Aiguille Grande Sassiere 13 L Oeil d Edouard

A Aiguille de la GRANDE SASSIÈRE: excursão de alta montanha!

O Aiguille de la Grande Sassière está localizado na fronteira franco-italiana e é conhecido como o pico de caminhada mais alto da França (excluindo o montanhismo). Você deve sempre ter as condições certas. Os 3.747 metros só podem ser percorridos com sapatos a partir do final do verão, quando a neve derreteu e um caminho seco atravessa a serra. No topo você tem a impressão de estar no topo do mundo e ter uma vista sensacional de 360 ​​° de todos os Alpes do Norte (franceses, italianos e suíços).

Dificuldade: ★★★☆☆ (se solo seco)
★★★★☆ (se você passar na neve)

Elevação: 1500 metros
Distância: 11 km ida e volta

Dura̤̣o: Subida 4h Рdescida 2h30

➜ Encontre-se no estacionamento Saut

Albertville, entra no vale de a tarentaise com o N90 a Moutiers. Em seguida, siga as indicações para Tignes e depois de cruzar Bourg-Saint-MauricePegue a D902 em direção a Val d’Isère e a Iseran Pass. Chegou ao nível de Chevril LakeNão tome a barragem de Tignes e permaneça no lado leste do lago. Imediatamente após o segundo túnel (Pular o túnel), siga pela pequena estrada que sobe à esquerda e atravessa a aldeia de Villaret du Nial. Siga a estrada até o fim. Depois de passar os escombros, chegamos a o estacionamento Saut, ao pé da barragem do mesmo nome (1h30 de Albertville).

Você está bem equipado antes de sair? ➜ Encontre o conteúdo da sua mochila de caminhada ✔︎

Por favor, observe que a rota de caminhada Aiguille de la Grande Sassière não está oficialmente sinalizada e, portanto, não há placa indicando o ponto de partida. Esta, marcado por três grandes pedras, é finalizado no meio do estacionamento e sobe verticalmente. Estou lhe contando isso porque cometi um erro ao pegar o caminho mais plano no final do estacionamento. Nada importante em si, mas apenas se espalha um pouco. Forma de Cartão cassete é particularmente escavado no solo terroso. No cruzamento com um monte de pedras, siga pelo caminho que sobe abruptamente à direita. Isso começará a despertar o corpo. Depois de alguns cruzamentos nas rochas, o ambiente imediatamente se torna mais mineral. A ardósia substitui os tufos.

A primeira parte da excursão termina neste acostamento panorâmico a uma altitude de 3.100 metros. Chegamos a uma saliência, onde a vista se divide em duas partes laterais e a respiração aproveita para encontrar o seu ritmo habitual. À esquerda, La Grande Combe com Rocher de la Davie (3157 m), à direita, o Plan de la Grande Sassière com seu lago e La Tsanteleina. E, acima de tudo, nosso destino está diante de nós. A última parte parece muito íngreme …

Depois dessa pequena ruptura na retina, é hora de experimentar a crista que leva ao topo da Aiguille de la Grande Sassière. Uma pequena curva topológica, depois uma subida em pedras que requer um pequeno degrau alpino com algumas posições possíveis das mãos para atravessar as poucas passagens íngremes. Nada realmente errado! Às vezes, o caminho leva você para o norte da crista e você deve estar atento para manchas de gelo da mesma cor das pedras.

Aqui estamos na última parte da subida da Aiguille de la Grande Sassière, a de todas as questões, meteorológicas e, portanto, técnicas. Se você estiver escalando em julho ou agosto, pode ter agarrado um pedaço de corda para prender esta última seção. Enquanto você se prepara para esta excursão, O desconhecido eram as condições da neve Meio de outubro. Nesses casos, tento encontrar uma webcam para obter uma imagem ao vivo: a de Tignes / Tovière é muito eficaz mesmo que você não consiga ver o lado norte (por isso chamei-o também Les Arcs Guide Office) Para ter certeza, eu sempre usei um par de grampos e um machado de gelo para o caso de … bem, eu usava. Quando não precisei dos primeiros (mas vi alguns caindo com eles) ainda usei o machado de gelo para me ajudar nos últimos 15 metros de neve congelada (mesmo que tivesse subido o quanto necessário!)

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Esta última parte é sem dúvida a mais difícil. Até porque acumulamos algum esforço e talvez também pelo efeito da altitude (que pessoalmente não achei excessiva). E principalmente porque o solo se torna vertical com ele uma inclinação de até 35 ° (Bem, mais como uma colina porque você vai começar a subir). No entanto, a diferença de altura de + 350 m é bem absorvida por um percurso com muitas linhas em ziguezague. Vai devagar ok… Pequenos passos regulares ao seu próprio ritmo, não estamos a 5 minutos de distância!

3732… 3738… 3744… 3747! É isso, chegamos ao topo! Acima saúda duas coisas, uma virgem (em oposição à de Pointe de la Réchasse(ele não nos vira as costas quando chegamos) e … o vento! Se você não planejou um casaco e um casaco de penas (eu, em meados de outubro, comprei o meu maior) na mochilaSem dúvida você vai se arrepender em breve! Observe, no entanto, que ainda existem alguns cantos e fendas atrás de algumas rochas para alguma proteção.

A vista da Aiguille de la Grande Sassière é absolutamente fenomenal !!! Da altura de seus 3.747 metros, temos um panorama de 360 ​​° de tirar o fôlego sobre todos os Alpes do Norte (França, Itália e Suíça). É um sonho (bem … por assim dizer!). Lado noroeste, a geleira Grande Sassière a nossos pés, o Dôme de la Ding (3588 m) e o Monte Pourri (3779 m) Maciço de Beaufortain com a Pointe de la Terrasse, então o Mont Blanc.

Lado leste, lado italiano, a vista desce abruptamente para o vale do Grande Traversière, La Tsanteleina (3602 m) à direita antes de ficar no fundo do Maciço do Gran Paradiso Pico a 4.061 metros. Se olharmos mais para o norte, podemos ver ao longe uma cordilheira em que os picos dos Alpes suíços se sucedem, incluindo o mítico e o icônico. Matterhorn (ou Matterhornem alemão) e Monte Rosa (4064 m). Para saber o nome exato de cada pico circundante, recomendo usá-lo Café da manhã.

No lado sul, encontramos o mapa com o estacionamento inicial e o lago Sassière, o Maciço de Vanoise com Tignes, o glaciar Grande Motte, o Grande Casse (3855 m) no lado italiano do corredor. Você também pode vê-los atrás das geleiras Vanoise Massif des Ecrins ao fundo com La Meije (3.983 m), Mont Pelvoux (3.943 m) e Barre des Ecrins (4.102 m). Quando olhamos para longe, também os vemos Queyras e a Face de montagem (3841 m) de acordo com Iseran Pass, a travessia rodoviária mais alta da França, com 2764 metros de altura.

© Olho de Edward /. Instagram 📷

Encontre todas as nossas dicas de montanha e caminhadas em Tarentaise em nossa seção △Destinos△△

Este blog é totalmente gratuito, mas você pode nos agradecer! 😀 Se você está pensando em adquirir equipamentos, navegue pelos links de nossos parceiros AMAZON ou DECATHLON (Venda permanente!). Não vai te custar nada e vamos ajudar uns aos outros para continuar a aventura Compartilhe conteúdo acessível a todos. Obrigado pela ajuda! ðŸ™