DESTINOS

Anel Marocaz entre lagos e florestas

Um belo nó, verde e exótico, a dois passos de Chambéry. Este percurso é relativamente curto, mas bastante difícil, especialmente devido à impressionante subida ao passo de Marocaz. A tranquilidade das paisagens recompensará seus esforços.

Dificuldade: ★★☆☆☆
não muito comprido, mas com uma gola ★★★☆☆

Distância: 60 km

Altura +: 1200 metros

Interesse: ♥♥♥
vista curta, mas agradável das montanhas

Rua: ✔︎✔︎✔︎✔︎
Ruas pequenas e pitorescas ou ruas verdes (exceto Montmélian e St-Jean-d’Arvey: ruas bastante largas e movimentadas)

Diversas variações são possíveis, principalmente após a passagem, aqui é pitoresca, exótica e acidentada. A volta pode obviamente ser feita na direção oposta, o Marocaz será menos difícil de escalar, mas a subida a Saint-Jean-d’Arvey não será das mais agradáveis ​​e o retorno de Cruet a Chambéry pode parecer longo, especialmente se Der North Wind se junta à batalha.

Torre de aquecimento de Chambéry ao Lago Saint-André

Do estacionamento do estádio Saint-Alban-Leysse, a maneira mais fácil e agradável de chegar é pegar a ciclovia ao longo do Leysse até Chambéry, daí atravessar a Pont de Sérvia e virar à esquerda na rotatória da Greenway do sul em direção ao lago Saint-André. De lá, siga a ciclovia, protegida de carros e tráfego, até Myans. A parte menos interessante do percurso fica, portanto, atrás de você. O aquecimento continua entre as vinhas da planície da Sabóia e as casas ora rústicas e ora modernas, seguindo as indicações para a ciclovia Lac Saint-André / Boucle du Lac Saint-André. Você verá o Mont Granier à sua direita, “la Savoyarde” à sua esquerda e o Rede Belledonne e seus picos cobertos de neve (até o final de maio / início de junho) à sua frente. A estrada é, portanto, ligeiramente acidentada antes de subir ao alto do Lago Saint-André, onde vistas magníficas o aguardam. Alguns vinhedos em primeiro plano, o lago cintilante abaixo, Belledonne à direita e o Grande Arco ao fundo. Um lugar maravilhoso na primavera, quando as montanhas ainda não abriram mão de seu lindo manto branco, mas também no outono, quando os vinhedos são adornados com milhares de tons do laranja ao roxo. Se você não está com pressa, este é o lugar perfeito para uma pausa relaxante.

A rota então se conecta à bonita vila de Le Marche, que está conectada à vila escocesa … Estepes ! Note-se que, desde 1 de janeiro de 2019, vários municípios estão agrupados sob o topónimo Porte-de-Savoie. Um breve passeio pelo centro histórico e seu castelo do século 14é O século está aberto para você, se você não escolher. Continue então na direção de Montmélian, por uma estrada bastante larga e sem aglomeração. Na rotunda depois de Francin, vire à direita, Montmélian Centre. A partir daí, atravesse a pequena cidade de pouco interesse e siga as indicações para Arbin e ZI Est (D201B). Vire à esquerda no final da rua. A estrada passa por uma ponte estreita antes de subir lentamente ao longo de um pequeno riacho bucólico à sombra de uma vegetação luxuriante, que cheira a alho selvagem na primavera. Em seguida, vire quase 360 ​​° em direção à Galheta (porão da Galheta no sinal). O aquecimento termina e começam as sérias dificuldades.

Marocaz, a dificuldade do dia

À sua frente está o Col de Marocaz, uma das maiores dificuldades do circuito que ataca o pé dos Baujus. Mas sua abordagem já é forte. Pouco depois de Arbin, a estrada segue uma depressão e toma a forma de uma bacia para chegar à cidade de Galheta. Um declive acentuado a ser percorrido suavemente com vista para o passo vizinho. Em seguida, gire as pernas até a interseção de D211 e D11. Em seguida, vire à esquerda um pouco antes da igreja, o esplêndido, pequeno, mas trabalhador, Marocaz Pass. Os fortes contam uma boa meia hora (ou até menos) para a subida, os menos treinados e / ou os mais contemplativos podem contar o dobro.

Depois de uma rampa muito íngreme para a aldeia, as taxas tornam-se mais razoáveis. Apesar da curta distância, no entanto, você precisa saber como aproveitar o tempo nessa subida para não afundar na agonia. Meu conselho: pelo menos fique na borda e atravesse a ponte até a metade para terminar a subida em boas condições. Esta parte mais fácil é uma boa chance de se recuperar do último ataque muito difícil. Depois de cerca de seis placas de sinalização, depois de passar por Les Beaux, o declive torna-se um pouco mais suave até o passo, onde se pode respirar e admirar a paisagem. Na subida, aproveite a vista de tirar o fôlego dos Belledones e os cordões apertados para dar a partida no carro, a sombra no verão na segunda metade do desfiladeiro ou o sol que dá ouro à sua pele na primavera. Depois de suar 7,5 quilômetros, você será recompensado por um magnífico panorama … e pelo prazer, o orgulho de superar as principais dificuldades do percurso.

Ganhar no lago de La Thuile

A descida é muito menos íngreme do que a subida. Depois de um curto quilômetro à sombra sob a proteção da folhagem (a parte que permanece coberta de neve por mais tempo no inverno), a estrada leva a um lindo vale verde. A inclinação é suave e permite relaxar apreciando os cheiros amadeirados ou o cheiro do feno recém-cortado, dependendo da época. Cuidado, porém, com os rebanhos de cabras que às vezes cruzam a estrada ou com os ocasionais cães tomando sol no alcatrão da aldeia de La Rongère. Não tenha medo, esses cães fofos não moverão uma orelha quando você se aproximar e cuidar de suas panturrilhas.

Um pouco mais abaixo, você tem duas opções. Ou siga a estrada principal para um retorno mais direto e menos íngreme, ou vire à esquerda em direção a La Thuile e seu lago encantador, mais pitoresco, mas um pouco mais difícil. Os dois caminhos se encontram alguns quilômetros mais adiante.

Na direção de La Thuile a estrada sobe por 700 m até a aldeia. Curto, mas bastante íngreme! Depois de ter engolido a costa, um beco sem saída à sua esquerda o levará ao lago e sua pequena praia gramada, um lugar ideal para um piquenique. Você também pode fazer um lancheAuberge du Lac. O anel começa à direita, a estrada sobe suavemente por cerca de 500 metros. A vista do lago que avistamos é muito agradável. O lago de patos azuis se estende pacificamente, os juncos tremem suavemente ao vento, as libélulas se agitam, uma pequena área de natureza intocada com florestas profundas … revela o dia de nossa jornada.

No topo da lombada, a estradinha transforma-se no tranquilo vale do ribeiro Nécuidet. Mais duas curvas apertadas e o percurso liga-se à estrada principal na aldeia de Montoux. Vire à direita e imediatamente à esquerda para Puygros e “vire tudo à esquerda”, um pequeno planalto e um grande pinhão para cruzar o Raidar. Então, deslize por pequenas aldeias e prados muito verdes em um perfil bastante descendente. A vista do circo formado por As montanhas Margériaz e o Mont Peney são excelentes.

Retorno bucólico para Chambéry

Não perca a estrada à direita em direção a Thoiry / Col des Prés. O percurso segue então por pequenos caminhos bucólicos que fazem grosso modo a curva do circo. O caminho para a varanda oferece uma bela vista antes de ser transplantado para um vale e imediatamente leva à aldeia de Chavonettes. Vire à direita na estrada Col des Prés, nosso caminho da esquerda para os fortes. Na aldeia, após o estreitamento, vire à direita para Chef-Lieu, Thorméroz, La Fougère. Uma estreita faixa de asfalto em versão de montanha-russa se desenvolve sob as rodas, ora protegida por árvores, ora ao sol com uma vista deslumbrante do Granier. Depois de uma bela descida em serpentinas estreitas, você dominará a última subida do circuito, menos de um quilômetro, mas que pode parecer longa com pernas pesadas. A estrada então se junta a Saint-Jean-d’Arvey. No centro da cidade, vire à esquerda na estrada principal. Cuidado, o trânsito é bastante intenso nesta parte, tome cuidado. No final da descida, você estará a apenas 500 m do estacionamento. O círculo se fecha!

Para uma variante um pouco menos encorpada, mas muito agradável, não vire para Lac de la Thuile e continue em frente, depois volte em frente para Monthoux. Coloque lá “tudo à esquerda” (pequeno platô, grande pinhão) para passar o raidar. Você, portanto, superou a última dificuldade do passeio. A estrada então ondula na encosta da montanha antes de mergulhar em Le Boyat. A partir daí, vire à esquerda para uma estrada encantadora e bem sombreada em direção a Saint-Jeoire-Prieuré. De Saint-Jeoire, vire à direita na rotatória e imediatamente à direita na Challes-les-Eaux. Uma ciclovia leva você de volta a Saint-Alban-Leysse para completar o loop.

Encontre todos os nossos artigos sobre Bauges e todos os nossos passeios de bicicleta em nossa seção ◎ Uma bicicleta ◎! 🚴‍♂️

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros CICLOS DE REAÇÃO EM CADEIA ou DECATHLON ou DECATHLON (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! 🙏

Você também pode estar interessado em estes posts relacionados:

desbp

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies