal, se você conhece a lenda de Dente felinoPosso não ser tão louco …).

Mais adiante chegamos à entrada de automóveis (que não pegamos abaixo). Neste cruzamento, continue logicamente para a esquerda e depois de algumas curvas a Pointe d’Arcalod aparece à vista. A trilha atravessa prados no meio da montanha. A paisagem montanhosa merece um cartão-postal de um prado florido, Tarines (“Oi meninas“) E chalés. Tudo cercado de montanhas. Céus azuis e algumas nuvens aperfeiçoam a vista pitoresca.

Após 1 hora e 1 hora e 30 caminhando do estacionamento Nant Fourchu, chegamos ao Chalets d’Orgeval (informações mais detalhadas sobre esta excursão) São 4 edifícios, um dos quais serve como ponto de descanso e é suficiente para matar a fome. Mesmo que você não tenha vontade de consumir, vale a pena dar uma olhada por dentro, pois seu suco tradicional ainda tem muito espaço. O antigo celeiro serve de refúgio (por exemplo, para uma noite nas montanhas com a família ou durante uma caminhada para os Bauges). Mas já pode desfrutar do magnífico cenário com Pécloz e Armenaz a sul, a Pointe de Chaurionde a este e Arcalod a oeste. No verão você também encontrará “Natureza do líderCom uma camisa verde neon. Equipados com telescópio e binóculos, eles convidam os caminhantes a observá-los e informá-los sobre o ambiente (em particular qualquer camurça escondida nos mastros).

Continue para o norte, passe por uma cruz de madeira e atravesse as rochas que emergem de velhos escombros. Um leve descanso gramado e 1 / 4h após os chalés chegamos ao Col d’Orgeval (1732 m). A vista se estende sobre o Vallon de Saint-Ruph com a Pointe de Velan (1766m) em primeiro plano. La Tournette (2351 m), o Monte Charvin (2409 m) e apontando para a direita O sambuy (2198 m). Você pode chegar ao cruzamento a partir daqui Pointe de Chaurionde a leste de Seythenex e contorne o Arcalod através do Col de Chérel.

Do Col d’Orgeval, vire à esquerda (ou seja, oeste). Atravessamos um prado Debonair, que floresce lindamente na direção de um pequeno dente sem nome (1873m). Em seguida, continue à direita antes de chegar ao sopé do Arcalod. Pronto, pronto, estaremos em apuros. Porque até agora essa era a parte de andar. Se você conseguir ver melhor na base da parede, também poderá ver melhor a queda na base da barra de pedra! E você tem que montar! O fogo vai! A trilha começa “lentamente”, mas certamente com algumas curvas fechadas em uma encosta gramada.

Então a subida fica cada vez mais rochosa e você tem que abaixar as mãos. Quando vemos a grande placa inclinada de longe, podemos nos fazer a seguinte pergunta:mas para onde está indo? !?! “. Então tentei responder por você com a foto abaixo. O caminho para o cume de Arcalod caminhada alternativa e caminhada e de fato é bastante lógico no campo. O percurso segue os “pontos fracos†da montanha (odeio essa frase, tão antropocêntrica) para cruzar saliências e saliências e subir alguns recortes rochosos.

Mas devemos ter cuidado para não nos deixar levar por um possível “bom senso”. O trajeto está marcado com pequenos pontos amarelos pintado sobre as pedras (devemos admitir que é ainda mais eficaz do que o que Petit Poucet fez …). Portanto, a subida às vezes pode parecer uma espécie de caça ao tesouro, porque nem todos são supervisíveis. No final de certas passagens é possível pegar alguns rastros falsos (esta curva parecia um caminho muito bom, mas “óbvio”!). Em vez de uma soma de palavras com uma interpretação perigosa, deixo-vos algumas fotos. Um pequeno aviso / confiança, o Arcalod está cheio de Edelweiss !! Nunca tive tantos na mesma montanha! Um, dois … ou mesmo quatro, seis, oito edelvais ao mesmo tempo. Digo isso para que você tenha o cuidado de não esmagá-los e tenha a chance de observá-los de perto (a natureza te agradece por não os ter recolhido esta flor protegida e satisfazê-lo com o prazer dos olhos).

Mais ou menos na metade do caminho, uma grande saliência permite uma parada para aqueles que são bastante “ásperos”. Podemos então apreciar a vista com uma bela praia em Pointe Sambuy e Mont Blanc. Poucos segundos depois da foto, hora de guardar a teleobjetiva segura no bolso, um punhado de abutres passa bem sobre nossas cabeças! Portanto, mantenha os olhos abertos, você pode ver alguns também.

© O olho de Edward /. Instagram 📷

Uma vez que a respiração e o espírito tenham sido encontrados, surge uma espécie de entalhe oblíquo. Nada muito complicado, os apoios para os pés e as alças são generosos e sólidos. Se você não está se sentindo bem, dê uma olhada na pedra. Finalmente chegamos a um último prato grande. Não se preocupe, vá para a esquerda (sul) para facilitar o acesso. Aqui, porém, chegamos à parte mais técnica, onde alguns degraus levam a uma subida fácil (nível 2).

De 1h a 1h30 após o Col d’Orgeval, chegamos ao pico de 2217m da Pointe d’Arcalod. É bastante estreito e bastante vertiginoso nas bordas. Aqui eu mostro uma foto “antiga” que foi tirada no final do dia durante a semana porque havia muita gente durante a minha última excursão a Arcalod, um domingo de julho às 13h! Eu também conheci muitas formigas aladas lá … Psschiit, oust, bah, pouh … aaaaah … nojento. Fora isso, A vista é absolutamente excepcionalmente bonita! Na verdade você pode ver … TUDO !!!

A leste, os pontos Chaurionde (2173m) e Sambuy (2198m) estão em primeiro plano, depois o Dent de Cons. Ao fundo, o Grand Arc e a rede Lauzière e o Maciço de Beaufortain com o Mont Mirantin, o Pic de la Grande Journée, o Pierre Menta… e também o Maciço de Vanoise com o Mont Pourri e o Grande Casse que culminam aqui. E obviamente o Mont Blanc ao fundo.

Na extensão do cume norte do Arcalod (mais rota de montanhismo rochoso) o olhar muda para Haute-Savoie. Podemos, portanto, ver o Lago Annecy Bornes-Aravis com da esquerda para a direita Mont Veyrier, Dents de Lanfon, Parmelan, La Tournette, Pic de Jallouvre, Pointe Percée, Mont Charvin … e também Salève e Jura.

Mas acima de tudo, temos um panorama notável do Massa de construção ! Ao sul de Mont de la Coche, que se estende pelo Arcalod, depois Pécloz (2197m) e o planalto Arclusaz, bem como Mont Colombier (2045m). À direita, o cume rochoso do Mont Trélod (2181 m), a ponta do Banc-Plat e o Semnoz. Atrás. no norte de Rede Belledonne, a Maciço do Chartreuse com o Granier e o Dent de Crolles. Em um dia claro e seco, é possível ver todo o Mont Aiguille e Grand Veymont, nos Estados Unidos Maciço do Vercors.

Não basta subir as escadas … Quando você está no topo do Arcalod e olhando para baixo, você diz a si mesmo:Oh sim, de qualquer maneira! Temos que derrubar tudo …“Em particular, você precisa estar muito vigilante nas primeiras etapas, o que requer algumas etapas de redução da escalada. Portanto, em última análise, é mais fácil do que a exibição inclinada sugere inicialmente. Ainda precisa ser feito. Tenha muito cuidado com e “um passo seguro” porque sempre nos deparamos com um vazio. Uma multidão de pedras instáveis ​​começará a rolar sob seus pés e sobre as cabeças daqueles que estão abaixo.

Em um dia tranquilo no final da tarde, tive a sensação de que as pedras ao norte cheiravam a couro de búfalo. E de facto tive a sorte de poder observar um grupo de 4 pessoas mantendo-se à distância a observar atentamente (e sem gritar, pois às vezes ouvimos certos grupos de … !!). Isso aumenta a diversão desta excursão a Arcalod. No sopé da crista rochosa, em vez de voltar ao Col d’Orgeval, pode contornar o contraforte à direita. Em seguida, desceremos para o belo vale do Banc Ferrand antes de mergulhar diretamente nos Chalets d’Orgeval. A trilha às vezes se transforma em um escorregador terreno (postes são bem-vindos aqui!).

Pequeno refrigerante e lave no poço. Quanto maior a escolha, mais o retorno é pelo mesmo caminho da subida ao som dos gritos das marmotas (é preciso dizer que com todas essas pedras pastando ao sol, o lugar é sonhado para elas). Se for confortável no início, torna-se mais longo e doloroso. Tenha cuidado para não puxar os tornozelos ao rolar sobre o rolo (bastões também são bem-vindos). Chegada ao estacionamento Nant Fourchu, a cerca de uma hora do Chalets d’Orgeval.