DESTINOS

A via ferrata do TOUR DU JALLOUVRE

Existem via ferratas que não o deixarão indiferente. Aquele sob o Pic du Jallouvre é um deles. Os arredores já são fantásticos, mas o percurso é variado ao longo da viagem. Alternamos crapahutes, cruzamentos, verticais, passarelas e pontes pedonais antes de chegar por um caminho de cume e varanda no Aravis e no Mont Blanc.

dificuldade :: ★★★★☆ (TD-)
Equipamento: 1 prancha (16 m); 1 ponte

Elevação: 500 m (+ 100 m de aproximação)
Comprimento: 1100 metros

Duração: 3h (abordagem de +20 min)
(+ 1h / 1h30 ida e volta)

Interesse: ♥♥♥♥

Período: De meados de maio a meados de novembro

Você está bem equipado antes de sair?
➜ em equipamento via ferrata
✔︎

➜ Vá para os Chalets de Cuillery

Pode ser alcançado em 3/4 de hora a partir de Annecy ((em Thones) e La Roche sur Foron (via Le Petit Bornand) Portanto, é necessário dirigir em direção ao Col de la Colombière e estacionar no estacionamento de Cuillery Chaletsna curva em Samance. Se você tiver dois carros, pode colocar um mais alto sob o Col de la Colombière para facilitar o retorno.

Aproximação à via ferrata de Jallouvre

É necessário contar desde os Chalets de Cuillery entre 20 e 30 minutos a pé para chegar ao início do Jallouvre através de uma via ferrata. No estacionamento, desça alguns degraus rio abaixo e siga o caminho em frente. Depois da ponte, o caminho sobe para a esquerda da falésia até chegar a uma placa que leva à direita com curvas fechadas. Se você tiver uma boa visão, poderá ver a placa de saída (canto inferior esquerdo na parede) do estacionamento.

Parte 1: atravessado pelo arco do íbex

A primeira seção do Tour du Jallouvre via ferrata permite que você entre com segurança na perna (e uma vez no braço). Nós ziguezagueamos em saliências com pegadas boas e grandes para mãos e pés. Algumas passagens até parecem caminhadas. Em seguida, dirigimos sob o pequeno bálsamo doArco capricorniano antes de uma primeira e curta subida vertical com degraus. Isso acaba a inclinação do asno torto, uma passagem saliente que na realidade não é nada de folichon (no metro), mas que ainda aspira um pouco aos pobres (lembre-se que em termos de estímulos cardíacos vale o equivalente a três cafés napolitanos).

Na saída uma nova seção de caminhada para recuperar as sensações musculares se necessário. O cabo nos leva a esta parte a sala de pesagem em que nos encontramos lentamente. Podemos então ver o grande bife nos esperando na porta ao lado com a passarela e o pilar. Agora cabe a você ver se sente ou não. Uma descida leva a um caminho no qual você pode sair da via ferrata por primeiros socorros a saída para Fred.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Parte 2: Calçadas e pilares

1h30 após o início, abordamos a parte mais difícil da Jallouvre ferrata. Seguimos alguns metros reto até chegarmos a passarela do urubu barbudo. Com 16 metros de comprimento e suspenso por cabos, é bastante comovente (emoções …) e arejado com o “vazio” por baixo (… treme!). Não é o suficiente para assustar você, pode acomodar até 5 pessoas ao mesmo tempo, então você tem algo para acalmar os duvidosos. Tudo o que você precisa fazer é abrir suas grandes asas de abutre e deixá-lo ir.

A verdadeira dificuldade da torre Jallouvre via ferrata é, sem dúvida, a ascensão muito vertical do Desenhos de pilares por cerca de 35 metros, rolando ligeiramente na parede. Nada intransponível em termos absolutos. As barras estão muito próximas, assim como os relés. Para pessoas com tendência a tonturas (mas ainda imprudentes de chegar tão longe), suba devagar, mas com segurança, respirando profundamente e evite olhar para baixo (cerca de 50-50 metros de gás sob as plantas).

Mais uma vez, como a natureza é bem cuidada, uma área relvada espera por si para fazer uma pausa e descansar os braços (mas não puxe: nas pernas que lhe foi dito). Quando pronto, é uma bela travessia de lajes expostas ao vazio à espera de serem alcançadas. a ponte pedonal de Bostrich, uma ponte de madeira esculpida em um lariço. Os designers da via ferrata nos estragaram, não há outro talabarte na lateral para pendurar além dos talabartes, mas não é apertado, então não pense nisso. O meio do porta-malas é muito estável e não se move um pouco quando você está lá! No entanto, por razões de segurança, um máximo de 2 pessoas é fornecido (não é especificado se é antes ou depois da tartiflete).

Aqui está, está feito, você superou a parte mais difícil! Mais algumas passagens expostas ao vazio, mas a travessia ainda é muito mais fácil. Uma excursão muito tranquila leva a uma última grande pedra e chega-se ao cume que será a última parte da via ferrata da Torre de Jallouvre.

Parte 3: o pente da fome

O que eu gosto neste curso é a variedade de situações. Depois de muitas passagens da “via ferrata”, passamos agora ao longo de uma crista como um montanhismo rochoso, com o cabo substituindo a corda. Um pouco mais alto, um pouco mais baixo, à direita e depois à esquerda. Esta parte é muito divertida e esteticamente simples com o Pic de Jallouvre.

Em seguida, continua no lado leste à direita, atravessa e sobe com sulcos graciosos no Lapiaz. Aqui termina a rota do teleférico da via ferrata de la Tour du Jallouvre, que termina com este nome adequado. Pente de fome : É meio-dia e é verdade que é hora de fazer um lanche. Ao cruzar as placas, a Via deu-nos algum dinheiro! Se você ainda não teve a chance de admirar a vista, agora é a hora de fazê-lo. Aproveite o espaço do terraço com o panorama do maciço Aravis e seus vales. Ponto perfurado, seu cume sobe para 2.752 metros, até Monte Charvin. Mont Blanc ao fundo. Para o norte, para a esquerda Veneno para a pele com o Dents Blanches, o Pic de Tenneverge e o Buet.

O retorno

Certamente já deve ter visto uma placa vermelha indicando que você não tem permissão para sair do equipamento da via ferrata. Na verdade, existem mais dois pequenos cabos de cabo na viagem de volta (a menos que você tenha decidido ir para Pic de Jallouvre na crista do Ibex) A trilha de caminhada característica corre horizontalmente abaixo do cume em um caminho de varanda até a descida chegar ao fundo do vale da navalha. Cuidado quando o chão estiver molhado, ele pode escorregar!

Uma vez no vale, volte para a trilha de caminhada que leva ao Col de la Colombière. No início as pedras rolam um pouco e você precisa estar atento aos seus apoios. Mais adiante, uma encruzilhada de A “Via Ferrata†vira à direita para acessar o estacionamento, onde um segundo carro pode estar estacionado. Não? Em seguida, conte novamente em meia hora no caminho para o estacionamento inicial.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Encontre todos os nossos topos de montanha e topos na via ferrata em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou DECATHLON (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! ðŸ™

Você também pode estar interessado em estes posts relacionados:

desbp

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies